quinta-feira, 12 de março de 2009

REFLEXÃO NA QUARESMA - "A virtude oposta à gula é a temperança"

(...)Um corpo “pesado” debilita o espírito. Santo Agostinho dizia que temia não a impureza da comida, mas a do apetite. Ele escreve uma página sábia sobre isso: “Vós me ensinastes a ingerir os alimentos como se tratasse de remédios”. Santa Catarina de Sena dizia que o “estômago cheio prejudica a mente”. E Santo Ambrósio afirmava que: “Aquele que submete o seu próprio corpo e governa sua alma, sem se deixar submergir pelas paixões, é seu próprio senhor: pode ser chamado rei, porque é capaz de reger a sua própria pessoa”. E o líder pacifista indiano Gandhi afirmava que “a verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem o rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão, automaticamente, sujeitos ao controle quando a gula estiver sob controle”.(...)
Felipe Aquino - Fonte:

Um comentário:

Simone Breda disse...

A transformação da vida no planeta exige de nós uma postura ética.
Para sermos melhores, necessitamos mudar por dentro.
Reforma interna remete à revisão de valores e deixar de comer carne é um dos pontos cruciais.
Não vamos dizer aqui que só nos faz bem à saúde física, limpa o corpo das impurezas, evita doenças, é mais do que isso.
Deixar de comer carne é deixar também de ser cúmplice da morte de animais, que são nossos irmãos menores aqui na Terra e dependem totalmente de nós.
Alguns se deixam imolar passivamente, sem perceber que a mesma mão que os acaricia também os matará!

A salvação das matas, dos rios, do ar não terão o mesmo valor se continuarmos a matar os nossos irmãos animais, justificando suas mortes pelos nossos estômagos.

Namastê!

Simone Breda

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.