quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uberaba com clima de deserto

Em Uberaba, nesta quarta-feira, 25 de agosto, a umidade relativa do ar chegou a 10%, comparável com o clima de deserto.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, níveis de umidade do ar abaixo de 12% caracterizam uma situação de emergência. Valores entre 12% e 20% indicam situação de alerta.
 
O período de seca, associada ao desmatamento e às queimadas são alguns dos fatores que influenciam esta situação crítica e alarmante.
 
Leis municipais proíbem as queimadas quando a umidade do ar estiver baixa, mas não se fiscaliza a aplicação da lei.
 
Enquanto isso o ecossistema do cerrado vai sendo dizimado, os recursos naturais vão diminuindo e os problemas de saúde aumentando. Quem paga a conta? Os que produzem todo esse caos? Com certeza não. Somos nós mesmos e a natureza. Enquanto isso, a ganância, o lucro a qualquer preço, o PIB, os interesses políticos e econômicos prevalecem sobre a vida no planeta. Pobre humanidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nós temos que dar graças a esta situaçao a NÓS MESMOS AMBIENTALISTAS a POPULAÇAO BRASILEIRA e finalizando a ponta do iceberg os nossos representantes, veja o por que ?
1- Nós ambientalistas temos conhecimento do fato e mesmo assim somos omissos nao temos a coragem de denunciar tais crimes pois estas queimadas é fruto dos agropecuaristas fruto dos agricultores fruto da mudança do codigo florestal colocar fogo no pasto nao é reconhecido como CRIME AMBIENTAL um absurdo tudo isto pelo fato de nós ambientalistas não perder um futuro trabalho em outras gestoes .
2- A propria populaçao brasileira tem conhecimento do fato sabendo-se que NÃO É CRIME FAZER UMA QUEIMADA CONTROLADA mas lhe pergunto queimada controlada em epoca de estiagem é brincadeira né ! Isto nao existe levamos isto na sacanagem a mesma lei que protege tambem agride .
3- Estes malditos fazendeiros, Agropecuaristas, isto é um ato criminoso e nao é de hoje esta forma de atuar isto é cultural com apoio de leis agora lhe pergunto fazendeiro com milhares de quilometros de terra vai ter pessoal para fazer uma queimada controlada , TEMOS QUE TER CORAGEM DE DENUNCIAR TEMOS QUE TER CORAGEM DE COLOCAR A CARA PARA BATER TEMOS QUE TER CORAGEM DE FAZER MUDANÇA NA POLITICA BRASILEIRA, Basta ficar no bla bla bla bla bla bla em foruns sabendo-se que as soluçoes existem a anos o que falta é dar a cara para bater . DENUNCIAR O Ministerio Publico pela falta de atitude , DENUNCIAR levar em conhecimento da populaçao politicos que favoreceram a toda esta desgraça ambiental como o Dep Fed Marcos Montes e senhor Dep Federal Paulo Piau temos que denunciar e processar Prefeituras omissas temos que denunciar e processar Secretarias de meio ambiente que serve somente de CABIDES DE EMPREGO temos que parar de ficar em cima do muro e dar a cara para bater , se realmente queremos mudança neste País temos que dar a cara .... se realmente queremos uma qualidade de vida temos que dar a cara para bater . se realmente queremos acabar com os crimes ambientais temos que dar a cara para bater NAO ADIANTA FICAR EM CIMA DO MURO enquanto isto quem paga o pato é meio ambiente, populaçao pois agora nossos Dep Federais estao tomando agua mineral e delegando em seus escritórios cheio de ar condicionado o mesmo acontece com os MP/MA e Prefeituras.
PASSAR NOTICIAS DE CRIME AMBIENTAL É FACIL O QUE É DIFICIL É TORNAR ESTA NOTICIA UM PROCESSO CRIMINAL !
Celso PROVENZANO

ADVOGADO ADRIANO ESPÍNDOLA CAVALHEIRO disse...

Carlos,

A monocultura da cana-de-açúcar e eucalipto, ambas presentes no Triângulo Mineiro, a primeira numa intensidade gritante, consomem grande quantidade de água, inclusive, segundo causando escasseamento,senão o esgotamento, dos lençóis freáticos.

É certo que as queimadas alteram o regime de chuvas, mas enquanto se manter em nosso país a monocultura como modelo agrícola, mesmo com a mecanização da colheita de cana, que dispensa a queimada, mas compacta o solo, a situação vai continuar bastante complicada.

Cacá SANKARI disse...

Certamente Adriano existem muitos outros fatores que devem ser investigados.

Quanto ao comentário do Celso, sobre ser fácil passar notícias de crime ambiental, porém difícil de tornar esta notícia um processo criminal, certamente não deve estar se dirigindo a mim, pois quem conhece minha luta sabe muito bem que não sou de ficar em cima do muro. Há um processo no MP com mais de 3 anos em relação à cana-de-açúcar, do qual o Adriano foi nosso advogado. Não sou promotor para emitir despacho ministerial e nem tampouco juiz para expedir sentença. Decerto a culpa é minha da cidade ter sido invadida irregularmente pela cana e depois "legalizada" parcialmente da noite pro dia, literalmente?

Dar tiro para todos os lados não acredito ser de bom senso. No entanto, acato a crítica, pois não sou o dono da verdade.

Anônimo disse...

Caro amigo Cacá realmente estou muito chateado com todos nós "ambientalisas" pois infelismente esta crise ambiental não se da somente pela queimada da cana de açucar infelismente vivemos cercados aqui em Uberaba por varios incompetentes NÓS AMBIENTALISTAS TEMOS MAIS PREPARO TECNICO DO QUE ESTES MERCENÁRIOS incluso todos orgãos de defesa ambiental em Uberaba !
veja o por que ?
1- Estamos com varios lançamentos de esgoto in natura no rio Uberaba e corregos afluentes desde de 1990 e até agora nada para resolver este grave crime ambiental .
2- Estamos com varias minas e olhos dagua secando nao somente por causa da estiagem mas por falta de uma fiscalizaçao por falta de atitude da Sec de meio ambiente pois sabemos que Sec de meio ambiente é e sempre foi Cabide de emprego .
3- Estamos com 80%do rio Uberaba sendo dragado para abastecer uma cidade de irresponsaveis tudo pela falta de ambientalistas e fiscalizaçao e claro mp/ma .
4- Estamos com 3 Deputados Federais Marcos MONTES Paulo PIAU e Aelton FREITAS que votaram em favor da degradaçao ambiental e até agora nós "ambientalistas" nao tivemos a coragem de atingi-los com uma midía negativa e sabe o que vai acontecer vao se reeleger !
5 Estamos com a pedreira de léia para ser leiloada com todo impacto ambiental possivel e nao adianta ficar colocando as noticias em blogs ou sites vejo que temos sair dos computadores e partir para discursao frente a frente com este maldito mp/ma .
6- Temos sim que buscar perante este mp/ma a sua posiçao de fato as leis existem e deve ser praticada colocada em uso que seja pessoa fisica ou juridica .
7- Temos que buscar uma forma de exonerar retirar este promotor incompetente e pedir uma promotoria que tenha formaçao na area ambiental
8 - Temos que dar a cara para bater sem pedir em troca dinheiro ou emprego ambientalista é isto mesmo a prioridade é acreditar na sua luta ambientalista nao quer saber se é Anderson Adauto ou se é Marcos Montes nossa luta é pela defesa da vida !
9- Temos sim que dar TIRO para todos os LADOS pois sabemos o que esta em nossa volta é um bando de incompetentes que a anos nao estao resolvendo nada !
10 - Temos que acreditar e da a vida nesta luta ambiental mas sempre estamos esperando algo cair do céu .
Voce Cacá sempre esta me falando para ser mais racional com este maldito MP/MA com esta Secretaria de meio ambiente mas pergunto do coraçao Esta satisfeito com a pouca agua que temos ? Nosso rio Uberaba a cada ano sua vazão esta abaixando seus afluentes estao secando assoreamente por todos os lados ? Voce Cacá esta satisfeito com o trabalho da PROMOTORIA DE MEIO AMBIENTE COM RELAÇAO A EXPLORAÇAO DA CANA DE AÇUCAR EM UBERABA OU ESTADO DE MINAS GERAIS ? Nosso solo em grande parte desta exploraçao com queimada já existem pontos de desertificaçao , Voce esta satisfeito com o ar que respira ? Nao podemos mais sair com camisa branca ? Imagine como esta nossos pulmoes ? e pergunto o que estamos fazendo vamos entregar a resposta para esta PROMOTORIA DE MEIO AMBIETNE DE UBERABA OMISSA ? VAMOS ENTREGAR O PROBLEMA PARA ESTA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE MORTA SENDO SOMENTE CABIDE DE EMPREGO ! Nao dependo destes bandos de Omissos ! Não tenho medo desta promotoria omissa pois tenho certeza absoluta e acredito no que estou lutando dou a cara sim para bater o que falta meu amigo "ambientalista" é isto mesmo PARAR DE PASSAR SOMENTE NOTICIA E DAR A CARA PARA BATER SEM PENSAR NAS CONSEQUENCIAS POIS VOLTO A ESCREVER ESTOU DE CABEÇA ERGUIDA E ESTOU AFINADO COM AS LEIS QUE REGEM ESTE PAÍS . Se temos a lei em nosso poder somos capaz de mover o mundo basta querermos ... Me desculpe mas isto é para todos nós ambientalistas escrevo isto pois parecemos ambientalistas virtuais o mundo nao quer isto !

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.