sábado, 14 de agosto de 2010

Pedreira de Léa será leiloada - JM

Ambientalista alerta sobre o descaso em relação ao impacto ambiental causado na área da Pedreira de Lea. O local é usado como depósito de lixo da construção civil.
Celso Provenzano procurou o Jornal da Manhã para falar sobre a má utilização da pedreira. “Por causa da falta de fiscalização, o local não recebe apenas o descarte de resíduo sólido, também é jogado lixo orgânico, o que vem causando um impacto ambiental imenso”, descreve o ambientalista.

O procurador geral do município, Valdir Dias, fala que hoje é feito um trabalho de seleção do que é descartado na Pedreira de Lea. “Há uma triagem do material que entra no depósito, inclusive o fiscal determina o que pode ser jogado no local”, garantiu. Ele contou que o futuro da pedreira será decidido dentro de aproximadamente dois meses, pois será preciso outro local para depositar o entulho da construção civil. O procurador foi taxativo ao falar sobre o destino do local. “A área da pedreira será leiloada e quem arrematar vai ter que assumir a responsabilidade daquilo”, enfatizou o procurador.

Ainda de acordo com Valdir Dias, a Prefeitura não irá comprar a área, pois não atente às necessidades do município. “A cava da pedreira tem uma capacidade limitada. Por isso, não compensa fazer um projeto grande para um local que não vai atender o município a longo prazo”, salienta. Ele ressaltou ainda que essa não é uma responsabilidade do município, uma vez que o responsável pelo entulho da construção civil são os geradores de resíduos.

Já o ambientalista Provenzano ressaltou a importância de se fazer um trabalho de recuperação na área agredida, com projetos de recuperação de lixões. “É preciso pensar no futuro. A pedreira não é só problema de agora, é para o futuro. O impacto causado ali terá repercussões durante cinco, seis anos”, conclui.

Comentário do Voz do Cerrado:
Gravíssimas as afirmações do Sr. Valdir Dias.
Demonstra a total falta de responsabilidade da Prefeitura, não só para com a Pedreira de Léa mas com toda a população e meio ambiente.
É bom lembrar que foi um grupo de ambientalistas que trouxe à tona o verdadeiro proprietário da Pedreira, que é a União. Antes disso a PMU lidava com o assunto como se a área fosse dela, ou no mínimo, tivesse autorização para o descarte de "material sólido".
Procuramos várias vezes o Ministério Público para mostrar as irregularidades e crime ambiental no local.
Negociações foram feitas com a Prefeitura que se responsabilizou de cumprir vários itens.
Agora, como a verdade veio à luz de todos, a PMU quer tirar o corpo fora e dizer que o problema ambiental na Pedreira será de quem a comprar. Ministério Público, Sr. Promotor Carlos Valera, a máscara da prefeitura caiu. E agora? A declaração do Sr. Valdir Dias é uma afronta à nossa inteligência e à luta voluntária e anônima de todos nós ambientalistas.
É só ver a história dessa novela na própria imprensa pela internet para tirar quaisquer dúvidas a respeito desse assunto.
De quem foi a idéia de levar entulhos para a Pedreira que está em Área de Preservação Permanente do Rio Uberaba?
E agora querem lavar as mãos?
É mais uma vergonha para nós uberabenses que vamos ter de engolir, literalmente, nas "águas do Codau"? 
Carlos Perez

Um comentário:

Anônimo disse...

Este descaso ambiental aqui em Uberaba se deve a isto !
1- Secretaria de meio ambiente é visto como CABIDE DE EMPREGO .
2 - Secretaria de meio ambiente sempre recebeu esmola da prefeitura
3 - Secretaria de meio ambiente de Uberaba nao tem autonomia nao fala por sim própria.
4 - Ministerio Publico Estadual de meio ambiente de Uberaba não tem verba e suporte tecnico .
5 - Ministerio publico Estadual de meio ambiente atraves de seus promotores nao tem competencia no cargo que exerce .
6 - Ministerio Publico Estadual de Minas Gerais nao se preocupa em qualificar seus promotores nas respectivas areas de atuaçao !
7 - Copam /Supram de Uberlandia não é um orgao ambiental de confiança .
Entao senhores amigos e amigas estamos envolvidos nós ambientalistas em uma rede de mercenários e incompetentes nós Brasileiros estamos vivendo um sistema corrupto aonde o lesado é nós o povao e o meio ambiente .
O EXECUTIVO DEVE FAVORES AO LEGISLATIVO QUE DEVE FAVORES AO JUDICIÁRIO e assim levamos o BRASIL com a barriga da mesma forma que levamos a pedreira de léia com esta mesma barriga ...
Celso PROVENZANO

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.