terça-feira, 10 de agosto de 2010

Iceberg gigante se desprende na Groenlândia

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda-feira imagens de satélite do iceberg gigante que se desprendeu na última semana na Groenlândia.
O iceberg gigante, de 260 quilômetros quadrados e altura de quase metade do edifício Empire State, se desprendeu na última semana da geleira de Petermann, no norte da Groenlândia, e segue em direção ao Estreito de Nares, situado entre o nordeste do Canadá e o noroeste de Groênlandia, mil quilômetros ao sul do Polo Norte.
As imagens da Agência Espacial Europeia mostram o momento do desprendimento do iceberg e a movimentação do bloco de gelo em direção ao Estreito de Nares. A animação mostra imagens de 31 de julho, 4 de agosto e 7 de agosto.

Segundo o pesquisador Andreas Muenchow, especialista em estudos oceânicos da Universidade de Delaware, a superfície do iceberg equivale a quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York.
De acordo com um comunicado emitido por Muenchow, desde 1962 não se desprendia um pedaço tão grande de gelo na região do Ártico. "A água doce armazenada na ilha de gelo poderia manter todas as torneiras dos Estados Unidos abertas por 120 dias", disse Muenchow, dando dimensão do tamanho do iceberg.
Fonte:

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.