segunda-feira, 30 de março de 2009

CODAU MENTE À POPULAÇÃO, DIZ AMBIENTALISTA - Reportagem Jornal de Uberaba

Foto já publicada no blog registrando contaminação do Rio Uberaba.
Crédito: Celso Provenzano.

Denúncia do ambientalista Celso Provenzao, já alertada pelo VOZ DO CERRADO, foi publicada agora pelo Jornal de Uberaba. Confiram a matéria na íntegra.

"Na semana em que se comemora as águas, o ambientalista e educador ambiental Celso Provenzano procurou a reportagem do JORNAL DE UBERABA para fazer uma séria denúncia.Segundo ele, está sendo passada uma "enorme mentira" à sociedade uberabense. Ele afirma que, ao contrário do que está sendo propagado, "existem sim vários lançamentos de esgoto in natura acima da captação de água do rio Uberaba, na qual o Codau [Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba] faz o abastecimento de água para o município".

O ambientalista observa que no dia 14 de março foi até um dos afluentes do rio Uberaba, no córrego Água Santa, que passa próximo ao conjunto Morada do Sol, no bairro Boa Vista, e percebeu a irregularidade, enviando uma série de fotos do local."Este córrego recebe esgoto do Morada do Sol e de outros bairros. Com as chuvas fortes, além do esgoto in natura, são lançadas águas fluviais, com todo tipo de contaminação e também de emissários de esgoto. Com o volume muito grande, chegam a transbordar suas águas contaminadas no córrego", explica.Provezano conta que acompanhou desde o início do lançamento do esgoto até desaguar no rio Uberaba. "Não foi somente a poluição do córrego que verifiquei, mas outras irregularidades. Os emissários não estão mais suportando a capacidade de esgoto, já que Uberaba está em crescimento desordenado. Estes emissários não estão suportando a demanda e estão transbordando, não somente em dia de chuva", informa, ressaltando que os emissários estão próximo ao rio Uberaba, a cerca de 500 metros acima da captação de água.

O ambientalista revela que conversou com o proprietário de uma fazenda no local, que afirmou não saber o que fazer com tantos dejetos que descem para o rio em época de chuva, "contaminando o solo e também proliferando o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Encontrei enorme quantidade do mosquito"."Também verifiquei que o lançamento de esgoto dos emissários deságua no rio Uberaba, além do esgoto do córrego Água Santa. Isto quer dizer que estamos com dois problemas graves: o primeiro problema é o córrego Água Santa com lançamento de esgoto, lançamento das águas fluviais com todo tipo de contaminação e também o lançamento dos emissários que em época de chuvas transbordam para o córrego.

O segundo problema é o lançamento de esgoto dos emissários, que não suportam mais a demanda. Inclusive existe emissário quebrado vazando todos os dias e outro entupido, contaminando o solo, o lençol freático e o Aquífero Guarani, uma grande reserva de água doce, que não deixa de ser um patrimônio de todos os uberabenses. Tudo isso caindo no rio Uberaba, acima da captação de água", salienta Provezano.

Maria das Graças Salvador

Fonte: Jornal de Uberaba

Um comentário:

Anônimo disse...

como podemos sobreviver neste planeta que se chama HIPOCRISIA ,acreditamos em um Deus mas praticamos sempre o contrario que ele Deus nõs ensinou , acreditamos que sem agua nao sobrevivemos mas sempre disperdiçamos , acreditamos que sem Leis um país vira uma anarquia mas sempre burlamos as leis ,Acreditamos que todos os animais tem sentimentos mas sempre maltratamos , acreditamos que nao vivemos sem o oxigenio mas sempre estamos derrubando arvores, acreditamos na paz mas sempre estamos fazendo guerra, acreditamos na espiritualidade mas sempre agimos com animais irracionais , basta !!!! vamos dar um novo ponta pé inicial chega de tanta hipocrisia . acredito que se continuarmos agindo desta forma estaremos promovendo nossa extinçao na face deste planeta.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.