quinta-feira, 19 de março de 2009

PAÍS DESAPARECERÁ COM AQUECIMENTO GLOBAL

Matéria do Fantástico alerta para as tristes consequências do aquecimento global:
"Maldivas serão engolidas pelo mar em cem anos. Presidente junta dinheiro para migrar população.
Esta semana, cientistas reunidos na Dinamarca deram o alerta: o aquecimento global vai elevar o nível dos oceanos bem mais rápido do que o previsto. Por causa do derretimento da calota polar, o mar pode subir mais de um metro até 2.100. Nossos repórteres foram a um país que vai desaparecer sob as águas e onde o presidente já está juntando dinheiro para comprar terras em outro lugar e transferir a população.
As pequenas Ilhas das Maldivas são tão frágeis quanto belas. A maioria e menor do que um campo de futebol. Bancos de areia, que as ondas fazem mudar de forma ao longo dos anos.

No país, aquecimento global não é uma ameaça - é uma sentença de morte por afogamento. São 1.2 mil ilhas e geralmente quem chega à praia já alcança a altitude máxima, em média 1,20 metro.

Em todo o arquipélago, não há um ponto de terra sequer acima de dois metros e meio. Por isso, quando os oceanos começarem a subir por causa do aquecimento global, as Maldivas devem ser a primeira nação a desaparecer sob as águas. Uma Atlantis dos tempos modernos, vítima não da natureza, nem da ira dos deuses, mas da ação humana."(...)
Saiba mais:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1043830-15605,00.html

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.