quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"Nós não sabemos nada"

http://www.gso.org.br - cortador de cana (foto ilustrativa)
(...)José Nunes da Silva passou 12 anos cortando cana, até que ficou tão esgotado que não podia mais trabalhar. Atualmente ele enterra os mortos em Araçoiaba. O caminho deles pela cana termina aos seus pés.
Há belos túmulos neste cemitério, túmulos com cruzes, onde jazem capangas e feitores. Mas os corpos dos cortadores de cana geralmente ficam enterrados por apenas dois anos. Depois disso, ele remove os restos mortais dos homens do etanol e os leva para os fundos do cemitério, ao lado da lixeira, onde são queimados.
Ossos se projetam das sombras e cães vadios perambulam o local.O coveiro geralmente despeja um mistura de petróleo nos restos mortais dos cortadores e coloca fogo. "Ninguém sente o cheiro por causa da queima das plantações", ele diz.Os corpos são queimados para evitar o pagamento da taxa anual R$ 15 para cada túmulo - um valor alto demais para a viúva de um cortador de cana.(...)
José Eustachio Vargas

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.