terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"Carta Voz do Cerrado" é entregue ao Secretário de Estado do Meio Ambiente durante Fórum

Carlos Perez e Celso Provenzano entregam Carta ao Secretário de Estado do Meio Ambiente
Um documento intitulado “CARTA VOZ DO CERRADO”, endossado por inúmeros ambientalistas (entre eles advogados, professores, diretores de Universidade, técnicos agrícolas, representantes de ONGs da região e outros estados) foi entregue ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e ao Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, durante o Fórum de Legislação Ambiental - Aplicação e Sustentabilidade, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), realizado no Centro de Eventos da ABCZ no dia 9 de fevereiro.
O documento traz inúmeras críticas às propostas defendidas pelo Ministro da Agricultura e representantes do agronegócio.
Um dia após a tragédia das enchentes que transformaram Uberaba em um verdadeiro caos, ainda assim vemos, infelizmente, “nossos” representantes políticos defenderem a diminuição das reservas legais, averbação de reservas fora do município e até mesmo a liberação de atividades econômicas no campo, sem licenciamento ambiental.(...)
O Fórum não abriu espaço para debates. Apenas palestras que pareciam já ter definidas as propostas do agrobusiness.Foi triste ver que a cada proposta de diminuição das áreas ambientais a platéia, com mais de 1000 participantes, ovacionava o palestrante, como se fosse uma grande notícia. Para eles, talvez, não para o meio ambiente, ambientalistas e população em geral.
A única oportunidade de debate aconteceu no saguão do Aeroporto, onde o Secretário de Estado do Meio Ambiente, convidou ONGs e ambientalistas para uma reunião, que durou quase 2 horas, onde tratamos da questão local sobre a invasão da cana-de-açúcar, métodos anti-democráticos do governo municipal, e mudanças na Legislação Ambiental. Uma ONG de Uberlândia esteve presente no encontro, tratando da questão de represa do Rio Tijuco e das áreas de covoais do Rio Claro, com atividade agrícola. Preocupação essa que também citamos no documento enviado ao MP em 2007. A ONG Geração Verde, Associação Amigos da Mata do Ipê, e outros ambientalistas que também assinaram esta carta, também estiveram no encontro com o Secretário.
Foto: Celso Provenzano

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos agora é de UNIÃO DE TODOS ! temos um belo blog , temos professores, biologos, medicos,professores academicos,padeiro,motorista, mecanico,escritores, e até fazendeiros , Promotores, Juizes ,todos excitados querendo fazer algo pela natureza ! entao vamos nõs unir com um proposito defender este nosso Bioma que aos poucos vai sendo dizimado do planeta ,Nao podemos confiar nos 3 poderes entao vamos fazer nosso poder vamos fazer o 4 poder constitucional que é o poder da massa popular ! é somente desta forma que podemos de fato reverter estes graves problemas ambientais que existe na nossa regiao !
Quero somente informar nao é dificil abrir uma OSCIP com finalidade de projetos ambientais educaçao ambiental e tambem fiscalizaçao.Quero tambem PARABENIZA-LO pela sua Luta CACÁ pela VIDA !é gratificante faz bem para os olhos visualizar pessoas de seu gabarito ! Te adoro !
Celso Provenzano

Unknown disse...

Oi Cacá querido, passei por aqui e não podia deixar de te mandar um beijo (adorei a propaganda)

Patrícia (Via Índia)

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.