quinta-feira, 2 de abril de 2009

TRANSPOSIÇÃO DO RIO CLARO... POLUIÇÃO DO RIO GRANDE. Entrevista do Presidente do CODAU

Foto do Rio Claro via satélite, anexado a documento ao MP.
Irregularidades como: empreendimentos agrícolas em áreas de covoais;
Invasão da faixa de perímetro urbano de 500 metros em cada faixa da rodovia.
No dia 1º de abril enviei esta mensagem ao colunista Wellington Ramos por ocasião da entrevista do Presidente do CODAU José Luiz Alves, na TV Universitária. Comentem. Participem.
Prezado Wellington, gostaria de fazer um comentário sobre a entrevista do Presidente do CODAU, José Luiz Alves,em seu Programa na TV Universitária, do qual participei ao vivo por telefone.
Um dos temas abordados foi sobre os recursos hídricos para abastecimento de nossa cidade.
- O Presidente defendeu a transposição do Rio Claro, o qual questionei e alertei para a necessidade de se fazer uma revitalização primeiro, mediante a ocupação desordenada de produção agrícola em área de covoais. O Promotor de Defesa do Meio Ambiente informou-me que medidas já estão sendo tomadas para a desocupação dessas áreas de covoais, com o recuo dos empreendimentos agrícolas até uma área segura à preservação dos mesmos, e consequentemente à vida do próprio Rio Claro.
- Outro ponto que me preocupou foi sobre a fala do Presidente quanto à inviabilidade econômica na captação de água do Rio Grande. José Luiz afirmou que a carga poluente que o Rio Grande sofre ao longo de sua história é bem maior que a do Rio Claro. Uma grande verdade.
No entanto, me pergunto o que a Secretaria de Meio Ambiente tem feito para impedir que essa "carga poluente" seja evitada, e que medidas foram ou serão tomadas.
Em nosso documento ao Ministério Público de 2007, constam fotos de satélite do Rio Grande com ausência total de mata ciliar no lado de Minas Gerais, principalmente no Distrito Industrial de nosso município, onde empresas como a Fosfértil estão instaladas. Bom, amigo, vamos tentando fazer nossa parte em Defesa da Vida e de um Meio Ambiente Sustentável, não só ao Homem mas a todas as criaturas de Deus. Abraços.


Carlos Perez
Ambientalista, Produtor Cultural e Publicitário

Um comentário:

Anônimo disse...

MAIS UM ABSURDO !!! MAIS UMA INSANIDADE FALTA DE PROFISSIONALISMO INCOPETENCIA PURA !!! VISA SOMENTE BUSCAR LUCROS E MEIO AMBIENTE QUE SE EXPLODA !!!
Gente frequento o Rio Claro desde pequeno e sempre foi aquele filete de agua apesar de ter locais 2 metros de profundidade , mas em época de estiagem podemos quase pular o rio , e vem o Presidente do CODAU informar a anos que faltando agua do Rio Uberaba ele poderá bombear agua do Rio Claro é ai como fica ! O PH do Rio Claro e diferente do Rio Uberaba , o Rio Claro com estes dois enormes motores bombamdo agua para a ETA estará de fato massacrando o restante do leito do rio pois sabemos que nao respeita até o Rio Uberaba tenho fotos guardadas e posso apresentar o rio Uberaba em epoca de estiagem sendo DRAGADO pelas bombas captadoras do CODAU esta denuncia já foi até encaminhada ao MP e ai esperamos resultados e puniçoes mas até agora nada de fez e nada se faz , é muito facil administrar com este raciocionio vamos acabando com o rio Uberaba quando ele nao aguentar mais vamos captar o Rio Claro quando ele tambem nao aguentar mais vamos captar agua do Rio Grande e ai !!! quando ele tambem nao aguentar mais ????? Gente vamos trabalhar de forma racional vamos valorizar o que temos vamos revitalizar o rio Uberaba e tambem o Rio Claro e se possivel as Prefeitura que sao beneficiadas pelo Rio Grande tambem tem que se manifestar buscar um acordo com o Governo Federal de revitalizar o Rio Grande , para de lançar esgoto no rio cobrar um ajustamento de conduta dos canavieiros que plantam cana até no leito do rio, temos que punir rigorosamente existe tambem uma empresa que tem até ISO 14001 com lançamentos anuais de acidos no rio Grande e ai ? O problema do gesso contaminando do lençol freatico, o Problema das demais empresas lançando todo tipo de contaminaçao no rio Grande , e ai !!!! NAO ESTAMOS CONSEGUINDO TAMPAR OS BURACOS DA FILOMENA CARTAFINA , Vamos fazer um planejamento ambiental naquelas empresas ??? ou levamos o MEIO AMBIENTE A SERIO ou continuamos levando este problema na HIPOCRISIA .
Sou Fielmente contra a captaçao de agua do Rio Claro este rio nao suporta a demanda da Populaçao Uberabense alem do mais uma populaçao que nao tem respeito a agua tratada , o desperdicio é geral de repartiçoes publicas a vitrines de lojas .
Celso Provenzano

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.