quinta-feira, 16 de abril de 2009

LEI AMBIENTAL FAZ GOVERNO DE SC DESAFIAR MINISTRO - Afra Balazina (da reportagem local)

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), disse que a Polícia Militar irá defender os agricultores de seu Estado caso o governo federal mantenha a posição de criminalizar ou prender quem plantar a menos de 30 metros de margens de rios.
Uma lei sancionada nesta semana pelo governador, com amplo apoio dos agricultores e objeção de ambientalistas, prevê a redução da faixa de preservação ao longo de cursos d'água de 30 metros (como determina lei federal) para até 5 metros.

Os ambientalistas entendem que a nova regulamentação, além de colocar em risco matas ciliares, pode contribuir para enchentes e soterramentos, como os que mataram 135 pessoas em novembro do ano passado no Estado.

A lei estadual também provocou reação forte no ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que ordenou que o Ibama multe e prenda quem a seguir.

Em contrapartida, o governador disse que "a Polícia Militar vai proteger os nossos cidadãos (...) e vai garantir a aplicação de uma lei democrática".

Luiz Henrique, que esteve ontem em São Paulo na feira Intermodal, no Transamérica Expo Center, chamou a atitude do ministro de "bravata". "Isso é muito próprio de ministros do tempo ditatorial. Nós não estamos mais na ditadura, como é que se vai ameaçar agricultores, homens honestos?"

Ele argumenta que "a Constituição Federal estabelece no artigo 24, inciso 6º, que o Estado tem competência concorrente com a União para legislar sobre matéria ambiental".

Há, no entanto, quem argumente, como a ex-ministra e senadora Marina Silva, que a lei estadual não pode ser mais permissiva que a federal.

Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, as três cidades campeãs de desmatamento de mata atlântica entre 2005 e 2007 estão em Santa Catarina: Mafra, Itaiópolis e Santa Cecília. Juntas, elas destruíram no período o equivalente a 5.382 campos de futebol.

O governador se defende, dizendo que o Estado é o que possui maior "cobertura florestal de mata atlântica" do país. "Isso é uma balela. Eu a convido a ir a Santa Catarina, ponho um helicóptero para você viajar e você nunca vai ver tanto verde", afirmou Luiz Henrique.

Ele nega que o desmatamento e a ocupação de áreas de morro e de margens de rio tenham causado a tragédia recente. "O que houve foi um processo de chuvas intermitentes durante cinco meses, a terra amoleceu e virou sorvete."

Fonte: Folha de São Paulo – São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009.
Colaborador do blog: Renato Muniz.

Um comentário:

Leo disse...

cara, eu realmente não acredito no ABSURDO que estou lendo, pensar que gente BURRA assim ainda governa no nosso País!!!

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.