sábado, 4 de abril de 2009

NA AUSTRÁLIA, COCA-COLA É OBRIGADA A RETIFICAR ANÚNCIO


Autoridades australianas obrigaram a Coca-Cola a publicar um comunicado nos jornais do país corrigindo o conteúdo de uma campanha publicitária que exibia uma atriz famosa apresentando como mitos as alegações de que o refrigerante engorda, estraga os dentes e tem alto teor de cafeína.
A Comissão de Competição e Consumo da Austrália (ACCC, na sigla em inglês), que defende os direitos dos consumidores, qualificou como "totalmente inaceitável" a propaganda veiculada em outubro e protagonizada pela atriz australiana Kerry Armstrong.
A campanha se referia aos supostos mitos envolvendo o consumo de Coca-Cola e afirmava: "Mito. Faz você engordar. Mito. Estraga seus dentes. Mito. Está cheia de cafeína".
Uma semana depois, a empresa veiculou nova propaganda com os seguintes termos: "Achamos que já era hora de expor os fatos para ajudar a entender o que está por trás da Coca-Cola". Ainda nessa peça Armstrong aparecia dizendo: "Agora que eu já sei o que é mito e o que não é, é bom saber que a nossa família pode continuar aproveitando uma de nossas bebidas favoritas. Meus filhos agora me chamam "Mãe, a Destruidora de Mitos'".
A ACCC forçou a empresa a publicar comunicados de correção em sete jornais do país. A companhia detém 56% de participação no mercado de refrigerantes na Austrália.
O órgão considerou que a propaganda pode induzir o consumidor ao entendimento de que "os pais podem incluir a Coca-Cola na dieta familiar sem qualquer consideração sobre o potencial ganho de peso e queda nos dentes" ocasionado pelo consumo do refrigerante.
No comunicado, a empresa informa que a Coca-Cola contém açúcar e nutrientes ácidos, que podem contribuir com o risco de queda dos dentes. A empresa corrige sua afirmação de que 250 ml da Coca-Cola Diet leva metade da quantidade de cafeína contida nessa mesma medida de chá. A Coca Diet contém dois terços da quantidade de cafeína do chá.
A Coca-Cola afirmou que sua intenção era prover informações para contribuir com o "equilíbrio do debate sobre se a Coca-Cola pode fazer parte da vida dos consumidores".
"Nossa mensagem certamente não teve a intenção de provocar ilusão. Estamos discutindo com a ACCC para tratar dessas questões", afirmou Gareth Edgecombe, diretor da Coca-Cola para o Pacífico Sul.
Ele acrescentou ainda que a Coca-Cola simplificou tópicos complexos e mais informações deveriam ter sido fornecidas.
Além de publicar a correção, a empresa concordou em enquadrar suas práticas de acordo com as normas australianas.
Fonte: Folha de São Paulo
Foto: internet
Matéria recomendada por Renato Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao podemos deixar de mencionar que esta empresa a tal COCA COLA comprou a poucos anos uma empresa de cana de açucar na regiao do alto amazonas contribuindo assim com a Monocultura canavieira naquela regiao , consequentemente destruindo o que resta de nossa Biodiversidade, Nao posso deixar tambem de mencionar que a mesma COCA COLA DO BRASIL tambem comprou é dona de grandes terras no pantanal principalmente locais de veredas, sabendo-se que futuro proximo estaremos a beira de um colapso com relaçao a consumo de agua doce potavel .
Nao posso deixar de informar que todas as divisas da compra de sua coca cola retorna para os E.U.A nao ajuda em nada com relaçao ao Brasil , Vc sabia que com a Invasao dos E.U.A no IRAQUE houve tambem uma invasao de mercadorias americanas . tipo COCA COLA . Aos poucos o jeito americano de se viver mata a cultura dos Iraquianos de se viver . já existe crianças iraquianas curtindo AIRON MEIDEN, PINK FLOYD,BRITNEY SPEAR , fora MAC DONALTs ,COCA COLA , PEPSI etc etc etc .
O governo de cada seu país tinha que dar limitaçoes a produtos importados e priorizar a produtos nacionais .
Celso Provenzano

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.