quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bosque Jacarandá novamente ameaçado


Foto: Google Earth de 12/06/2010

Convite da PMU (divulgado pelo ativista Israel Garcêz) para discutir possível fechamento de condomínio do Jardim São Bento traz à tona antiga polêmica envolvendo o Bosque Jacarandá, que já foi tema de audiência pública realizada em maio de 2011 na Câmara Municipal de Uberaba.

Estive ontem com o Vereador Ripposati para tratar desse assunto. Ele contactou a Promotora de Meio Ambiente, Claudine, e uma possível intervenção na área do bosque está TOTALMENTE descartada.

Segundo informações a PMU pretende utilizar parte da área do bosque Jacarandá para ampliar rua lateral, servindo de “solução” um possível fechamento de “condomínio”, o que facilitaria e aumentaria o fluxo de veículos em direção ao novo shopping. Esse procedimento de intervenção do bosque além de ilegal traria enorme impacto ambiental ao zoológico, o que para uma unidade de conservação e para o bem estar animal não seria permitido.


Não só a área ambiental seria diminuida mas benfeitorias já existentes, como o Mini Museu, que foi recentemente inagurado, 3 salas de estudos e o escritório, seriam também destruídos, segundo informações.

Quanto à área do novo shopping, há informações também de suspeitas quanto às autorizações de licencimento ambiental. A região é uma APA-Àrea de Preservação Ambiental, com a vazão inclusive de uma nascente que corta todo o terreno da área a ser construída. Segundo o representante do IEF regional Edno César, quando da audiência sobre o bosque na câmara, disse que as margens dessa fonte hídrica deveriam ser recompostas em pelo menos 30 metros de cada lado. Ao invés disso, um empreendimento comercial foi a “solução” encontrada, infelizmente.

Há indícios de que não exista formalmente autorização do COMAM para esse empreendimento. Há uma ata com os conselheiros autorizando? Algum órgão competente estadual expediu licenciamento ambiental? O que o Ministério Público apurou de irregularidades?

Vale lembrar que mais de 10 mil assinaturas já foram encaminhadas em audiência pública sobre o BOSQUE JACARANDÁ e APA em área defronte, onde o Vice-Prefeito Paulo Mesquita disse que o Prefeito Anderson estava arrependido e que o bosque não mais seria transformado em estacionamento do shopping, embora os ambientalistas presentes à audiência se manifestaram contrários á construção do shopping e favoráveis à preservação e recomposição da APA, já que o bosque como Unidade de Conservação necessita da preservação de seu entorno, que já foi amplamente comprometido com construções já edificadas, conforme o próprio Promotor Carlos Valera se pronunciou, na ocasião.

Uma nova área para o zoológico foi anunciada durante esta audiência e até agora nada, mas invadir ainda mais a área da Unidade de Conservação, que já deveria ter sido formalizada, isso sim nossos “representantes” públicos acham que podem fazer, infelizmente.

A reunião convocada pela PMU está marcada para esta quinta-feira, 31 de maio, na Associação de Moradores da Vila Militar, rua Emílio Scussel, 115.

Vamos torcer para que o praticamente impossível aconteça: sensibilidade do poder público e planejamento sustentável do nosso município. 

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.