sábado, 19 de maio de 2012

Vereador do DEM afirma que apoio a Piau pode dividir grupo de oposição - Renata Gomide - JM

Vereador Itamar Ribeiro-DEM, Presidente do DEM Eclair Gonçalves, Deputado Marcos Montes-PSD. Foto: Jornal da Manhã

Renata Gomide - 18/05/2012
Ao comentar sobre uma possível aliança dos partidos da oposição ao Governo municipal com o PMDB do deputado federal e pré-candidato às eleições majoritárias, Paulo Piau – rompido politicamente com o prefeito e seu correligionário Anderson Adauto –, o vereador Itamar Ribeiro (DEM) diz que pode haver racha no seu grupo, hoje formado por dez agremiações. Ele aponta que há meses as lideranças dessas siglas vêm se reunindo semanalmente para traçar metas visando à administração de Uberaba, com nomes importantes pleiteando a Prefeitura.

“No momento que houver o apoio a um candidato que não é do meio, como ficam os dez partidos que estão postulando candidaturas?”, questiona Itamar, que diz adorar Piau, mas gostaria de apoiar alguém do seu grupo. Embora reconheça que o deputado tem trânsito livre com todos os partidos da oposição na cidade, que é dedicado, tem credibilidade e nada que o desabone, faz parte de outra seara política. Itamar inclusive destaca que seu grupo tem nomes à sucessão do próprio partido do governador Antonio Anastasia (PSDB) e de outras siglas que lhe são simpáticos.

O vereador, no entanto, pondera que apesar de ver com dificuldade um alinhamento nesse sentido, o qual também considera um retrocesso, diz que em política tudo é possível. “Espero que a gente tenha sensibilidade suficiente para saber administrar essa situação. Não se pode jogar no lixo, de um momento para outro, um trabalho que começou com cinco partidos, chegou a dez, prejudicando pessoas que pretendem disputar a eleição e administrar a cidade, para apoiar um candidato que até então não fazia parte do grupo, em que pese ser simpático ao grupo e à cidade”, assegurou.


Comentário:
Gostaria de saber do vereador Itamar Ribeiro-DEM e da presidente do DEM, Eclair Gonçalves, da qual muito admiro, suas avaliações em relação à relatoria do deputado Paulo Piau-PMDB frente ao Código Florestal Brasileiro. Acredito que não só sua posição política, mas também seu posicionamento programático, deva ser levado em conta. A prioridade, porém, como o próprio vereador afirmou, é para os "dez partidos" que já estão alinhados, destacando que "seu grupo tem nomes à sucessão do próprio partido do governador Antonio Anastasia (PSDB) e de outras siglas que lhe são simpáticos".

A conjuntura na política nacional nem sempre determina a política local. Mas em Uberaba o PT já sinalizou a incompatibilidade de apoio ao deputado Paulo Piau-PMDB na questão do Código Florestal, com a derrota do Governo Dilma, o que rachou uma possível aliança para as eleições municipais, ao menos até agora.
Para o vereador Itamar-DEM, a análise é diferente, onde "o deputado tem trânsito livre com todos os partidos da oposição na cidade, que é dedicado, tem credibilidade e nada que o desabone".

Resta saber se o racha na situação vai ter maiores efeitos também, na oposição.

A questão programática e a derrota do Governo Federal, vinda em sua maioria da própria base e tendo como protagonista um relator do PMDB, partido do vice-presidente; a derrota do Prefeito na intervenção do PMDB, são elementos suficientes para uma boa reflexão.

Enquanto ambientalista acho incompatível uma aliança com o deputado peemedebista. Não gostaria de ver Uberaba abandonada ambientalmente, mais do que já está, e politicamente, vimos que "fidelidade" ao governo do qual se diz aliado é menos importante do que a defesa de certos interesses de setores da sociedade.  
Cacá Perez
Coordenador

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.