sexta-feira, 18 de maio de 2012

Carta ao Dep. Paulo Piau - Trechos - Coluna UMAS & OUTRAS - Gê Alves - Jornal da Manhã

Respingos
Declarações do deputado federal Paulo Piau (PMDB) publicadas em Umas & Outras acerca do novo texto do Código Florestal, relatado por ele e hoje nas mãos do Governo para sanção, veto total ou parcial, geraram carta do ambientalista Carlos Marcos "Cacá" Perez Andrade ao parlamentar, que quer ser prefeito de Uberaba. Perez defende o "Veta Dilma", alegando, entre outros, vícios de origem insanáveis.
Teor
“Quem parece demonstrar total 'desinformação' é o Sr..., pois representantes da comunidade científica, religiosa, política, jurídica, sindical, empresarial, terceiro setor [cita vários] repudiam e questionam o texto de relatoria do deputado ruralista”, afirma. Cacá cita parecer da Agência Nacional de Águas (ANA), defendendo que os rios brasileiros tenham faixa de vegetação mínima de 30 metros em suas margens. Cita ainda trecho de artigo do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, onde opina que “a degradação não será apenas ambiental, será também jurídica se o veto deixar de ser promovido”.

Anistia
Sobre isto, situação negada por Piau, o ambientalista lembra que o Código Florestal existe desde 1965 e avalia que, assim, o agronegócio e seus representantes políticos tiveram 47 anos para se informar, se preparar e cumprir a legislação. “Mas, infelizmente, é mais fácil mudar uma lei, que é exemplo mundial, do que respeitá-la, fiscalizá-la e aplicá-la”, opina.

Veto
Quando PP diz que a falta de bandeira no mundo, principalmente da juventude, transforma o meio ambiente em dogma, em religião, Perez analisa que esse argumento, “de caráter político-eleitoral, ideológico-dogmático, é uma tentativa desesperada de quem não admite que possa estar errado, ignorando quem pensa diferente”. Na opinião de Cacá Perez, certamente a presidente já tem as bases científicas e jurídicas, bem como o apoio da opinião pública, para confirmar o veto, e representar de forma digna o País na Rio+20. E alfineta: “Com doação do agronegócio para sua reeleição, em torno de um milhão de reais, conforme noticiado pela Folha de S.Paulo, não é de se admirar o empenho do deputado para contemplar as reivindicações desse segmento. A aprovação do texto... também inocenta cerca de 50 deputados que estão irregulares diante da legislação ambiental do Código Florestal Brasileiro, original, até então vigente”.

Para encerrar
Cacá Perez afirma que, em relação a Piau, “não se deve menosprezar a 'opinião pública' e nem chamar de 'irresponsáveis' a maioria da sociedade, bem como representantes da comunidade científica, acadêmica, religiosa, sindical, jurídica, da Câmara Federal, do Senado e de parte dos próprios ruralistas que discordam do texto do relator". “Por incompetência dos próprios políticos, o produtor rural está refém de uma política agrícola atrasada, em que prevalece a lei do mais forte, do poder econômico e político, da lei do mercado e do capital”, finaliza.

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?colunas,75,UMAS+%26+OUTRAS

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.