domingo, 6 de maio de 2012

NOSSO GRITO SILENCIOSO FOI A AUSÊNCIA DA PRESIDENTE DILMA NA ABCZ. VETA DILMA!!!



(Quando o silêncio fala mais do que a palavra e quando a ausência marca mais do que a presença.)

O que nós ambientalistas iríamos fazer na EXPOZEBU da ABCZ, sem a presença da Presidente Dilma?

A própria ausência da Presidente do Brasil na "casa dos ruralistas", foi o nosso grito silencioso de indignação, repúdio e protesto.

Recentemente entregamos pessoalmente à Presidente Dilma, em Uberaba, uma carta de ongs ambientalistas de todo o país, em defesa do Código Florestal Brasileiro, original, ao que ela acolheu com carinho, recebendo-me inclusive com um beijo, o que considerei como uma forma de respeito da Presidente do Brasil para com o movimento ambientalista nacional.

É nela quem depositamos nossa esperança de uma resposta com um mínimo de verdadeira SUSTENTABILIDADE, e não aquela profanada em palanques, na "Casa do Povo", e em certas instituições, como temos visto ultimamente.

O próprio presidente da ABCZ, em recente matéria para a imprensa local, disse estar de acordo com o texto aprovado na Câmara Federal, e como a imprensa noticiou, o clima sobre esse assunto é de "festa e comemoração", enquanto o nosso é de luto e indignação. Logo, não há espaço para os ambientalistas, e temos de respeitar, pois não fazemos parte daquela casa.
Infelizmente, porém, não temos espaço também na maioria da mídia uberabense, que sequer procurou saber de nós ambientalistas o que pensávamos a respeito da aprovação na Câmara Federal do Novo Código "Ruralista".

Se não há espaço na mídia para o debate, restaria-nos apenas o espaço em alguma foto jornalística, caso fizéssemos algum manifesto na ABCZ, possivelmente com o título de algum estereótipo pejorativo e uma legenda mínima?

Não sejamos hipócritas. Todos sabemos que quem patrocina os veículos de comunicação tem seus interesses. Por isso optamos pelas redes sociais, que até o momento ainda nos deixam dizer o que pensamos.

A experiência da vida nos mostra que é preciso saber canalizar nossa energia para o local e o momento apropriado.

Vários movimentos nacionais como o VETA DILMA tem sido amplamente divulgado e alcançado êxito na opinião pública.

Um grande número de Procuradores da República de Minas Gerais publicaram nota de repúdio à aprovação do texto do Deputado Paulo Piau, admitindo que "ficou esdrúxulo", diante da análise do Juiz do Supremo Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, especialista em direito ambiental.

Lançamos as campanhas "DILMA VETA PIAU" e "13 RAZÕES PARA O VETO TOTAL DA PRESIDENTE DILMA", expondo científica e juridicamente a questão, assinado pelo Instituto Socioambiental e endossado por nós e aberto a todos ambientalistas, pequenos produtores, indígenas, quilombolas, movimentos sociais e comunidade em geral.
Felizmente a maioria do povo brasileiro tem demonstrado sua preocupação pela questão ambiental, seja na pesquisa do IBOPE encomendada pela CNI, seja na enquete do próprio Globo Rural, seja em enquete recente de jornal local, onde a visão ambientalista também saiu vencedora.
Às vésperas da Rio + 20 só podemos torcer para o VETO da Presidente Dilma, que representará assim, a maioria do país, e não apenas a vontade de um segmento.

Saudações ambientalistas
Cacá Perez
Coordenador do Voz do Cerrado
Presidente do TEU
Músico e ambientalista

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.