domingo, 6 de junho de 2010

Jardim Espírito Santo continua enfrentando problema com lixão - JM onlline

por Gisele Barcelos-Jornal da Manhã
Um mês após reunião na Promotoria de Meio Ambiente, lixo ainda é problema no Jardim Espírito Santo. A Prefeitura cumpriu a parte do acordo referente à implantação de mureta de terra e cerca para fechar a área, mas falta a Guarda Municipal coibir o despejo de resíduos. Em visita ao local, a reportagem do Jornal da Manhã encontrou restos de construção, sofá e vários objetos plásticos jogados na área já cercada pela PMU.
A diretora do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, Angelina Martins Botta, afirma que a população do bairro precisa ter mais consciência e colaborar com a limpeza do local. Segundo ela, a Prefeitura retirou todo o lixo antes de cercar e construir a mureta de terra, mas no dia seguinte já havia material despejado na área. Angelina pede aos moradores que denunciem a situação no Fala Cidadão (3318-0800) ou mesmo ao setor de Posturas, para a fiscalização.
Quanto ao acionamento da GM, a diretora informa que o Ministério Público enviou notificação à Secretaria Municipal de Trânsito, logo após a reunião do dia 4 de maio. Pedido também foi encaminhado por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura, solicitando rondas, a partir das 20h, no entorno do lixão. “O nosso setor só pode conversar. De imediato, quem tem poder de atuar é o Departamento de Posturas e a Guarda Municipal”, salienta.
O diretor da GM, Júlio César Aguiar, disse ainda não ter conhecimento da situação nem ter recebido o ofício. De acordo com ele, assim que houver o comunicado, haverá o atendimento com patrulhas no bairro.

Análise: Carta enviada ao ambientalista Israel Garcez e José Aparecido, presidente de bairro do Jd. Espírito Santo.

Prezados Israel e José Aparecido.
Estou surpreso ao saber que "providências" foram tomadas e nós sequer fomos procurados para discutirmos as ações ou noticiados pela Secretaria do Meio Ambiente ou outro orgão da Prefeitura, já que a iniciativa partiu da sociedade civil, especificamente da atuação de vocês dois frente à essa questão, lembrando que o advogado Marco Antonio de Figueiredo e eu, participamos também da reunião com o Promotor Carlos Valera e representante da PMU.
Após nossa audiência com a Promotoria estive na SEMAM conversando com o José Sidney e solicitei a ele uma reunião com o Conselho da APA do Rio Uberaba, repassando a ele meu endereço eletrônico. No entanto, ele ainda não fez contato.
Conversei com o Paulo Omar, engenheiro químico e com outras pessoas e membros de ONGs ambientalistas, buscando soluções e opções.
A solução do lixão desativado no Jardim Espírito Santo requer muito mais do que barreiras de contenção e cercas com arame farpado.
Essas medidas são uma primeira etapa de muitas outras que devem se seguir.
Há o problema do chorume, que corre para o Rio Uberaba e lençol freático; o problema do gas metano que já provoca combustão espontânea, além dos problemas de fiscalização do local para que novos descartes não sejam realizados.
Há quem defenda, inclusive, que o lixão seja retirado de lá, o que causaria muita polêmica e discussão.
Enviei solicitação ao Ministério Público para que um prazo maior seja dado para que possamos apresentar nossas propostas, já que estamos fazendo trabalho voluntário e contamos exclusivamente com a boa vontade de nossos colaboradores.
No dia 16 haverá reunião com a coordenação do Ministério Público Estadual, em Uberlândia, e estaremos relatando esta situação, dentre outras pertinentes de nossa cidade, como a Pedreira de Léa, a revogação das Leis que protegiam o perímetro urbano em relação ao plantio da cana-de-açúcar entre outros assuntos.
Na ocasião estaremos discutindo esse assunto com especialistas que estarão presentes à reunião, e esperamos trazer boas notícias.
Cordiais abraços.
Carlos Perez (Cacá)
Presidente do TEU
e p/ Voz do Cerrado

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente desta vez o MP/MA e Prefeitura fez cumprir partes do TAC. Termo de Ajustamento de Conduta. O Local na semana passada estava cercado e limpo.
Agora vejo que depende da participaçao da populaçao vizinho ao local para DENUNICAR estes lançamentos de lixo. Nós ambientalistas Ministerio Publico e Prefeitura ficamos triste pela falta de participaçao popular para que este local fique conforme as legislaçoes ambientais . Nao adianta brigarmos pela causa ambiental sem a participaçao popular ...

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.