domingo, 27 de março de 2011

Solo onde ocorreu acidente da FCA pode estar contaminado


Foto: Jornal da Manhã
Polícia Militar do Meio Ambiente visitou a Instância Florentino, com intuito de averiguar a informação de que os produtos químicos absorvidos pela terra há oito anos estariam aflorando do solo e escorrendo para o córrego Alegria, afluente do rio Uberaba. O local é marcado pelo acidente ocorrido em junho de 2003, quando o trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) descarrilou e produtos químicos vazaram para o rio que abastece a cidade.

O proprietário da área, Baltazar Donizete Ribeiro, acionou a Polícia de Meio Ambiente para verificar a substância, que aparece por toda a extensão do córrego. De acordo com Baltazar, o volume de água da chuva fez com que ocorresse o afloramento do lençol freático e, assim, o produto químico derramado no dia do acidente reaparecesse.

Temeroso quanto às consequências do reaparecimento dos produtos tóxicos, Baltazar acionou os militares para que fossem feitas inspeções. Ele ressalta que desde a época acidente ambiental, provavelmente o mais grave da cidade de Uberaba nos últimos anos, não foi realizada uma recuperação da área, apenas monitoramento.
“O produto tem aparência de lâminas de alumínio, é oleoso, muito parecido com o produto da época do acidente. Além disso, o cheiro é muito forte e provoca irritação nos óleos”, explicou Baltazar. Na época, os produtos químicos lançados pelos vagões tombados foram metanol, octanol, isobutanol e cloreto de potássio.

Líquido que brota do solo na região onde ocorreu o acidente(detalhe), às margens do córrego Alegria,
tem coloração azulada e cheiro forte. / Legenda Jornal da Manhã/ Foto: Jairo Chagas
 
Os militares estiveram no local e fotografaram a situação. Os policiais do Meio Ambiente confirmaram que foi constatada uma água com característica de ferrugem no solo. O boletim de ocorrência começou a ser confeccionado, porém será concluído apenas depois de feito o laudo técnico pelo órgão competente.
O comando da 5ª Companhia de Meio Ambiente da cidade fará o contato com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), responsável pela composição do laudo, para confirmar se existe o risco de contaminação do córrego Alegria, provavelmente, na próxima segunda-feira.

Serão intimados, além de membro da Feam, técnicos da FCA e o promotor Carlos Valera para acompanhar a inspeção. No entanto, segundo informações, o risco de contaminação do rio Uberaba ainda não é iminente.

Por volta de 3h do dia 10 de junho de 2003, 18 vagões que partiram do polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, e seguia para Paulínia, em São Paulo, descarrilaram e tombaram a 8km da área de captação de água de Uberaba. O tombamento foi seguido de explosões, ouvidas por moradores da região. Militares do Corpo de Bombeiros trabalharam mais de 10 horas para controlar o incêndio, que destruiu 42 mil metros quadrados de área preservada.

Dos 18 vagões, oito carregavam 381 toneladas de metanol, outros cinco continham 245 toneladas de octanol. Outras 94 toneladas de isobutanol e 147 toneladas de cloreto de potássio também faziam parte da carga.

Na época, o então prefeito Marcos Montes decretou estado de calamidade pública. Aproximadamente 250 mil moradores ficaram sem água. A FCA providenciou a distribuição de água em caminhões-pipa enquanto a cidade ficou sem abastecimento.

Fonte:

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isto se resume a um fator no qual desgraça toda nossa luta em favor do meio ambiente que se chama OMISSÃO
Ministerio Publico do Meio ambiente foi OMISSO
Copam / Uberlandia foi OMISSA
Igam /Belo Horizonte OMISSO
Secretaria de Meio ambiente do Estado de Minas Gerais - OMISSO
Organizações nao Governamentais ambientais de Uberaba OMISSA
Uma Empresa que causa este enorme impacto ambiental e faz um ACORDÃO fazendo o papel da Prefeitura isto para mim foi uma tremenda PALHAÇADA.
Agora veja o que esta acontecendo no local ... deveria sim ter removido a terra do local e fazer estudos e recuperação. Mas a tal OMISSÃO FALTA DE CONHECIMENTO TECNICO FALTA DE POLITICAS AMBIENTAIS COMPETENTES tambem destroem outras ares tais .
Pedreira de léia no qual a Prefeitura de Uberaba quer abandonar o local com aval até do MP
outro grave problema é os lançamentos de esgoto in natura que correm a ceu aberto margeando o rio Uberaba tanto acima como abaixo da captação colocando em risco a saude publica da populaçao Uberabense..
Então volto a escrever MEIO AMBIENTE EM UBERABA ´PROBLEMA !!!! AQUI EM UBERABA SE FAZ JOGATINA COM O MEIO AMBIENTE .... Temos que mudar de atitude o mais urgente possivel ...
Celso Provenzano

Anônimo disse...

É cada dia mais deprimente ver situação, em que o professor é tratado dentro da nossa sociedade à prefeitura municipal Uberaba fez nos dias 24,25de Março um processo de licitação para professores da educação infantil, P1, P2 e outros cargos ligados a rede de educação, foram filas enormes chegamos a ficar na fila cerca de quatro horas para receber atendimento, porque não se direcionou esses atendimentos a outros postos da prefeitura nas outras unidades do CEMEI espalhados pela cidade. Tinha professores de todos os cantos da cidade gente até do serra dourada para ser atendido no CEMEI do Boa Vista,que absurdo quando é que o professor vai merecer o reconhecimento e respeito que lhe é devido,as pesquisas já apontam que daqui alguns anos será como procurar agulha em um palheiro encontrar professores que queiram uma sala de aula ,porque já é grande o numero de universitário que não querem essa área,e ai como ficaram os advogados os médicos os outros profissionais que alavanca esse pais sem essa classe tão desvalorizada e mal remunerada pelo que sabemos não se forma profissionais nesses setor sem antes terem essa formação básica .Então acordem seus governantes porque afinal vocês que tem uma formação profissional dependeram dessa classe ,ou se entra na universidade sem antes passar pelo ensino básico? Vamos ter pelo mínimo um pouco mais de respeito por esses profissionais tão importantes e tão mal remunerados, e sem sombra de duvidas desvalorizada pelo seu pais.
Ana Aparecida

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.