segunda-feira, 7 de março de 2011

Transporte coletivo: aumento de passagem e diminuição de cobradores . Só em Uberaba mesmo!!!

Há pouco tempo estive no Ministério Público Estadual para dar queixa de inúmeras situações referentes ao transporte coletivo, entre elas quanto à suspensão dos cobradores, o que poderia trazer enormes transtornos e até mesmo acidentes.
Defendi que o cobrador é também um ajudante de bordo, com a correta observação do companheiro Israel Garcêz, e que sua função vai muito além do que auferir o troco dos usuários, garantindo segurança e tranquilidade ao motorista.
Infelizmente, em carta da PMU e das empresas de transporte ao MP, ambos justificavam a ausência do cobrador, dizendo que só a partir das 19 horas é que tal fato ocorreria, nas linhas de menor fluxo, o que é uma grande mentira, como já pude conferir, com fotos e vídeos que eu mesmo registrei.
Enquanto isso, o terminal de integração, como existe em Uberlândia, por aqui é só conversa fiada. Aumentaram a tarifa e diminuiram o número de funcionários.
Muitos motoristas me reclamaram que o aumento no ticket não chega a 50% e que, não raro, todos os dias acabam tendo de repor do próprio bolso algumas passagens, pois sozinhos, sem cobrador, aumenta o tempo de bordo e diminui o controle no troco, cartão, enquanto o tempo que tem de cumprir é o mesmo de quando tinha o cobrador.
Pelo jeito, só quando acontecer algum acidente grave é que as autoridades "competentes" irão tomar alguma providência.
Quando houver uma lei que obrigue os políticos a irem trabalhar de ônibus, ao menos uma vez por semana, talvez nós, pobres mortais usuários de transporte coletivo, teremos condições mais dignas e humanas, e os próprios trabalhadores do setor, motoristas e cobradores (que pelo jeito as empresas querem dar férias por tempo indeterminado, como já ouvi comentários entre os próprios funcionários).
Deixo uma pergunta no ar: um mal acordo desses, envolvendo empresas e sindicato, pode estar acima da segurança e tranquilidade do usuário?

Segue matéria do Jornal da Manhã sobre o assunto:

Motoristas prometem paralisação para domingo
Helena Cunha - 05/03/2011-JM

Motoristas da Líder, empresa de transporte coletivo, continuam com intenção de paralisar as atividades, no próximo domingo, como forma de protesto pela volta dos cobradores em algumas linhas na cidade.

A informação chegou até a reportagem através de funcionário que não quis se identificar. O boicote se deve porque a Líder ainda não retornou com cobradores aos domingos em linhas que percorrem os bairros Abadia, Jardim Primavera, Uberaba 1, Chica Ferreira, Residencial 2000 e Gameleira.

De acordo com justificativa dos trabalhadores, essas linhas, mesmo nos fins de semana, apresentam grande fluxo de passageiros, entre 60 e 110 pagantes, e os motoristas estão tendo que redobrar a atenção em itinerários apertados, excedendo limites de velocidade pelo simples fato de cumprir horários, já que os mesmos diminuem, colocando assim em risco suas vidas e a de terceiros. No entanto, se hoje a empresa escalar os cobradores para as linhas citadas, a paralisação será suspensa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Uberaba, Lutério Antônio Alves, entrou em contato com a Líder e aguarda documentos que mostrem o número de passageiros pagantes aos domingos para comprovar se a denúncia tem fundamento e, então, tomar as medidas cabíveis.

A empresa fez um acordo com funcionários para que nas linhas de baixa demanda nos fins de semana os cobradores seriam retirados dos ônibus, mas, em compensação, nesses dias os motoristas receberiam o valor do tíquete-alimentação do dia dobrado.

A reportagem tentou entrar em contato com o supervisor da Líder, Pedro Ney da Silveira, mas ele não foi localizado.

Fonte:

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.