domingo, 27 de fevereiro de 2011

Presidente do PV rebate posições sobre Código Florestal - sobre reportagem de Renata Gomide - JM


Foto: Conceição Amaral/ Amda
(Manifestação na Savassi-BH, em defesa do Código Florestal/reproduzida no blog Voz do Cerrado) 

Em reportagem do Jornal da Manhã de Renata Gomide lemos:
"O ativista ambiental e presidente da comissão provisória do Partido Verde de Uberaba, Carlos Perez, o Cacá, disse ontem concordar com o posicionamento da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), que, na quinta-feira (24), fez uma manifestação"  contra as mudanças no Código Florestal, com duras críticas aos "deputados federais Marcos Montes (DEM) e Paulo Piau (PMDB). Ambos integram a Comissão Especial instalada no Congresso para analisar o texto e foram alvo do manifesto, realizado na praça da Savassi, em Belo Horizonte".

"Cacá assegura que a presidente da Amda, Dalci Ricas, está corretíssima quando diz que as mudanças propostas pelo novo Código Florestal podem acarretar a aceleração de processos de perda da biodiversidade face ao aumento da destruição de matas. E diz não acreditar que Paulo Piau tenha se referido aos manifestantes quando afirmou que algumas pessoas ligadas à questão ambiental “são vesgas, míopes ou então querem tirar proveito do tema”. De acordo com o dirigente partidário, a Associação é integrante do Fórum Permanente de ONGs Ambientalistas de Minas Gerais e congrega pessoal técnico capacitado, entre os quais, professores universitários.

Na opinião de Cacá, quando Piau diz que se considera entre os que querem trabalhar com respeito ambiental, faltou esclarecer que seu voto pela aprovação do texto do novo Código Florestal significa menos Áreas de Preservação Permanente (APP) e reservas legais. O posicionamento de Marcos Montes também não foi poupado pelo ativista e líder partidário. Segundo ele, quando o democrata afirma que até 2050 o Brasil deverá responder por 50% da produção mundial de alimentos, deixou de revelar que para tanto não é necessário promover o desmatamento daqueles espaços".
"Conforme Cacá, tanto a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência quanto a Academia Brasileira de Ciência desmentem essa versão" de que é preciso aumentar a área de produção e consequentemenete diminuir as áreas verdes. Continua a jornalista: "O presidente do PV também rechaça a declaração de MM de que o texto do Código é fruto de muita discussão através de audiências públicas. De acordo com ele, no evento realizado em Uberaba não houve debate algum. “O que se viu foi um verdadeiro lobby da cúpula ruralista que não sabe ouvir, nem dialogar com a sociedade civil”, lembra. Para ele, na verdade, o país carece de uma política agrícola, agrária, ambiental e social", finaliza a jornalista.
Quero aqui deixar de público meu agradecimento à jornalista Renata Gomide e ao Jornal da Manhã pela atenção e destaque ao tema, que é grave e urgente.
Enviei à mesma, trecho de Carta enviada ao Deputado Marcos Montes em janeiro de 2009, assinada por vários ambientalistas de Uberaba, solicitando ao congressista que votasse contrário ao relatório do Deputado Federal Aldo Rebelo, que propõe mudanças ao Código Florestal, às quais julgamos maléficas, assim como a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências também criticam a posição de Rebelo, e tantas outras ONGs ambientalistas, instituições e partidos políticos. 

Citamos como exemplo a cidade de Extrema, que em parceria com o Banco Mundial e ONG internacional, remunera em R$ 125 por hectare/ano o produtor rural na preservação de APPs e cobertura florestal. Medida de desenvolvimento sustentável defendido pela ex-senadora e ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, e que propomos para nossa querida Uberaba, valorizando o meio ambiente e o Homem do Campo.
Carlos Perez  
Coordenador do Voz do Cerrado
Presidente do Partido Verde/Uberaba
Presidente do Teatro Experimental de Uberaba

Veja site da AMDA e saiba mais sobre o manifesto:

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.