terça-feira, 24 de maio de 2011

PV também reage à proposta de venda da área do Bosque - Jornal da Manhã

Daniela Brito - 24/05/2011

A possibilidade de venda do Bosque Jacarandá à iniciativa privada, cogitada pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), motivou reação imediata do Partido Verde Uberaba, presidido pelo ambientalista Cacá Peres. A legenda solicitou audiência pública junto à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores João Gilberto Ripposati (PSDB), Marcelo Borges - Borjão (PMDB) -, José Severino (PT) e Samuel Pereira (PT), com objetivo de debater, aprofundar e encaminhar propostas sobre o tema, ouvindo inclusive segmentos da comunidade uberabense.

Cacá lembra que o Bosque é patrimônio ambiental público, vital para a flora e fauna existentes na mata nativa e no zoológico municipal, que precisa ser revisto tanto em conceito quanto em infraestrutura e localização. Quanto ao valor imobiliário, o dirigente ressalta que o local não pode sobrepor à importância do valor ambiental e natural. “Inserir esta área ao empreendimento privado é tirar do cidadão uberabense o direito de usufruir um bem-comum e restringir seu acesso ao comprador do imóvel, caso se concretize tal negociação”, diz.

Ele lembra ainda que a então gerente executiva da UGP do “Água Viva”, Ana Luiza Bilharinho, em 2009, alertou sobre a nascente localizada no Bosque, que estaria sumindo abaixo da pista, ressaltando a necessidade de uma atenção maior da Secretaria de Meio Ambiente. “A matéria tratava sobre espelho d’água previsto no início do Parque da Cidade, oriundo da nascente citada. Portanto, o assunto é sério, complexo e merece maior atenção das autoridades”, lembra.

Cacá destaca que os animais estão se refugiando, cada vez mais, nas áreas verdes urbanas em decorrência da destruição de seu habitat, “com anuência e omissão de certas autoridades políticas”. E defende a aquisição de novos parques Unidades de Conservação (UC), sem que o município abra mão daquelas já consolidadas.

2 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Cacá, solidariedade a luta pela manutenção do carácter público do bosque: verdes matas, vida verdejante - patrimônio da humanidade e do por-vir...
Abraços com carinho, jorge bichuetti

Anônimo disse...

Parabens Presidente do Partido Verde de Uberaba !
O Partido verde tem em seu estatuto a luta pela causa ambiental é o unico PARTIDO POLITICO aqui no BRASIL que tem objetividade e compromisso ambiental .
Esta situação me faz lembrar da votação do codigo florestal ,
Marcos Montes, Paulo Piau, Aelton Freitas passam por cima da opinião publica para representar uma classe de produtores rurais enquanto isto 78% da população Brasileira quer a manutenção do codigo Florestal ANISTIA JAMAIS ! REDUÇÃO DAS APPs JAMAIS!
Nosso Querido Prefeito Anderson Adauto acho que esta recebendo aulas do querido Deputado Federal Marcos Montes , Paulo Piau Aelton Freitas pois tambem esta passando por cima da opinião publica Uberabense com relação a venda deste imovel 80% da população nao quer a venda do imovel .
O QUE ELES POLITICOS REALMENTE REPRESENTAM ISTO É DEMOCRACIA ? ESTES POLITICOS CITADOS ACIMA DEVERIA CONSULTAR NÓS BRASILEIROS NO QUAL SOMOS PROPRIETARIOS DESTES IMOVEIS . BIODIVERSIDADE BRASILEIRA E BOSQUE JACARANDÁ ...
Celso PROVENZANO

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.