domingo, 29 de maio de 2011

“ABRAÇO AO BOSQUE” Manifesto de apoio de iniciativa popular-Assine

Diante das recentes informações veiculadas pela imprensa, mostrando a intenção de venda do Bosque “Parque Jacarandá” para a iniciativa privada, assumida pelo Prefeito, que depois recuou na proposta, os cidadãos uberabenses, vem endossar o repúdio à venda da área verde citada, bem como solicitar outras providências.

O Bosque Jacarandá é um patrimônio ambiental público, fundamental para a sociedade uberabense, e vital para a flora e fauna existentes na mata nativa e no zoológico municipal, que precisa ser revisto, este último, tanto em conceito quanto em infra-estrutura e localização.

Quanto ao valor imobiliário do bosque ele não pode sobrepor-se ao valor ambiental e natural. Inserir esta área ao empreendimento privado é tirar do cidadão uberabense o direito de usufruir um bem comum e restringir seu acesso ao comprador do imóvel, caso se concretize tal negociação.

O “descaso” com o bosque vem sendo divulgado há vários anos pela imprensa local e em redes sociais.

Este momento de indignação da comunidade uberabense, que aconteceu de forma espontânea, nos leva também a questionar e repensar os cuidados, manutenção ou revitalização da Mata do Ipê, Mata do Carrinho, Piscinão, Univerdecidade, praças, entre outros.

Uma política para as áreas verdes do município sejam rurais ou urbanas, como o cinturão verde, já proposto em lei, assim como o uso e ocupação do solo de modo sustentável e em harmonia com a natureza, parques naturais, áreas de preservação permanente e ambiental, corredores ecológicos interligando propriedades rurais, reservas legais, e programas de incentivo à preservação do cerrado, carecem de apoio e fiscalização.

Vale lembrar que os animais estão se refugiando, cada vez mais, nas áreas verdes da cidade, em decorrência da destruição de seu habitat natural, por falta de uma política sustentável que respeite o meio ambiente.

É importante sim, a aquisição de novas áreas verdes, bem como a criação de novos parques e UCs – Unidades de Conservação, sem, no entanto abrir mão daquelas já consolidadas.

Finalizando, qualidade de vida passa necessariamente pela inter-relação Homem e Natureza, crescendo, em âmbito mundial, a consciência pelo desenvolvimento sustentável e agregação de valores aos recursos naturais e da biodiversidade, como premissa de uma sociedade evoluída. Resta saber se em âmbito municipal esses mesmos valores estão sendo respeitados ou menosprezados.

Uberaba, 28 de maio de 2011

Obs: Mais de 270 assinaturas foram colhidas, e serão em breve divulgadas nesta postagem

2 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Cacá, este eu assino com o coração... Um bosque lindo que traz a vida chamando para um jeito singelo de viver.
abraços ternos, jorge bichuetti

Anônimo disse...

Quero deixar meu manifestado meu repudio a um episodio que aconteceu na nossa manifestação em favor da vida do bosque jacarandá. O senhor Carlos Nogueira ex-Secretario de Meio Ambiente quando tiver oportunidade de falar em publico pense bem antes de falar asneiras pois esta manifestação é uma manifestação ecologica e nao somente politica.
Um absurdo e nao tem sentido o Carlos Nogueira falar de Marcos Montes sabendo-se que este Deputado se vendeu para os Ruralistas um Deputados que votou em favor da degradação ambiental votou em favor da anistia dos criminosos do verde e agora vem falar dentro do Bosque de Preservação com nome de Marcos Montes tenha paciencia né !!!
Não faz sentido algum este cidadão Carlos Nogueira que é da Executiva do PV falar de Marcos Montes um absurdo esta cara nao se preocupa com o PV esta cara se preocupa com seu proprio umbigo . Assessor direto do Marcos Montes nao pode fazer parte da EXECUTIVA DO PV foi por isto que pedi para retirar do Partido Verde , Volto a Escrever Presidente do PV Uberaba o PV agora nao precisa de sobrenomes precisa sim do apoio da populaçao depois sim podemos procurar os sobrenomes importantes para nossa sigla partidaria ... Quero deixar tambem manifestado que foi um grande prazer de ver aquela pequena massa de gente lutando reivindicando no meio ambiente , Parabens Carlos Perez , Israel , Marco Antonio, Escoteiros ,Renato Muniz e familiares ,ambientalistas radicais ou não faleu pela presença de todos ! Como faço para participar deste abaixo assinado ! Pois tive que sair antes e nao deu para assinar ....Celso PROVENZANO

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.