domingo, 30 de janeiro de 2011

TODOS CONTRA ALDO REBELO


Diante da tragédia instalada no Rio de Janeiro, o ministério do Meio Ambiente (MMA) finalmente decidiu agir. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada hoje mostra que a ministra Izabella Teixeira e técnicos da pasta preparam uma proposta com mudanças ao projeto que altera o Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e que está em discussão no Congresso Nacional.

A proposta do MMA deve contemplar mudanças, inclusive em relação às áreas urbanas, para evitar que tragédias como as da semana passada no Rio se repitam.

Na contramão dos acontecimentos, o relatório de Aldo, aprovado no ano passado por uma comissão da Câmara dos Deputados, permite a ocupação de áreas de preservação permanente onde hoje é proibido qualquer tipo de construção.

As maiores tragédias no Rio de Janeiro foram registradas justamente em áreas de preservação permanente, ocupadas irregularmente, como topos de morro, encostas e várzeas, e que serão liberadas para moradia caso o texto de Aldo seja aprovado pelo plenário do Congresso.

Também desfavorável a Aldo, a procuradora Sandra Cureau, do Ministério Público Federal, anunciou que se o texto que altera o Código for aprovado em plenário, entrará com ação de inconstitucionalidade. Cureau disse que tentou explicar ao deputado neo-ruralista “que liberar essas áreas gera riscos enormes à segurança", mas não o convenceu.

O governo também resolveu se manifestar e planeja mudar a lei de uso do solo e apresentar ao Congresso, em fevereiro, um pacote emergencial. Segundo o vice-presidente Michel Temer, a meta é fazer um "impedimento muito radical" de ocupações em morros, decisão que conflita diretamente com o texto de Aldo, que prevê a liberação dessas áreas para construção.

Até o deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR), ex-ministro da Agricultura, está contra Aldo. Stephanes, que votou a favor do relatório, agora defende a mudança do texto para que fique claro que a mudança do Código, caso seja aprovado, não interfira nas ocupações urbanas.

Fonte:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/todos-contra-aldo/blog/32498#addcomment

2 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Sou filho das matas... Que o Rabo das aldeias nos querem tirar..
Verde que te quero verde,
amor a vida e as florestas.
Jorge

Anônimo disse...

Escrever sobre Aldo Rebelo é escrever sobre um Nordestino que nao teve qualidade de vida na infancia nao sabe o prazer de nadar em um rio limpido nao sabe desfrutar das frutas do cerrado ou das sombras da mata atlantica nao sabe apreciar a beleza do pantanal Aldo Rebelo é um nordestino que sofreu com a seca no interior do nordeste . O dia que este cidadão tiver a oportunidade de nadar , comer uma frutas do cerrado ou apreciar o amanhacer no pantanal com certeza terá outro discurso com relaçao a meio ambiente . Aldo Rebelo é mais um Brasileiro que nao sabe o que é qualidade de vida um homem que tem carne (massa) mas nao tem alma
Celso PROVENZANO

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.