terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Adriano Magalhães é o novo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais

Secretário quer reestruturação
Adriano Magalhães pretende reforçar a fase de licença prévia na sua gestão
Publicado no Jornal OTEMPO em 10/01/2011
ANA FLÁVIA GUSSEN
GOVERNADOR ANASTASIA E SECRETÁRIO ADRIANO MAGALHÃES
FOTO: GIL LEONARDI/SECOM MG
Elogios. Adriano Magalhães destacou os resultados obtidos pela administração anterior da pasta
Recém empossado no comando da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o engenheiro Adriano Magalhães adotou um tom de continuidade em seu primeiro discurso. Tido como uma das indicações técnicas do governador Antonio Anastasia (PSDB), Magalhães afirmou que sua prioridade será terminar a reestruturação administrativa iniciada pelo ex-secretário José Carlos Carvalho.
"A intenção é dar continuidade aos bons programas desenvolvidos na gestão do secretário José Carlos Carvalho e aperfeiçoar o que for necessário", afirmou. De acordo com ele, um planejamento estratégico está sendo elaborado, em que estará prevista a requalificação dos quadros da Semad, com destaque para mudanças no Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).
Durante seu discurso de posse, Magalhães chegou a declarar que irá implantar "um sistema hierárquico vertical" para acabar com a corrupção no Sisema. Tal declaração gerou polêmica entre os servidores. Ao ser questionado sobre o assunto, o secretário preferiu não dar declarações polêmicas e até elogiou a administração passada. "A gestão anterior foi marcada por avanços extraordinários. Minas é atualmente o Estado que ostenta os melhores indicadores ambientais do país", disse.
Mas ele pontuou como principais desafios de sua pasta o combate ao desmatamento e aos incêndios florestais e melhorias na regulamentação ambiental.
"Precisamos reforçar a fase de licença prévia e melhorar a gestão dos recursos hídricos", disse, sinalizando a necessidade de agilizar o processo de licenciamento ambiental.
Ex-assessor do governador Antonio Anastasia (PSDB), o engenheiro assume uma pasta que tem sob seu poder órgãos ambientais que contam com um orçamento de R$305 milhões previstos para 2011. Estão sob o comando da secretaria o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas. Segundo o secretário, as negociações em torno dos nomes que irão presidir as estruturas ainda não terminaram.
Demandas
. Adriano Magalhães vai comandar uma secretaria que tem como objetivo desenvolver políticas públicas ambientais e gerir o meio ambiente do segundo maior Estado do Brasil, com grande potencial hídrico e mineral. Antes mesmo de ter seu nome vinculado à secretaria, um abaixo assinado com as principais demandas do Estado foi entregue ao governador Antonio Anastasia (PSDB) pelos ambientalistas mineiros.
Na lista estão a unificação do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho stadual de Recursos Hídricos, ações que gerem celeridade nos processos de licenciamento e a maior participação da sociedade nas decisões da pasta.
Coordenador do projeto Manuelzão, Rogério Sepúlveda reforçou como principal crítica do setor ambiental ao governo a divisão entre a legislação ambiental e das águas. Para ele são duas leis que deveriam ser trabalhadas em conjunto e não separadamente.
"São temas intimamente ligados e que precisam ser tratados assim", afirmou o ambientalista.
A recuperação completa da bacia do Rio das Velhas é uma das metas da secretaria para 2014. O primeiro compromisso é a recuperação da região mais degradada da bacia, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesse trecho será implantada também a coleta seletiva de resíduos.

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.