segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A reeleição da destruição

A natureza é nossa primeira e eterna inspiração, espero que não seja a última.

Se a educação ambiental, a educação em seus aspectos mais amplos, fosse realmente prioridade em nosso país, as pessoas compreenderiam a importância do meio ambiente, da mãe terra, da sustentabilidade, da biodiversidade, das culturas nativas, enfim, da vida, e certamente não teríamos esses verdadeiros algozes da natureza sendo reeleitos, para tristeza de todos nós brasileiros e do planeta.

De que adiantou o governo Lula investir nas universidades públicas, se elas próprias foram usadas pelos lobbystas ruralistas para promoverem suas "audiências públicas" fraudulentas e criminosas, e sem nenhuma resistência dos "universitários"?

O ensino também está a serviço do capital e dos modelos tirânicos de sociedade.
Quando participo de atividades pedagógicas e artísticas para adolescentes, fico imaginando o que será de nós.
Raríssimos são aqueles que demonstram uma maior sensibilidade e preocupação com a natureza e com o que estamos fazendo com nosso planeta.
Vejo mentes brilhantes sendo engolidas pelo sistema produtivo capitalista sem o menor constrangimento.
Nossa geração, que tanto lutou pela liberdade, justiça inclusive a ambiental, ética, espiritualidade, e outros princípios fundamentais para a humanidade, hoje, em sua maioria, está em cargos públicos ou privados fazendo exatamente aquilo que tanto foram contrários.

Vejo grandes amigos de sólida base cultural com especializações acadêmicas e até mestrados, defenderem as mudanças no Código Florestal e se esconderem atrás de seus cargos e suas benesses.
O que cobrar então de políticos distantes de nós ambientalistas e até adversários nossos?

O congresso nacional acolheu novamente personagens do mensalão e destruidores do Código Florestal, e trouxe novos personagens que simbolizam o deboche da política nacional, como é o caso de Tiririca, e ainda por cima defendido por Lula, ironizando sobre as autoridades que pediram uma comprovação de alfabetização do candidato eleito. Que belo exemplo Lula, somado ao desestímulo à leitura de quem, segundo ele próprio, não consegue chegar ao final de um livro. Sendo assim, está tudo certo então. Os políticos são realmente os autênticos representantes do povo brasileiro, que não lêem, não questionam, não fiscalizam seus candidatos.

A continuar esse modelo educacional pragmático que visa o vestibular, jamais teremos cidadãos conscientes, apenas números para engrossar as estatísticas ortodoxas do poder.

Há muitos anos, ao final das eleições, nem me sinto feliz, nem me sinto frustrado. A realidade política está tão distante de meus sonhos e ideais que já não projeto espectativas. Vivo em um mundo paralelo de sonhos. Nunca imaginei que a realidade pudesse ser mais monstruosa do que os pesadelos que cheguei a imaginar. Talvez por isso, alguns dizem que estamos literalmente no inferno. Talvez isso explique o aquecimento global. O mundo externo reflete nosso mundo interno. Ou muda-se então, a essência do pensamento e da alma humana ou corres-se atrás do prejuízo, se houver pernas.

Abraços a todos.
Cacá Perez

Um comentário:

Anônimo disse...

Vivemos em um SISTEMA POLITICO fraudulento e corrupto tanto a esquerda de Dilma como a Direita de SERRA não serve como parametros de decencia e honestidade esta tal DEMOCRACIA ou podemos dizer hipocrisia já esta sendo convertido em numeros ou em votos este regime politico no qual vivemos aos poucos vem sendo destruido por votos NULOS BRANCOS E ABSTENÇÕES prestamos atençao na quantidade de abstenções no segundo turno para Presidencia da republica 21% dos votos = 28 milhoes de votos ! vejamos os votos brancos e nulos mais de 6% de votos que somam mais ou menos 7 milhoes de votos .
Gente!!! para que possamos mudar esta situaçao basta fazer isto !Basta deixar de engolir politicos que nao fazem nosso perfil e votemos sim NULO ! Meios de comunicação deste País tem medo da represaria comercial com relaçao a tais manifestações em favor do voto NULO . Sou Brasileiro 40 anos educador ambiental e ambientalista e posso escrever com convicção que foi um grande prazer votar NULO nestas ultimas eleições pois até entao era induzido a engolir tais candidatos que nao faziam meu perfil .Agora para ter meu voto tem que ter meu perfil . Parabens a estes 27% de votos em brancos nulos e abstenções estamos mostrando a estes restantes de Brasileiros que não temos obrigaçao de engolir que seja Serra ou Dilma . foram mais de 29 milhoes de Brasileiros que de alguma forma mostrou seu repudio a esta vergomha que chamamos de DEMOCRACIA .... Foram mais de 25 milhoes de Brasileiros que aprenderam de fato a mostrar sua cidadania . BRASILEIROS TEMOS SIM QUE APRENDER A VOTAR NULO ...SOMENTE DESTA FORMA IREMOS FAZER OU CAUSAR MUDANÇAS REAIS NESTE PAÍS ....
Grande abraço a todos que algum DEUS SALVE ESTE PAÍS.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.