terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pedreira de Lea será desativada em dois meses-JM



Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, já dizia o ditado. E foi assim que o movimento ambientalista conseguiu mais uma vitória para o meio ambiente e a comunidade uberabense. Porém, poucos se lembram daqueles que verdadeiramente se empenharam e denunciaram mais esse crime ambiental ao Ministério Público Estadual. Mas vamos olhar para a frente, pois a demanda é grande. Agora é ficar de olho na recuperação da área degradada e fiscalizar. Fica porém a lição: Ter o poder não significa estar com a razão e impor sua vontade. Ter o poder significa representar a comunidade, ouvi-la e priorizar o bem comum, que é social e ambiental.

A seguir, matéria do JM online:

"Promotoria e Secretaria do Meio Ambiente se reuniram na semana anterior, e de acordo com planejamento apresentado pelo município, a Pedreira de Lea será desativada em aproximadamente 60 dias. Nesse período começará a funcionar o novo depósito de resíduos sólidos, ao lado do atual aterro sanitário.

A Secretaria de Meio Ambiente apresentou ao promotor Carlos Valera o plano de trabalho. Segundo o promotor, uma empresa de Ribeirão Preto será responsável pelo depósito de resíduos sólidos, inclusive já adquiriu a área. “O local será ao lado do aterro sanitário, no prazo máximo de 60 dias já vai estar em atividade e a Pedreira de Lea será desativada. Para assim a Secretaria começar a recuperar a área”, ressalta.
Já foi definido com a Secretaria o Plano de Recuperação da área degradada, onde um técnico vai elaborar ações para recuperar o local. “No geral essas ações de recuperação levam de 6 meses a um ano. Quanto à nova área, já foi autorizada pelo órgão de defesa do Meio Ambiente estadual, e há informações que esta semana começa a preparação com a terraplanagem”, completou o promotor Carlos Valera.

No primeiro momento será apenas o depósito de resíduos sólidos da construção civil, mas segundo a promotoria, em um segundo momento será elaborado um plano para outro aterro, mas que requer mais tempo de elaboração."


Um comentário:

Anônimo disse...

ATENÇÃO AMIGOS AMBIENTALISTAS !
A desativação da Pedreira de léia tambem tras muita preocupação para nós ambientalistas que conhecemos aquele grave crime ambiental , Volto a escrever nao basta somente desativar , PRESTAMOS ATENÇÃO !estes mesmos tecnicos do meio ambiente da Prefeitura foram os que escolheram o local para fazer o despejo de lixo organico e inorgancio , agora estes mesmos tecnicos vai elaborar ações corretivas isto é um absurdo ? Pergunto a todos UBERABENSES , PODEMOS CONFIAR NESTES TECNICOS DE MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA ? Podemos confiar nas açoes do MPMA de Uberaba pois sabendo do local nao teve o trabalho ou nao houve a preocupação de visualizar o local e buscar um tecnico particular e assim tirar suas conclusões finais Povo Uberabense nao precisa ser tecnico para tirar uma conclusão lógica , visualizando o local mostra a logica que é um local protegido por lei pois esta proximo menos de 20 metros dos recursos hidricos ponto extrategico para o abastecimento da cidade e mesmo assim passaram por cima de tudo isto passaram por cima de varias leis ambientais . Fora outros impactos ambientais como uma construçao de uma estrada dentro de uma RP aonde existia mihares de micos saguis aonde dezenas foram atropelados por motoristas caçambeiros quero saber quem vai se responsabilizar pelas mortes destes micos saguis ? Outro impacto ambiental para construir esta estrada nao houve a preocupaçao ou um manejo contra enchurradas e com isto grandes enchurradas levaram sedimentos da estrada para o corrego do lageado quase assoreando seu leito e ai quem vai responsabilizar por isto ? Povo de Uberaba tenho foto que compromete esta recuperação pois abaixo de toda esta terra jogada por cima existe mais de um metro de meio de puro lixo organico e inorganico putrefação para todos os lados quero saber como vai ficar a situação quando chuver e nesta chuva existir enchurradas em cima e embaixo de todo este impacto ambiental existe uma inclinaçao para com o corrego do lageado isto quer dizer toda esta chuva a terra vai absorver e abaixo da terra esta agua de chuva entrará em contato com esta podridao de um metro e meio e assim por meio de inclinação toda este lençol de agua podre ou podemos dizer chorume terá seu destino final o corrego do lageado . NÃO PODEMOS ADMITIR ISTO QUERO SABER COMO A PREFEITURA VAI RESOLVER ESTA SITUAÇÃO . Vai impermeabilizar a pedreira de léia ? toda chuva entrará em contato com um metro e meio de podridão e sua vazão será o corrego do lageado ... NÃO EXISTE SOLUÇÃO OU ENTAO VAMOS GASTAR MUITO PARA SOLUCIONAR ISTO ... Tudo isto por falta de um comprometimento ambiental pois chegaram estes mesmos tecnicos e simplesmente avaliaram o local e pronto aqui iremos fazer nossa PRIVADA A PRIVADA DO POVO UBERABENSE ...
Estaremos cobrando da Prefeitura com a ajuda dos meios de comunicação para uma audiencia publica informando da aplicaçao deste projeto pois volto a escrever aquele local nao tem mais soluçao se caso tem não será uma solução barata , a Prefeitura terá obrigaçao de apresentar a populaçao o projeto de recuperação antes da aplicaçaõ do projeto na area . Pois tenho certeza absoluta que será um trabalho PALIATIVO . Assim basta apenas injetar mais cloro e fluor na captaçao de agua do codau para que a população fique imune a mais uma poluição no rio Uberaba fora os lançamentos de esgoto in natura acima e abaixo da captação . POVO DE UBERABA não acreditem na agua do codau ...
Celso PROVENZANO

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.