segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carta aberta a Dilma e Serra - Marina/PV

Fonte: Blog da Marina
Postado em 17/10/2010 por Equipe Marina
Em carta aberta a Dilma e Serra, Marina destaca riscos do atraso político

Ao final da Plenária Nacional do PV, a senadora Marina Silva, ex-candidata do partido à Presidência da República, leu carta aberta destinada aos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para apresentar seus argumentos em defesa de um posicionamento independente no segundo turno da eleição presidencial.

“Quero afirmar que o fato de não ter optado por um alinhamento neste momento não significa neutralidade em relação aos rumos da campanha. Creio mesmo que uma posição de independência, reafirmando ideias e propostas, é a melhor forma de contribuir com o povo brasileiro”, afirmou Marina.

No documento, a senadora chamou a atenção para a história republicana do Brasil: “Vemos que ela é marcada pelo signo da dualidade, expressa sempre pela redução da disputa política ao confronto de duas forças determinadas a tornar hegemônico e excludente o poder de Estado. Republicanos X monarquistas, UDN X PSD, MDB X Arena e, agora, PT X PSDB”.

“Há que se perguntar por que PT e PSDB estão nessa lista. É uma ironia da História: dois partidos nascidos para afirmar a diversidade da sociedade brasileira, para quebrar a dualidade existente à época de suas formações, se deixaram capturar pela lógica do embate entre si até as últimas conseqüências”, afirmou a ex-presidenciável.

Marina relembrou que ambas as legendas, ao rejeitarem o modelo de federação de oposições ao regime militar que era o MDB, “enriqueceram o universo político brasileiro criando alternativas democráticas fortes e referendadas por belas histórias pessoais e coletivas de lutas políticas e de ética pública”.

“Agora, o mergulho desses partidos (PT e PSDB) no pragmatismo da antiga lógica empobrece o horizonte da inadiável mudança política que o país reclama. A agressividade de seu confronto pelo poder sufoca a construção de uma cultura política de paz e o debate de projetos capazes de reconhecer e absorver com naturalidade as diferentes visões, conquistas e contribuições dos diferentes segmentos da sociedade, em nome do bem-comum”.

A senadora fez questão de ressaltar o conservadorismo de legendas que surgiram com objetivo transformador. “Paradoxalmente, PT e PSDB, duas forças que nasceram inovadoras e ainda guardam a marca de origem na qualidade de seus quadros, são hoje os fiadores desse conservadorismo renitente que coloniza a política e sacrifica qualquer utopia em nome do pragmatismo sem limites.”

Ao analisar o resultado do primeiro turno da eleição presidencial, Marina diz que as urnas trouxeram “uma reação clara a esse estado de coisas, um sinal de seu esgotamento. A votação expressiva no projeto representado por minha candidatura e de Guilherme Leal sinaliza, sem dúvida, o desejo de um fazer político diferente”.

“Se soubermos aproveitá-la com humildade e sabedoria, a realização do segundo turno, tendo havido um terceiro concorrente com quase 20 milhões de votos, pode contribuir decisivamente para quebrar a dualidade histórica que tanto tem limitado os avanços políticos em nosso país”, disse.

Sobre a oportunidade criada pelo segundo turno, a senadora diz a Dilma e Serra que lhes foi dada a chance de “liderar o verdadeiro nascimento republicano do Brasil”.

A respeito do apoio dos eleitores evangélicos, Marina afirmou que não usou sua vinculação à fé cristã evangélica como “arma eleitoral”.

Os exemplos de cristãos como Martin Luther King e Nelson Mandela e do hindu Mahatma Ghandi mostram que é possível fazer política universal com base em valores religiosos, lembrou. “São inspiração para o mundo.”

Por fim, Marina apela a Dilma e Serra que “reconheçam o dano que a política atrasada impõe ao país e o risco que traz de retrocessos ainda maiores. Principalmente para os avanços econômicos e sociais, que a sociedade brasileira, com justa razão, aprendeu a valorizar e preservar”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa estamos com um DIAMANTE na POLITICA BRASILEIRA ! MEU VOTO NÃO FOI PARA O PARTIDO VERDE , MEU VOTO FOI PARA MARINA SILVA quantas vezes atraves da internet buscava informar a todos que este REGIME POLITICO é um regime de falcatruas e trapaças tanto o LEGISLATIVO EXECUTIVO e JUDICIARIO seria uma MAFIA QUE TINHA POR FINALIDADE USURPAR A ESPERANÇA DE TODOS NÓS BRASILEIROS ! Agora esta aparecendo uma LUZ NO FIM DO TUNEL DA POLITICA BRASILEIRA (MARINA SILVA) ela esta dentro de um UMBRAL(POLITICA BRASILEIRA) envolvida com todo tipo de gente canalha, vendiveis , desonestos mercenarios da Patria Marina Silva vem demostrar a populaçao Brasileira que é possivel sim acreditar na decencia NA VERDADEIRA FACE DE FAZER POLITICA SOCIO AMBIENTAL .Marina esta mostrando que é possivel sim votar NULO se voce nao faz perfil com SERRA por que votar no SERRA se nao faz perfil com DILMA por que votar na Dilma ! Votemos NULO sim senhor ! Meu voto tem qualificaçao meu voto tem validade se não tenho candidatos que fazem meu perfil VOTO NULO pois nao sou obrigado em votar em RURALISTA e OPORTUNISTA !
PARABENS MARINA SILVA assim estaremos LIMPOS encaminhando para proximas ELEIÇOES 2014 .Agora só falta estas tranqueiras do DEMOCRATAS ,PT PMDB PR afiliarem no PV temos nós do PV que buscar agora não QUANTIDADE E SIM QUALIDADE .... CUIDADO PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE DE UBERABA TEM MUITA GENTE AQUI NA POLITICA UBERABENSE QUE NÃO VALE UM PALITO DE FOSFORO ACESSO . PARA ENTRAR NO PV TEM QUE SER AMBIENTALISTA !
Celso

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.