sábado, 9 de outubro de 2010

O Maniqueísmo nas eleições está fora de moda

Pessoas empunhando bandeiras de várias cores, gritando, pulando... e não é um jogo de futebol.
Ser fanático por um time desde criancinha e defender suas cores até faz parte da identidade cultural de um povo. O que não dá pra admitir é o fanatismo político.
Deveríamos defender princípios e valores, ética e justiça, sustentabilidade e dignidade, e não nomes e siglas, símbolos e cores.
Fui militante do PT por 25 anos e secretário de diretório municipal. Reconheço que acabamos esquecendo certas idéias e princípios para lutar por espaços políticos, nos iludindo que isso fará alguma diferença, como se fôssemos algum mártir ou salvadores da pátria. Simplesmente ridículo.
Conceitualmente imaginava que o PT fosse socialista enquanto o PFL e PMDB estivessem mais na linha capitalista. Depois veio o PSDB, dissidente ala de esquerda do PMDB. Enquanto isso a tendência "Articulação" do PT veio aos poucos como um trator passando por cima das idéias contrárias à ela. O PT foi se tornando um partido de gabinete e de coronéis. Isso antes do Lula eleger-se presidente. Para minha surpresa o Zé Dirceu, em entrevista, diz que o PT não é socialista, e que apenas uma minoria eram solidários ao marxismo (quase caí duro pra trás)...Com isso foram criados partidos formados basicamente por essas tendências internas do PT que a "Articulação" de Lula José Dirceu e tantos outros, desarticulou.
Uma de minhas últimas atitudes como petista foi votar no Plínio de Arruda Sampaio para presidente nacional do PT. Ele perdeu para o Berzoini, em pleno escândalo do mensalão. E ainda hoje existem petistas que consideram tudo isso uma "armação da direita".
Direita? Esquerda? O PT era contra o neoliberalismo do PSDB. O governo Lula no entanto continuou o processo neoliberal de FHC. Programaticamente falando o PT e o PSDB, no poder, são como irmãos gêmeos. O Lula, obviamente, é mais popular que FHC, mas seus programas sociais são fusões de programas do governo neoliberal que o PT tanto combateu. FHC se inspirou também em programas de prefeituras do PT. Ou seja, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Não se esqueçam de Itamar Franco, que deu a base da política econômica atual, que FHC ajudou a implementar e Lula, maduramente, continuou.
Essa tentativa de comparar governos é o mesmo que tentar valorizar mais o fruto do que a árvore e a semente. Lula se beneficiou de entrar no poder no final de um processo neoliberal de sangrias sociais impostas pela globalização e maior participação do capital privado na economia nacional.
O que precisamos discutir são os princípios que nortearão as políticas públicas nacionais, independente de seu gestor, e não se este ou aquele, esta ou aquela é mais ou menos, isso ou aquilo.
Não tenho dúvidas quanto à capacidade administrativa, nem de Serra, nem Dilma. Apoiei Plínio mas votei em Marina. O recado foi dado. 1/5 dos eleitores mostraram a importância de um programa de governo sustentável, que tanto PT quanto PSDB deram pouca importância e até viraram as costas, em muitas situações. A transposição do Rio São Francisco, a Usina de Belo Monte, a invasão da cana-de-açúcar no sudeste, a desestruturação do IBAMA, o desprezo por licenças ambientais e imposição de UHs, PCHs e tantos outros exemplos estão aí de verdadeiros crimes ambientais amparados por governos tanto do PT quanto do PSDB e seus aliados.
O que posso desejar e esperar é que, seja Dilma ou Serra, que eles respeitem os Comitês de Bacia, as legislações ambientais e não sejam escravos do capital e de suas garras gananciosas sem escrúpulos. Caso contrário, tanto faz votar em José ou Maria, o Brasil vai continuar sendo colonizado por si mesmo, explorado por seus próprios representantes, espoliado por seus próprios "empresários", enganado por sua própria gente.
Acorda Brasil!

por Carlos Perez
Voz do Cerrado

2 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querido Cacá, nunca me agradou o maniqueísmo, nem penso que podemos avaliar secundados pela herança judaico-cristã da culpa e do ressentimento.
Inegavelmente, o PT carrega erros e equívocos que o desvituou da sua condição de partido de classe, de massas, e de base.
A luta interna e a burocratização não fatos inegáveis, como o é a sua desistência de se definir como um partido socialista.
Penso, porém, que ele não se enquadra num definição de partido neoliberal: rpivatização, desmprego, estado mínimo e submisssão ao estado bélico do império.
Teve no governo Lula políticas sociais de resgate da cidadania e de construções solidárias. Democratizou o ensino superior e não descolou do bloco bolivarista que hhoje representa na América Latina uma possibilidade de transformação social clara e efetiva.
Entre Serra e Dilma, sem maniqueísmo; mas com consciência histórica do processo de luta no país, a mim , me parece claro e innsurgente o apoio a Candidatura petista.
... Um diálogo, uma opinião que a tenho entre o sonho e a luta, numa caminhado onde no horizonte mora o alvorecer de um novo tempo: uma nova Terra, um povo-por-vir.. abraços jorge bichuetti

Cacá SANKARI disse...

Obrigado Jorge por sua valorosa contribuição.
Houve avanços no governo Lula, sim. Porém o desrespeito às instâncias democráticas e à sociedade civil, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, foi de uma monstruosidade peculiar aos governos totalitaristas e fascistas.
Construir obras passando por cima de legislações e Estudos de Impactos ambientais é um ato de tirania.
Não é por acaso que a Marina Silva se desligou do PT.
Olhe para os aliados do PT. São velhos coronéis da direita, ressuscitados.
Veja quem está à frente da campanha petista, seja no município, no estado ou na federação.
A "Articulação" finalmente encontrou seu verdadeiro ninho.
Há vários anos o PT fez uma escolha: O Poder a qualquer custo.
Conseguiu. Mas não me venham querer dar uma de santo.
O sintoma mais claro do totalitarismo é que uma mesma ação tem 2 aspectos. Quando é o outro quem faz é crime. Quando sou eu é legítimo.
O debate é salutar e esclarece.
Nosso país ainda está nas fraldas, como dizia meu pai.
Os idealistas tentam justificar seus votos, seja para um ou outro, para o peso da consciência não doer tanto.
Mas convenhamos, não se vota mais por ideologia e sim por conveniência ou pragmatismo.
As massas ainda respiram o aroma de antigos impérios.
Viver sob a tutela de senhores feudais ainda está no sangue de milhões.
As massas ainda pressentem o delírio das arenas romanas.
Haja milênios...
Mas o tempo é a nossa estrada inevitável.
Abraços do amigo que o admira.
Cacá.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.