sexta-feira, 7 de maio de 2010

Uberlândia pode precisar de água do Rio Claro

Rio Claro (área de covoais cercado pelo agronegócio). Foto:Google Earth
Tenho informações de que a Prefeitura Uberlândia está solicitando ajuda à Prefeitura de Uberaba no abastecimento de água.
A proposta seria criar uma APA para o Rio Claro e o Beija Flor, e possível transposição do Rio Claro, assim como já acontece em Uberaba.
A gravidade da questão da água já não é para o futuro, é presente. Mais um motivo para intensificar os cuidados com nossas APAs-Áreas de Preservação Ambiental, nossas APPs-Áreas de Preservação Permanente, e consequentemente as reservas legais (que a cúpula ruralista quer diminuir). Mais um motivo para se rever o lixão no Jd. Espírito Santo e o descarte na Pedreira de Léa, tão próxima do córrego Lageado, afluente do Rio Uberaba. 
A água é um bem comum e não é propriedade dessa ou daquela comunidade, por isso, juntos, Uberaba e Uberlândia devem assumir posições mais sustentáveis em relação ao meio ambiente.
Prevenir é melhor que remediar, e é mais barato também. Precisamos de gestores mais sensíveis e competentes e não de iniciativas paleativas.
Maior preservação das áreas de covoais do Rio Claro; revitalização do Rio Uberaba, suas matas ciliares e respeito à sua APA; diminuir o desperdício de água; maior controle e reutilização do uso da água pelo agronegócio, são algumas medidas urgentes que devem ser tomadas, antes que seja tarde.

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.