sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lixão do Jd. Espírito Santo - MP abre novo inquérito

Foto: Israel Garcêz

Nova audiência envolvendo o lixão do Jardim Espírito Santo foi realizada com o Promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, contando com a presença do Presidente de bairro José Aparecido da Silva, da vice-presidente Ronilda Alves Silva, do ativista e responsável pela reabertura do processo Israel Garcêz, o Dr. Marco Antônio de Figueiredo representando o PV, Angelina Martins Botta representando a PMU e eu, representando o TEU e o Voz do Cerrado.
No inquérito o Promotor cita depoimento do Presidente da Associação de bairro do Jd. Espírito Santo de que "não obstante a determinação da Prefeitura, em atendimento a recomendação do Ministério Público, de que a área no Jardim Espírito Santo não mais recebesse qualquer tipo de resíduo, tal situação vem sendo sistematicamente descumprida, conforme várias fotos já ajuntadas ao inquérito civil".
A vice-presidente Ronilda relatou que vários caminhões despejam lixo de toda espécie durante a noite e madrugada, ocupando até mesmo as ruas. A combustão espontânea, derivada do metano produzido no lixão, é comumente presente também.
O PTRF-Projeto Técnico de Recuperação Florestal, executado pela PMU, não foi suficiente para mudar a situação do lixão, ficando assim determinado pelo promotor Carlos Valera: "I-requisite-se da PMU, via SEMAM, no prazo de 30 dias, que fará a correção do PTRF - projeto técnico de recuperação florestal, facultando aos interessados (ONG TEU, ONG Voz do Cerrado e ao ativista Israel) manterem contato com os respectivos técnicos para apresentarem sugestões técnicas visando à melhor forma de recuperação". 
O MP também cobrou da PMU uma maior fiscalização do local, visando coibir o descarte irregular de lixo.
O chorume, próximo ao Rio Uberaba, é outro grave problema ambiental.
A área é uma APA-Área de Preservação Ambiental, assim como a Pedreira de Léa, o que nos traz maior indignação ainda. Como se pode admitir o descarte de qualquer tipo de lixo, em área de APA?

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.