domingo, 16 de maio de 2010

Colunas de óleo espalham-se sob a superfície no golfo do México

da Associated Press
Cientistas americanos encontraram enormes colunas de óleo não só na superfície, mas também abaixo do nível do mar no golfo do México.
O óleo, que escapava predominantemente para a superfície após a explosão de uma plataforma no dia 20 de abril, também está se concentrando numa faixa que chega a 1.300 metros abaixo do nível do mar, segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Subaquática, dos EUA.

Quatro colunas foram encontradas pelos cientistas, uma das quais com cerca de 16 quilômetros de comprimento por 1,6 quilômetro de largura.
Segundo os cientistas, é possível que o afundamento do óleo se deva ao uso de dispersantes químicos. Os dispersantes têm sido usados para quebrar o óleo da superfície, numa tentativa de impedir que chegue à costa americana.

Os pesquisadores também estão testando os efeitos do óleo sobre os níveis de oxigênio na água. A presença de petróleo na água pode reduzir o oxigênio, afetando a sobrevivência de plâncton e de outros organismos que estão na base da cadeia alimentar.

Em algumas áreas, os níveis de oxigênio foram reduzidos em 30%.

Cerca de 800 mil litros de óleo são lançados no golfo do México por dia depois que uma plataforma operada pela empresa britânica BP explodiu, matando 11 funcionários.
Fonte: Folha Online
Comentário: Como é possível autorizar um empreendimento de alto impacto ambiental sem as devidas normas de segurança? E tudo isso a 1.600 km de profundidade. Imagine o pré-sal no Brasil, ainda mais profundo? Se acontecer algum acidente que segurança existe de contenção de vazamento? Qual o valor desse passivo ambiental? Nem todo dinheiro do mundo é capaz de reverter o estrago ambiental já feito. 

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.