Propostas a serem apresentadas na Audiência Pública de Transporte Coletivo do município de Uberaba, em 05 de julho de 2013.
Proposta
Geral:
Inscrição
no “Programa Cidades Sustentáveis”:
“Melhor
Mobilidade, Menos Tráfego
Geral
10.
Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os
transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade.
Específicos
10.1
Reduzir a necessidade de utilização do transporte individual motorizado e
promover meios de transportes coletivos acessíveis a todos, a preços módicos;
10.2
Aumentar a parcela de viagens realizadas em transportes públicos, a pé ou de
bicicleta;
10.3
Desenvolver e manter uma boa infraestrutura para locomoção de pedestres e
pessoas com deficiências, com calçadas e travessias adequadas;
10.4
Acelerar a transição para veículos menos poluentes;
10.5
Reduzir o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde pública;
10.6
Desenvolver de forma participativa, um plano de mobilidade urbana integrado e
sustentável”.
Propostas
específicas para o Município de Uberaba:
-Ciclovias interligando os Parques Naturais (Mata
do Ipê, Bosque Jacarandá, Mata do Carrinho, Parque das Acácias e Univerdecidade).
-Terminal Central para os ônibus coletivos com
tolerância de 40 minutos para deslocamento do passageiro fora do terminal.
-Sistema de integração total e irrestrito, tanto
para o cartão eletrônico quanto para pagamento em dinheiro, com postos de troca
e também inserção de créditos no próprio coletivo, sem prejuízo aos portadores
de cartão escolar.
-Desativação do atual sistema de cores,
discriminatório e ineficiente, obrigando o passageiro a esperar até 02 (duas)
horas o coletivo, para não pagar dobrado em linhas com a mesma cor. O direito
de IR e VIR é constitucional e o atual sistema inibe e restringe esse direito.
-Desativação do tempo mínimo para o portador do
cartão escolar. O controle dos créditos e o modo de usar do cartão cabe ao seu
portador. À empresa cabe a aferição da quantidade de créditos, e não a
imposição de seu modo de usar.
-Ampliação do uso do cartão escolar aos domingos e
feriados (já aceito pelo Prefeito).
-Recontratação do auxiliar de bordo, ajudando não
só como cobrador mas também na segurança dos passageiros, prevenindo possíveis
acidentes.
-Vedar ao motorista a função de cobrador. Além de
aumentar sua responsabilidade, esta função extra coloca em risco a segurança
dos passageiros e atrasa o tempo da viagem.
-Combate à superlotação dos ônibus, fazendo valer
o limite máximo de passageiros. Ex: Há
poucos dias contei 89 passageiros na linha Gameleira, o que é comum,
contrariando o DENATRAM, o Código do Consumidor e colocando em risco a segurança
dos passageiros.
-Equiparação da tarifa dos bairros rurais ou eixos
de desenvolvimento do município com a cidade de Uberaba. O homem e a mulher do campo é que produzem nossos alimentos e merecem
maior respeito e consideração de todos. O Prefeito e os Vereadores são do
MUNICÍPIO DE UBERABA e NÃO da CIDADE DE UBERABA. Ainda que seja subsidiada pela
Secretaria de Agricultura em forma de Bolsa Transporte Rural ou similar, valerá
a pena tal medida.
-Faixa exclusiva para ônibus nas avenidas
centrais.
-Preservação do centro histórico, como a Praça Rui
Barbosa, evitando a circulação de ônibus e veículos pesados.
-Incentivo a veículos mais sustentáveis
(bicicleta, carro e ônibus elétrico, ônibus com biocombustíveis).
-Aumentar consideravelmente a sinalização para
pedestres, principalmente a sinalização eletrônica vertical. Ex: Os cruzamentos da Avenida Leopoldino de
Oliveira com Rua Segismundo Mendes não possui sinal para a travessia de
pedestres. Até parece que a cidade foi projetada apenas para os veículos e não
para as pessoas.
-Maior fiscalização da poluição do ar, água
superficial e subterrânea, solo e subsolo, tanto na área urbana quanto na
rural, com medidas preventivas e punitivas para os infratores (indústrias,
usinas, postos de combustíveis, empresas, motoristas).
-Renovação da frota dos veículos públicos por
aqueles menos poluentes com cota de veículos elétricos e de tecnologias de
poluição zero ou baixa poluição.
-Selo Verde para as empresas que investirem em
tecnologias sustentáveis e menos poluentes.
-Fundo Municipal de incentivo às práticas
sustentáveis (Meio Ambiente, Transporte Coletivo, Cultura, entre outros),
possibilitando o repasse como subsídio para futuras desonerações e diminuição
de tarifas no transporte coletivo.
-Estudo sobre o transporte coletivo de Uberlândia
como parâmetro para a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.
Sendo só para o momento.
Atenciosamente.
Uberaba, 5 de julho de 2013
Carlos
Perez
Coordenador
do “VOZ DO CERRADO”
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