sexta-feira, 5 de julho de 2013

Propostas para uma mobilidade sustentável e uma cidade sustentável


Propostas a serem apresentadas na Audiência Pública de Transporte Coletivo do município de Uberaba, em 05 de julho de 2013.

Proposta Geral:
Inscrição no “Programa Cidades Sustentáveis”:
“Melhor Mobilidade, Menos Tráfego
Geral
10. Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade.
Específicos
10.1 Reduzir a necessidade de utilização do transporte individual motorizado e promover meios de transportes coletivos acessíveis a todos, a preços módicos;
10.2 Aumentar a parcela de viagens realizadas em transportes públicos, a pé ou de bicicleta;
10.3 Desenvolver e manter uma boa infraestrutura para locomoção de pedestres e pessoas com deficiências, com calçadas e travessias adequadas;
10.4 Acelerar a transição para veículos menos poluentes;
10.5 Reduzir o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde pública;
10.6 Desenvolver de forma participativa, um plano de mobilidade urbana integrado e sustentável”.

Propostas específicas para o Município de Uberaba:
-Ciclovias interligando os Parques Naturais (Mata do Ipê, Bosque Jacarandá, Mata do Carrinho, Parque das Acácias e Univerdecidade).
-Terminal Central para os ônibus coletivos com tolerância de 40 minutos para deslocamento do passageiro fora do terminal.
-Sistema de integração total e irrestrito, tanto para o cartão eletrônico quanto para pagamento em dinheiro, com postos de troca e também inserção de créditos no próprio coletivo, sem prejuízo aos portadores de cartão escolar.
-Desativação do atual sistema de cores, discriminatório e ineficiente, obrigando o passageiro a esperar até 02 (duas) horas o coletivo, para não pagar dobrado em linhas com a mesma cor. O direito de IR e VIR é constitucional e o atual sistema inibe e restringe esse direito.
-Desativação do tempo mínimo para o portador do cartão escolar. O controle dos créditos e o modo de usar do cartão cabe ao seu portador. À empresa cabe a aferição da quantidade de créditos, e não a imposição de seu modo de usar.
-Ampliação do uso do cartão escolar aos domingos e feriados (já aceito pelo Prefeito).
-Recontratação do auxiliar de bordo, ajudando não só como cobrador mas também na segurança dos passageiros, prevenindo possíveis acidentes.
-Vedar ao motorista a função de cobrador. Além de aumentar sua responsabilidade, esta função extra coloca em risco a segurança dos passageiros e atrasa o tempo da viagem.
-Combate à superlotação dos ônibus, fazendo valer o limite máximo de passageiros. Ex: Há poucos dias contei 89 passageiros na linha Gameleira, o que é comum, contrariando o DENATRAM, o Código do Consumidor e colocando em risco a segurança dos passageiros.
-Equiparação da tarifa dos bairros rurais ou eixos de desenvolvimento do município com a cidade de Uberaba. O homem e a mulher do campo é que produzem nossos alimentos e merecem maior respeito e consideração de todos. O Prefeito e os Vereadores são do MUNICÍPIO DE UBERABA e NÃO da CIDADE DE UBERABA. Ainda que seja subsidiada pela Secretaria de Agricultura em forma de Bolsa Transporte Rural ou similar, valerá a pena tal medida.
-Faixa exclusiva para ônibus nas avenidas centrais.
-Preservação do centro histórico, como a Praça Rui Barbosa, evitando a circulação de ônibus e veículos pesados.
-Incentivo a veículos mais sustentáveis (bicicleta, carro e ônibus elétrico, ônibus com biocombustíveis).
-Aumentar consideravelmente a sinalização para pedestres, principalmente a sinalização eletrônica vertical. Ex: Os cruzamentos da Avenida Leopoldino de Oliveira com Rua Segismundo Mendes não possui sinal para a travessia de pedestres. Até parece que a cidade foi projetada apenas para os veículos e não para as pessoas.
-Maior fiscalização da poluição do ar, água superficial e subterrânea, solo e subsolo, tanto na área urbana quanto na rural, com medidas preventivas e punitivas para os infratores (indústrias, usinas, postos de combustíveis, empresas, motoristas).
-Renovação da frota dos veículos públicos por aqueles menos poluentes com cota de veículos elétricos e de tecnologias de poluição zero ou baixa poluição.
-Selo Verde para as empresas que investirem em tecnologias sustentáveis e menos poluentes.
-Fundo Municipal de incentivo às práticas sustentáveis (Meio Ambiente, Transporte Coletivo, Cultura, entre outros), possibilitando o repasse como subsídio para futuras desonerações e diminuição de tarifas no transporte coletivo.
-Estudo sobre o transporte coletivo de Uberlândia como parâmetro para a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.
Sendo só para o momento.
Atenciosamente.

Uberaba, 5 de julho de 2013

Carlos Perez
Coordenador do “VOZ DO CERRADO”

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.