terça-feira, 23 de julho de 2013

Corte foi necessário, justifica secretaria/JU

Sandro Neves
A Secretaria de Infraestrutura informa que a área da Mata do Ipê está interditada, pois o local passa por limpeza e reflorestamento da área verde. Argumenta que está havendo poda de algumas árvores e recolhimento de galhos que estavam espalhados. Quanto às árvores cortadas, foi verificado que elas ofereciam risco de queda, o que poderia causar acidente. “No projeto será instalado o sistema de aeração da lagoa e será dado início ao Manejo Florestal, através do qual é feita uma limpeza com a retirada de galhos secos e plantas mortas e, se necessário, será feito o plantio de novas mudas. Quanto à correção de uma erosão que corta o interior da mata, a qual foi provocada pela água das chuvas, reforma dos banheiros, alambrado e bebedouros, foi feito um levantamento dos materiais que precisam ser comprados e os processos estão em trâmites para abertura de licitação”, explica.


A Secretaria de Infraestrutura esclarece, ainda, que foi feito um levantamento necessário para que possa revitalizar e entregar o parque à população. “Está prevista a construção de um muro no lugar do alambrado, a reforma nos banheiros e troca de toda a parte elétrica do horto. A Secretaria de Meio Ambiente também fará trabalho de controle populacional das espécies do parque. Os peixes que ficam nas lagoas serão trocados. As tilápias serão substituídas por carpas. Os patos também passarão por um controle populacional. Eles serão colocados em um cercado que contemplará parte da lagoa. Nos postes faltam lâmpadas e as que restaram estão queimadas”, esclarece. 

Comentário do blog.
Me chama a atenção o argumento da Secretaria de Infraestrutura: "Quanto às árvores cortadas, foi verificado que elas ofereciam risco de queda, o que poderia causar acidente". Nota-se claramente na foto do Jornal de Uberaba a integridade dos troncos, o que está em contradição com a "justificativa" da Secretaria.
Outra situação curiosa: "Os patos também passarão por um controle populacional. Eles serão colocados em um cercado que contemplará parte da lagoa". Restringir a locomoção dos patos é uma medida muito drástica e que ao invés de trazer benefício, retira. 
É um absurdo certas medidas que estão sendo tomadas na Mata do Ipê. O meio ambiente de Uberaba na zona rural está sendo literalmente destruído por falta de fiscalização e conivência do próprio poder público municipal nos últimos governos. Agora é o meio ambiente urbano que está sendo tratado desta forma? Há pouco tempo Uberaba estava em menos da metade do percentual recomendado pela ONU na relação pessoa por metro quadrado de meio ambiente, e pelo jeito querem diminuir ainda mais este vergonhoso quadro.


Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.