segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uberaba perde ex-primeira dama Isabel do Nascimento aos 68 anos - JM

Foto: Jornal da Manhã

Daniela Brito - 11/06/2012 - Jornal da Manhã


Morreu na manhã de ontem, aos 68 anos de idade, a ex-primeira dama Isabel do Nascimento, viúva do ex-prefeito e ex-deputado Wagner do Nascimento. Ela lutava contra um câncer de mama que reincidiu para outras partes do corpo. Isabel Nascimento estava internada desde o dia 22 de maio, no Hospital Dr. Helio Angotti.

Há treze anos, ela venceu um câncer de mama, diagnosticado em estágio avançado, porém, reagiu bem ao tratamento. Há pouco mais de um ano, a doença voltou e, desde então, Isabel vinha enfrentando uma série de internações para combatê-lo. A luta terminou às 7h40 deste domingo, 10 de junho.

A ex-primeira dama está sendo velada desde as 12h de ontem, na Câmara Municipal de Uberaba. O enterro está marcado para as 10h desta segunda-feira, no Cemitério São João Batista. Isabel do Nascimento deixa cinco filhos: Werner, Wagner Jr, Weber, Waisa e Otávio e duas netas, Estela e Victória.

História. A ex-primeira dama sempre esteve na vida pública ao lado do marido, Wagner do Nascimento. Enquanto prefeito (1983-1988), ele criou a Secretaria de Assistência Social e Promoção Humana – a primeira do País – nomeando Isabel como titular. Enquanto secretária, ela assumiu o Abrigo de Menores, que futuramente se transformaria no Caresami e foi presidente do Combem (hoje Probem).

Em 1992, ela disputou o cargo para prefeita em substituição ao marido, que teve a candidatura cassada, ficando em segundo lugar na disputa, eleita após várias suspeitas de irregularidades na campanha eleitoral.

Em 1994, a ex-primeira-dama tentou uma cadeira na Assembleia Legislativa, em uma dobradinha com o marido, Wagner, que disputou uma vaga na Câmara dos Deputados. Ambos não foram eleitos. Isabel Nascimento conseguiu assumir o cargo no final daquela legislatura, entrando para a história como a primeira deputada estadual mulher de Uberaba.

O casal também participou da eleição de Anderson Adauto para prefeito de Uberaba. Eleito, AA a nomeou como titular da Secretaria do Trabalho e Ação Social, a qual foi transformada em Secretaria de Desenvolvimento Social. Frente à pasta, a ex-primeira dama criou o Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Uberaba. O Suas permite a descentralização do atendimento do cidadão, facilitando o acesso aos programas assistenciais do município. Após divergências políticas, ela acabou rompendo com o prefeito, em 2007. No mesmo ano, ela ficou viúva. No dia 6 de setembro, aos 71 anos, Wagner do Nascimento faleceu, após ter sofrido um infarto fulminante, em Brasília.

Um ano depois, em 2008, filiada ao PRB, Isabel Nascimento abriu mão da pré-candidatura à prefeita, porém disputou as eleições municipais como vice na chapa majoritária encabeçada pelo ex-deputado Fahim Sawan, do PSDB. A dupla não conseguiu vencer a campanha de reeleição do prefeito Anderson Adauto.

Fonte:

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.