sábado, 16 de junho de 2012

2012 X 2014


Recentemente escrevi artigo no facebook citando a eleição presidencial de 2014 como principal motivo de apoio ao deputado Lerin, numa tentativa de trazer o PSB para uma futura aliança nacional em torno da candidatura de Aécio, o que Marcus Pestana, presidente do PSDB/Minas, vem agora confirmar, através do Jornal da Manhã deste sábado, 16 de junho.

A opção por Lerin, segundo Pestana, “decorre de uma visão majoritária de que ele poderá agregar todas essas forças partidárias”. Na prática, porém, o que vemos é o contrário. Os partidos que demonstraram apoio natural a Fahim, estão se sentindo pressionados a apoiar Lerin, e portanto, se a ideia é “agregar”, alguma coisa está errada nessa avaliação.

Qual seria realmente o motivo para o PSDB estadual abrir mão de ser cabeça de chapa em uma cidade do porte de Uberaba, e cujo candidato tucano tem ótimas chances de êxito, ainda mais levando-se em conta a situação na cidade vizinha, Uberlândia? O PSDB abriria mão das prefeituras de Minas pensando na candidatura de Aécio? Estranho raciocínio.

Ano passado, quando estava na presidência do PV, nossa executiva fez uma aproximação com a advogada Eclair-DEM, com participação também de membros da atual executiva do Partido Verde, no intuito de a lançarmos como candidata a Prefeita, vislumbrando, inclusive, possibilidades de dobradinha com Fahim-PSDB.

No entanto, na mesma semana de nossa reunião, o deputado Marcos Montes, então no DEM, anunciou na imprensa que Eclair seria a coordenadora política do Democratas, a deixando literalmente de saia justa, e jogando por terra nossas aspirações.

Não demorou muito e Eclair seria eleita presidente do DEM. E para surpresa de muitos, logo o deputado MM se desfiliaria, indo para o PSD de Kassab, que não apoia Aécio-PDSB.

Marquinhos, como articulador regional da base do governo estadual, defende então Lerin-PSB, mas apoia Piau-PMDB, e convence os tucanos da capital a irem contra Fahim-PSDB, o que enfraqueceria o ninho tucano local, atingindo diretamente o Deputado Federal e Secretário de Estado Nárcio Rodrigues-PSDB, que apoia Fahim.

Desconstruir os partidos de cima para baixo e ficar com as “cartas na manga”, seja na “situação” ou na “oposição” parece ser a grande jogada de Marquinhos, do qual respeito e tenho boa relação pessoal e familiar.

Um dado curioso, porém, é a afirmação de Pestana de que “a decisão sobre disputar ou não as eleições de outubro será exclusivamente de Fahim”, insinuando também que “naturalmente, cada partido tomará sua decisão própria em nível municipal”, ou seja, tudo ainda está em aberto.

De concreto mesmo é que o PSDB de Uberaba realizará convenção no próximo dia 22, oficializando a candidatura de Fahim.

Então teremos a confirmação oficial dos partidos que já assinaram o documento de apoio ao tucano, além de outros que estão se aliando. Resta saber se as direções desses partidos em nível estadual irão pressionar ou respeitar as decisões de suas executivas municipais. Será que teremos em Uberaba novas intervenções, dessa vez de forma coletiva?

Uma boa notícia o presidente do diretório do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos, nos deu, afirmando que está totalmente descartada uma possível intervenção do PSDB estadual, respeitando, assim, a decisão da convenção municipal.

Ao menos um bom exemplo de que a regra do jogo continua sendo o que estabelece o estatuto do PSDB e dos demais partidos, em consonância com o direito constitucional do livre pensamento.

Cacá Perez

Professor, músico, publicitário e filiado ao PSDB

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.