sexta-feira, 22 de maio de 2009

Protestos e Encontro com MINC e Funarte marcam os primeiros dias do Presidente da FCU


No dia em que os jornais noticiavam o manifesto de vários segmentos artísticos, em protesto à nomeação do novo Presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus, e por uma política cultural mais eficiente em Uberaba, acontecia no Anfiteatro do Centro Administrativo um encontro com representantes do Ministério da Cultura e Funarte, para discutir Políticas, Programas e Ações do Ministério da Cultura e outros assuntos do setor cultural.

O Presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus (representando o Prefeito), Fernanda Roqueti (representando Silvana Elias) da SEPAI, Vanessa Silva Faria da AMVALE, Aída Ferrari do MINC-MG, Mirian Lott da FUNARTE-MG, compuseram a mesa do evento.

O Hino Nacional, em vídeo, deu início à cerimônia, representando a diversidade cultural de nosso país. Em seguida, o Grupo de Viola da FCU deu um show à parte.
Artistas, agentes culturais, entidades do município e região prestigiaram o encontro. Destaque para as presenças de Beethoven e Lélia Teixeira, Virgínia (Sacramento), Lélia Bruno (Arquivo) e equipe, Lívia Queiroz (atriz), representantes do SESI, Museu do Zebu, TEU, Museu Santa Rita, entre outros.

Um dos pontos importantes e fundamentais do encontro foi sobre o Sistema Nacional de Cultura, enfatizando o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o ICMS Cultural. Até 30 de setembro é o prazo para que o Município realize sua Conferência, e possa estar apta a receber benefícios fiscais para o Setor Cultural.

Manifestei ao Presidente da FCU a importância de se implementar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, que estão no Programa de Governo de Anderson, e que dariam o suporte necessário para que a classe artística e os segmentos culturais do município possam realizar seus projetos, atendendo assim a uma demanda local, impossível de ser atendida pelas Leis de Incentivo Estadual e Federal. Destaquei também a importância de parceria entre PMU e TEU.

Relatei o encontro com a Secretária de Cultura de Uberlândia, Mônica Debs, acompanhado dos Vereadores Lourival e Godoy, onde fomos conhecer o PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura daquele município, implementado há alguns anos. Este ano os recursos chegam a 1 milhão e quatrocentos mil reais. Uma referência cultural em nossa região, que toda classe artística uberabense, tenho certeza, gostaria de ver concretizada por aqui.

Durante o debate viu-se a necessidade também, de uma Consultoria mais sistemática aos Projetos Culturais dos Artistas uberabenses, que de algum modo já vem acontecendo através da SEPAI e FCU. Porém, pode ser intensificado e divulgado com maior ênfase.

No final do evento propus à representante da FUNARTE, Mirian Lott, a possibilidade de realizarmos uma semana cultural dedicada à Uberaba, em Belo Horizonte, a exemplo do que ocorreu no mandato do Prefeito Wagner do Nascimento, com a Semana de Uberaba no Palácio das Artes, onde pude participar com o saudoso Grupo Instrumental Trem Mineiro. Seria uma oportunidade de mostrarmos a dança, teatro, música, artes visuais dos artistas uberabenses na capital do Estado. A idéia foi bem recebida por Mirian e apoiada pela atriz Cássia Magaly, do Grupo UM de Teatro, também presente no evento.

Mãos à obra, pois já perdemos tempo demais e estamos comendo poeira. Espero que com diálogo e boa vontade, encontremos caminhos e soluções para a cultura de Uberaba, respeitando a diversidade de pensamentos e manifestações, característica fundamental nas artes e na democracia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cacá!! Preste atençao meu grande amigo ficaremos batendo o quanto for possivel até nõs sangrarmos,mas o que me deixa triste é a OMISSAO desta populaçao sabemos desde da epoca colonial que nossa Uberaba numca teve e numca terá Politica voltada para o SOCIO - AMBIENTAL isto quer dizer Uberaba se continuar com esta mentalidade de Omitir a verdade a tendencia é esta de ficarmos para no tempo , algums anos Ituiutaba vai passar Uberaba, Temos sim nós lutadores da verdade da etica da moral cobrar agora na Justiça nossos Direitos pois se depender desta Populaçao estaremos dando soco em ponta de faca agora em diante minhas brigas ambientais agora vao parar na JUSTIÇA! Introduziremos a cidadania nesta cidade a força se possivel.
Celso Provenzano

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.