terça-feira, 25 de junho de 2013

E o povo foi pra rua...

Manifestantes em frente à Câmara Municipal de Uberaba

Precisa dizer mais alguma coisa?

Frase baseada em poema de Carlos Drummond de Andrade e colocada junto à sua estátua no Rio de Janeiro.

Prioridade de investimentos, lisura e transparência nos gastos públicos.

SOS Natureza. Bosque Jacarandá, Mata do Carrinho, Mata do Ipê, Parques Naturais, enfim... abandonados.

Não cabe em um cartaz mesmo....

Praça Henrique Kruger, concentração do manifesto em Uberaba. Médico e cidadão exemplar.

Investimento e apoio à cultura, sem alienação.

Nossos bosques NÃO tem mais vida.... Menos Usinas, Mais Natureza.

Junho de 2013. Certamente uma data que já entrou para a história do Brasil. O povo indignado saiu das redes sociais para as ruas, sem tutela de partidos ou organizações. Um movimento apartidário que começou pequeno lutando pela diminuição de tarifas do transporte público. Com a repressão policial e política o movimento foi se intensificando e se indignando cada vez mais.
Quem representa o povo? O próprio povo. Quem lidera esse movimento popular? O próprio povo. A democracia representativa se exauriu. Os partidos deixaram de fazer política para fazerem negócio, como diria o historiador Marco Antonio Villa. As frases pedem mudanças estruturais e não apenas pontuais. Um divisor de águas se impõe. 
Os poderosos no entanto, não entendendo o movimento, tentam desacreditá-lo com a "teoria da conspiração", "golpe de estado", "manobra da direita" e tantos outros argumentos de quem não teve humildade para aceitar os próprios erros e tentar não perder o trem da história.
Medidas paliativas não irão intimidar ou enganar mais o povo, isso é um fato. As instituições públicas com seus políticos deixaram de ser a caixa de ressonância das ruas, pois não as ouvem, ou quando ouvem, apenas ouvem. Engavetam as reivindicações ou as jogam no lixo.
"Não exite democracia sem partido", afirma o ministro Gilberto, demonstrando falta de sensibilidade diante da gigantesca mobilização nacional. Não existe democracia é sem o povo, senhor ministro. O resto a gente inventa. 
O poder subestima o povo, ironizando sua mobilização, querendo impor cartilhas de "como fazer protestos", "como fazer greve", e "quem pode fazer", demonstrando resquícios de um absolutismo não mais aceito no terceiro milênio. Se julgam donos dos movimentos populares. Como disse uma amiga: "ditadura é quando os outros me mandam; democracia é quando eu mando nos outros". Essa frase parece resumir bem o perfil de certos governantes e partidos absolutistas, senhores da verdade.
O Brasil acordou e independente dos resultados essa atitude cidadã já é em si uma grande lição e um caminho. #Vemprarua você também.


Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.