sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cacá Perez é convidado para encontro no IFTM


 
A convite da Prof. Dra. Marina Farcic Mineo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba, relatei um pouco de minhas vivências na questão ambiental e projetos culturais com abordagem ambiental.
O coordenador do curso Renato e a Professora Vera também participaram do encontro, juntamente com os alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental, Tecnólogos em Gestão Ambiental e Biologia.
A Professora Marina fez a introdução do evento, me apresentando às turmas, destacando minhas atuações no Voz do Cerrado, Teatro Experimental de Uberaba - TEU e Partido Verde-PV.
Discorri um pouco sobre a conjuntura de mercado, à qual estamos todos subjugados, onde a força do capital impera sobre os interesses comuns e do meio ambiente, patrocinando seus representantes em todas as esferas de poder.
Em consequência, corremos atrás dos efeitos danosos e graves em todos as áreas, onde a ambiental é uma das mais atingidas.
Das políticas nacionais, estaduais a questões mais locais, destaquei a forma autoritária do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, à qual sou contrário; projeto Bolsa Verde, do governo estadual, que incentiva o produtor rural a preservar APPs e reservas legais, com recursos financeiros; invasão da cana-de-açúcar, pedreira de léa, lixão do Jardim Espírito Santo em Uberaba.
Esses temas locais foram detalhados, apresentando documentos enviados ao Ministério Público Estadual e as conquistas parciais, em todas essas demandas apresentadas, frutos da mobilização da sociedade civil.
Em relação à educação ambiental disse que ainda há um grande descompasso, principalmente do executivo municipal, onde o que se diz não é o que se faz, e que é necessário avançar rumo à justiça ambiental, que é ampliar a atuação da educação ambiental para a esfera jurídica, denunciando crimes ambientais e defendendo os interesses da comunidade e do meio ambiente.
A interação com os alunos foi positiva, com várias perguntas, depoimentos, considerações.
A Professora Marina perguntou sobre como participar das ongs (Voz do Cerrado e TEU), onde minha filha e aluna do curso de Pós, Amaranta, participa, e muitos também se mostraram interessados.
Os movimentos organizados da sociedade civil é uma das ferramentas essenciais para que políticas públicas, agrícolas, agrárias, indígenas, ambientais, culturais, enfim, de cidadania efetivamente democrática, possam acontecer.
Fica aqui o espaço do nosso blog para comentários, críticas, sugestões, daqueles que participaram do encontro e de vc internauta.
Aguardo sua visita.

2 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Cacá, sempre guerreiro; vejo com alegria sua ação de produção de vida e de defesa de um nvo mundo possível.
Abraços, Jorge

Mariane Luisa disse...

Olá Cacá, sua palestra foi bem interessante...gostei de mais dela assim como todos que estavam presentes eu tenho certeza!!!
Um abraço!

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.