terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vítima de queimada no interior de SP, tamanduá-mirim pode ficar cego - G1


(Foto: Aguinaldo Marinho de Godoy/Apass)
Animal foi encontrado à beira de estrada pela polícia ambiental.
Partes mais atingidas foram as patas e a cabeça.

Um tamanduá-mirim foi a mais nova vítima das queimadas irregulares na região de Assis, a 434 km de São Paulo. O animal foi encontrado pela Polícia Ambiental na beira de uma estrada bastante debilitado.

O pequeno tamanduá-mirim estava desidratado e foi levado às pressas para uma clínica veterinária, onde recebeu os primeiros socorros. Cerca de 40% do corpo foi queimado. As partes mais atingidas foram as patas e a cabeça. Tudo indica que o animal dificilmente voltará a enxergar. Mas o maior desafio é mantê-lo vivo.
O representante da Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis, Agnaldo Marinho de Godoi, acompanhou o drama do tamanduá-mirim. E, apesar da situação em que o bicho se encontra, tem esperança de levá-lo para o novo lar e assim, garantir a sobrevivência da espécie.
Casos como este se tornaram comuns na região de Assis. No último ano, seis onças pardas, espécie também ameaçada de extinção, foram encontradas mortas. A maioria foi atropelada nas rodovias ao fugir das queimadas nas plantações de cana-de-açúcar.
Em junho, dois filhotes de onça parda morreram vítimas da queimada em um canavial. Um deles chegou a ser levado para a clínica veterinária ainda vivo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu três dias depois. Em novembro do ano passado, em Paraguaçu Paulista, uma jaguatirica e um tamanduá-mirim foram soltos ma mata depois de receberem tratamento.
As queimadas, tanto na zona rural, quanto na zona urbana, são crimes ambientais. Pôr fogo na cana-de-açúcar só é permitido com licença da Cetesb e durante a noite.

Fonte:

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Cacá ! Volto a escrever somente com RADICALIZAÇAO vamos mobilizar esta situaçao. Cacá sao ricas as informaçoes com relaçao a este tema a ONU tem um departamento de meio http://www.pnuma.org.br/ vamos injetar esta informaçoes a este site em ingles , vamos tambem injetar estas informaçoes em ingles a todos os consulados e embaixadas que estao no brasil , se quizer vamos colocar fogo na cana meses antes da colheira isto quer dizer vamos dar um enorme prejuizo nestas usinas !
Celso

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.