quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL


A demarcação em faixa contínua da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi pensada pelo governo Fernando Henrique Cardoso e homologada por Luiz Inácio Lula da Silva. A demarcação em ilhas, que permitiria a fixação do homem branco no local, interessa a um grupo de seis grandes rizicultores - ou "arrozeiros" - que ocuparam nos últimos anos parte do território pertencente à União. Para a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, professora titular da Universidade de Chicago, os arrozeiros criaram uma situação de fato para melar um processo concluído após décadas de negociação. E promovem "um clima de desrespeito ao Estado de Direito". Ex aluna de Claude Lévi-Strauss, a antropóloga considera que "demarcar em ilhas tem duas conseqüências: a destruição de uma etnia ou a perpetuação de um conflito". E evoca, como exemplos antagônicos, a demarcação contínua do Parque Nacional do Xingu - "uma ilha de floresta dentro de um oceano de soja" - e a descontínua, oferecida aos xavantes, do Alto Rio Negro, e aos guaranis-caiouás, de Mato Grosso do Sul: que resultou em degradação, mortalidade infantil e suicídios entre os índios.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto votou pela improcedência da ação contra a demarcação da Raposa Serra do Sol- a favor dos índios e contra os arrozeiros. Ele é o relator da ação que pedia a demarcação descontínua da reserva, ou seja, em ilhas. Ele disse que os não-índios devem deixar a região.

Fonte: Jornal "O Estado de São Paulo"

http://blog.estadao.com.br/blog/temporeal/?catsel[]=668

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.