quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CRISE MUNDIAL: NOVOS PARADIGMAS

Há pouco tempo a onda era privatizar, privatizar, mesmo que entregando de graça o patrimônio público. No governo Fernando Henrique não foi diferente, seguindo a contingência mundial de entreguismo ao capital. Não precisava ser economista nem Nostradamus para prever uma reação a tantos desatinos que essa política neoliberal trouxe. Agora quem está socorrendo a economia mundial, grandes empresas e impérios é quem mesmo? O Estado, ou seja, o povo. Dinheiro nosso sustentando o emprego de nossos patrões e nos mantendo como seus submissos. Não é o governo necessariamente que agora detém grande parte das ações desses conglomerados, somos nós, povo, quem deveríamos exigir o direito a parte dessas ações também, sindicatos, ongs, e por aí vai.
Defendem o capitalismo, abominam o socialismo mas usam métodos socialistas para curar uma crise capitalista. Quem sabe novos paradigmas não se iniciarão a partir de agora. Como já dizia Buda: "Se apertar muito a corda ela se arrebentará e se deixar muito frouxa nenhum som produzirá". O equilíbrio entre capitalismo e socialismo é o remédio mais à mão. Obviamente filtar o que cada um tem de positivo e pensar uma sociedade mais humana e menos desigual.

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.