terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PMU lança projeto de arborização


Participei do lançamento do "Projeto de Arborização da Cidade de Uberaba" na Prefeitura Municipal de Uberaba". "A empresa Jardim do Cerrado" assinou "com a Prefeitura o Termo de Cooperação se responsabilizando pelas áreas verdes discriminadas no Programa Cidade Arborizada." (...) "O projeto da Secretaria de Serviços Urbanos tem o intuito de estimular as empresas da cidade a adotarem a arborização e manutenção dessas áreas, com a permissão de colocarem placas publicitárias. 

Fiz algumas considerações em relação à baixa permeabilidade da cidade de Uberaba, com apenas 6% de área permeável na bacia do Córrego das Lajes e 7 metros quadrados de área verde / habitante, quando o mínimo recomendado pelo PNUMA - Programa das Nacões Unidas para o Meio Ambiente é de 20 m2/h e a implementação do IPTU Verde, incentivando a população na criação, manutenção e ampliação de área permeável em suas casas e empresas.

Sugeri que principalmente nas áreas por onde passa o BRT/VETOR seja solicitado à CEMIG a mudança da fiação aérea para a subterrânea, proporcionando maior espaço disponível para o plantio de árvores de médio e grande porte, aumentando a área verde, sombreamento, diminuição de temperatura e melhor qualidade de vida. Aproveitei a presença do secretário de planejamento Marcondes para novamente alertar sobre a exposição de raízes de árvores e palmeiras ocasionadas pela retirada total das calçadas dos canteiros centrais da Avenida da Saudade, e os riscos para a população e o meio ambiente.

Citei o passivo ambiental do município de Uberaba e os TACs - Termos de Ajustamento de Conduta que poderiam ser uma das fontes de captação para o projeto de arborização, a revitalização e criação de novos Parques Naturais e Unidades de Conservação, e o Projeto Água Viva que prevê a recomposição de mata ciliar do Rio Uberaba, mas sem ação efetiva neste sentido.

Solicitei ao Prefeito Paulo Piau a criação do Parque Eva Reis na área de 5 mil m2 no entorno do MADA - Museu de Arte Decorativa, apoiando a decisão do CONPHAU - Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba e referendado pela Procuradoria Geral do Município, que INDEFERIU o corte de mais de cem árvores, algumas centenárias, com espécies da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado.

"Em parceria com as secretarias de Planejamento e Gestão Urbana - Seplan e Meio Ambiente – Semam, a Sesurb selecionou 40 praças e 186 avenidas, com áreas disponíveis para implantação do Projeto. Serão atendidos bairros como Parque das Gameleiras, Beija Flor 2, Alfredo Freire, Elza Amui, Morumbi, Estados Unidos, Parque das Américas, São Geraldo, dentre outros."

"Os benefícios que poderão ser aproveitados com o aumento do plantio de árvores é que, a cidade terá mais áreas verdes, mais abrigos à fauna, mais ar puro, menos poluição sonora, menos poeira e menos calor."

Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,40127

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.