sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeito de Uberaba barra jornalista - Censura Nunca Mais


Censura Nunca Mais - Nota de Repúdio
Em solidariedade à jornalista Élvia Moraes, com brilhante passagem pelos mais diversos veículos de comunicação de Uberaba, região do Triângulo e Estado de Minas Gerais, e atualmente trabalhando na Rádio 7 Colinas, nós cidadãos uberabenses, triangulinos, mineiros e brasileiros, profissionais da comunicação, entidades de classe, partidos políticos, universitários e demais segmentos da sociedade, REPUDIAMOS o ato arbitrário e antidemocrático do Prefeito de Uberaba, conforme relatado pela jornalista Gê Alves, abaixo. 
Estamos certos de que os jornalistas, através de seu sindicato, assim como os veículos de comunicação, saberão responder dignamente a essa afronta, que atinge não só a jornalista em questão, mas a toda sociedade uberabense, mineira, brasileira, que NÃO ACEITA o retrocesso da CENSURA, ferindo a liberdade de imprensa e comprometendo a construção da democracia.

Jornal da Manhã
Coluna UMAS & OUTRAS - Gê Alves

Censura
Enquanto o povo dá sinais de atitude democrática, o prefeito Anderson Adauto caminha na contramão e reage arbitrariamente contra a imprensa. Além das manifestações recentes, raivosas, agressivas contra jornalistas no episódio Caresami, ontem se superou. A bola da vez é a jornalista profissional Élvia Moraes, repórter de empresa de comunicação legalmente estabelecida, a Rádio Sete Colinas. Todos nós, da imprensa, fomos convidados pela Prefeitura, através da Diretoria de Comunicação, para coletiva com AA sobre a viagem que fará aos Estados Unidos.

Boicote
Lá, o anfitrião, mais que num ato de deselegância, mas de antidemocracia, de desrespeito à profissional, à liberdade de expressão e à imprensa de maneira geral, pediu sua assessoria que convidasse a colega a se retirar. Mesmo que a jornalista não tivesse sido convocada à coletiva, ela teria direito de participar como repórter que cobre o Gabinete pelo veículo que representa numa casa pública, concedida por um homem público.

Assédio
Élvia, profissional competente que é, se recusou a sair. Foi quando o prefeito contatou a direção da emissora. Num gesto coerente, firme e que merece elogios, a rádio determinou que a repórter não arredasse pé. A diretoria de Comunicação, mais uma vez chamada pelo prefeito, foi orientada a não mais permitir a estada da jornalista no Gabinete e boicotá-la no envio de notícias oficiais, públicas, digamos. Estou chocada, solidária à colega e sua atitude e, como diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, comuniquei imediatamente o fato à entidade.

Fonte:
http://www.jmonline.com.br/novo/?colunas,75,UMAS+%26+OUTRAS

Sugestão: Copie a arte de nossa campanha "Censura Nunca Mais" e coloque no lugar de sua foto no facebook, orkut, redes sociais, ou escolha uma arte a seu gosto. Participe. 

*Arte inspirada nos blogueiros de Campos dos Goitacazes livres.


4 comentários:

juarez batista disse...

o blog tb esta sob censura,todos comentarios devem ser aprovados pelo
autor do blog sr caca...por isto tem
0 comentarios..ta se achando Caca

juarez batista disse...

blog do caca tem censura previa

Carlos Perez disse...

Prezado amigo Juarez, como te disse, durante 4 anos o blog Voz do Cerrado publicou todos os comentários, inclusive os ANÔNIMOS. Porém, infelizmente, por causa de postagens anônimas indecorosas, por mais que alertássemos, nos vimos obrigados a moderar os comentários. Mas voltamos à antiga configuração, alertando porém que os "anônimos" não serão aceitos.
Atenciosamente. Carlos Perez

Carlos Perez disse...

Em relação à denúncia de censura, corajosamente relatada na coluna de Gê Alves, é importante que a sociedade uberabense não aceite esse tipo de atitude por parte do Poder Público que a representa. A PMU é do povo e não propriedade privada. Todos, indistintamente, tem direito de frequentá-la. Os atos do Prefeito é público e a imprensa tem o direito de divulgá-los.
A jornalista censurada já foi inclusive âncora em campanha eleitoral do Prefeito em questão, numa demonstração de enorme ingratidão para com a mesma.
Essa atitude antidemocrática remonta os períodos de ditadura, inadmissíveis nos dias de hoje.
Uberaba precisa evoluir sim, inclusive de mentalidade.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.