sábado, 4 de dezembro de 2010

Mudanças no Trânsito de Uberaba. Para melhor ou pior?


Zig-Zag (internet)

Itinerário: Bairro São Benedito em direção ao Bairro Grande Horizonte. O que antes era um simples gesto, agora parecia um labirinto. Via rua da Medalha? Trânsito impedido. O jeito é ir pela Conceição das Alagoas, contornar a rotatória da Medalha, subir paralelo à Rua da Medalha, virar à direita... e virar à esquerda, retomando o antigo caminho? Mas não, era contramão, também. Então... seguir até o Supermercado Guarato e virar à esquerda... mas que sinalização era aquela? mão inglesa? Só então chega-se ao Centro Administrativo para chegar ao destino. Meu Deus, que maratona, que zig-zag, e o consumo de combustível, além do necessário, nem se fala. Isso para citar um só exemplo, dentro de dezenas, centenas.

Como ambientalista fico lembrando das trilhas que os animais fazem no seu habitat. Geralmente são os mais óbvios e simples. Deveríamos seguir a sabedoria, ou instinto, como queiram, de nossos irmãos da natureza.

Há tantas outras prioridades em nosso município. Sinceramente, não sei qual a verdadeira pretensão de todo esse "contorcionismo" terrestre. Com todo respeito ao executivo, técnicos e profissionais contratados nessa questão, mas uma mudança em grande escala como se tem feito, deveria no mínimo ser objeto de uma audiência pública, uma consulta prévia à população, com análise de caso a caso para só depois ser implantada. É dinheiro público que está sendo gasto, não se esqueçam. Não se mexe assim na vida das pessoas, nas atividades comerciais, na rotina escolar, e tantas outras situações do nosso dia-a-dia de modo tão impositivo, para não dizer autoritário.
Embora muitos têm reclamado das mudanças, até solicitando reunião com o Prefeito, sou um pouco discrente que a PMU vá voltar atrás.

Recentemente protocolei reclamação no Ministério Público quanto ao transporte coletivo, que também teve mudanças para pior: impossibilidade de integração em várias linhas, a não ser que se aguarde 1 ou 2 horas no ponto; ausência de cobradores em várias linhas, dificultando o trabalho do motorista e aumentando as chances de acidente; limite de tempo para utilização do cartão estudantil, entre outras reclamações. A notícia, porém, que tive de reunião da Associação dos usuários com a Prefeitura, via MP, é que meus questionamentos foram considerados "loucura" por representante do executivo.
É realmente "loucura" esperar 2 horas para um coletivo passar no Conservatório de Música no período noturno. É mais fácil ir à Uberlândia do que deslocar-se entre os bairros em Uberaba.

Se eu fosse vereador iria propor uma lei que obrigasse o Prefeito e Secretários se locomoverem, ao menos 1 vez por mês, via transporte coletivo. É muito fácil transitar de carro oficial com ar condicionado e motorista, quando nós simples mortais cidadãos somos "obrigados" a enfrentar uma luta diária para simplesmente trabalharmos, já que lazer geralmente não podemos ter, visto que nos finais de semana é melhor ir à pé a esperar o transporte coletivo.
Quando achamos que "pior não dá pra ficar", como disse o Tiririca, somos surpreendidos. Isso é Brasil.

Nenhum comentário:

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.