terça-feira, 13 de abril de 2010

A carta que James Cameron enviou a Lula sobre Belo Monte

Por Lauro Jardim - 11 de abril de 2010

James Cameron, diretor de Avatar e Titanic, os dois maiores blockbusters da história do cinema, enviou na quarta-feira passada uma carta a Lula pedindo que seja revista a decisão do governo de construir a megausina hidrelétrica de Belo Monte. Na carta, Cameron, que chegou ao Brasil ontem para lançar o DVD de Avatar, pede para ser recebido por Lula e acusa Belo Monte de ser “ um projeto dinossauro, baseado em soluções do século passado“. O Planalto negou a audiência ao cineasta.

Lula não quer poleminar sobre um assunto sobre o qual ele disse na quinta-feira: “Uma coisa vocês podem estar certos: nós vamos fazer Belo Monte. Isso é importante que fique claro em alto e bom som”. Mas a carta foi recebida pelo governo e até agora está sem resposta.

Na carta de 1499 palavras, Cameron diz coisas como:

- Vossa Excelência tem uma grande oportunidade, como líder mundial, de tomar medidas decisivas em curto prazo para demonstrar o comprometimento do Brasil com estas questões vitais. Estou me referindo ao projeto da usina de Belo Monte, que deverá ir a leilão em 20 de abril. Eu acredito profundamente que este projeto não deveria ser realizado, e eu apelo a vossa excelência , com base na lógica e na compaixão, a interceder e impedir seu progresso.
- Vossa excelência pode questionar meu posicionamento sobre esta questão, como não brasileiro, mas eu acredito que esse tema nos afeta a todos, em todo o mundo.
- Existe vários argumentos lógicos contra a hidrelétrica. A usina irá inundar mais de 500 Km2 de terra, e desviar grande parte do fluxo do Xingu para dois canais artificiais para a barragem. Isto deixará comunidades indígenas e tradicionais sem água, peixes e meios de transporte fluvial por 100 km na Volta Grande. A baixa do nível das águas do rio prejudicará a produção agrícola na região, afetando pequenos agricultores indígenas e não indígenas e a qualidade da água.

Provavelmente, a floresta amazônica nesta região não sobreviverá. A formação poças de água represada entre os seixos da Volta Grande será um forte vetor de proliferação de malária e outras doenças . Comunidade rio acima, incluindo os Kayapós, irão sofrer com a perda de peixes migratórios que são parte crucial de sua dieta.

- A hidrelétrica de Belo Monte está sendo financiada e subsidiada pelos contribuintes brasileiros, mas pouco da energia gerada irá para a população. A maior parte será consumida pelas mineradoras de alumínio das vizinhanças, que empregam muito pouco em relação aos à energia consumida, e cujos lucros corporativos serão majoritariamente enviados para o exterior. Acredito que a população brasileira não está ciente disso, e vê a hidrelétrica como um projeto criado para seu benefício. As demandas de energia do Brasil seriam melhor atendidas com investimento de uma fração dos custos destes mega-projetos em alternativas mais eficientes e renováveis, como energia eólica e solar .

-Acredito que, como líder mundial, Vossa Excelência tem a uma oportunidade sem precedentes de tomar uma posição e ser visto como um herói do século 21, ao guiar o Brasil rumo a uma visão sustentável de futuro. Belo Monte é um projeto dinossauro, baseado em soluções do século passado. Olhar os rios do Brasil como energia líquida é um paradigma obsoleto.

- Possivelmente Vossa Excelência me considerem um estrangeiro invasivo que não entende a realidade política de seu país. Mas eu me preocupo profundamente com o futuro de todos nós, e por isso me sinto compelido a falar. Seria uma enorme honra para mim poder discutir estes assuntos pessoalmente com Vossa Excelência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um Absurdo esta situaçao um ESTRANGEIRO informando ao nosso Presidente da Republica o que pode e o que nao pode ! Agora pergundo a todos nós Brasileiros ! Cade o Ibama ? Como este licenciamento ambiental foi liberado ou aprovado ? Será que nao temos pessoal inteligente bastante para fornecer estas informaçoes ao nosso querido Presidente ? qual é o significado do Ibama nao tem autonomia ? Nossos orgaos ambientais quais o motivo de vossa existencia nao tem autonomia ? Gente apesar de ser o chefe de Estado ele nao é dono do BRASIL !
Será que nestes 300.000,00 milhoes de habitantes nao exista um homem com integridade honestidade, caracter ética moral para informar a este filha da p... e companhia limitada que o impacto ambiental é maior do que as benfeitorias ? Agora vem esta Dilma outra vagab e oportunista uma mulher que nao sabe aonde fica o umbigo informando que vai sim sair esta represa custe o que custar ! Esta mulher como este maldito Presidente nao sabe o que é lençol freático e ainda vem cobrar das Naçoes Unidas o Brasil membro permanente do conselho tenha paciencia né !
Até para lutar em defesa de nosso meio ambiente precisamos dos outros veja.
Greenpeace , wwf , renctas , Precisamos sim Presidente que seja investido em ciencia e tecnologia precisamos sim fazer investimentos em energias limpas sem agredir o meio ambiente , precisamos sim Presidente que a palavra SUSTENTABILIDADE seja implantada em todos os Brasileiros , Precisamos sim Presidente Lula de educaçao ambiental de crianças a adultos precisamos de fiscalizaçao , Precisamos de cumprimento das leis ambientais ,precisamos de amar esta terra , precisamos de acreditar que somos melhores , precisamos largar de ser individualista , precisamos Presidente da Republica que pare com este assistencialismo barato e investe este dinheiro em trabalho e Educaçao somente assim vamos largar de ser tratados como Países de 3° mundo país de primatas ! Pois vendo estas açoes se da para imaginar como somos primatas nao estamos preocupando com o futuro estas açoes é de gente que nao massa encefálica . TIPO PRIMATA !

San disse...

Não é só ele que está falando sobre os graves riscos dessa Usina.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.