A imagem do Rio Uberaba já diz tudo. Mesmo sendo período de seca é alarmante ver o rio nessa situação. Empreendimentos agrícolas, industriais, vazamentos e desperdício da água no perímetro urbano, ausência de mata ciliar, ausência de preservação de nascente e afluentes e tantos outros fatores, contribuem para esta lamentável cena. Tristeza profunda e indignação.
Foto: Celso Provenzano
Um comentário:
Cacá o que me deixa mais triste é saber que todos nós temos conhecimento deste fato ano após ano os crimes ambientais persistem, verbas sao direcionadas em locais que poderia aguardar vejá só o que adianta ter uma ETE se estamos lançando esgoto no rio Uberaba ? O que adianta gastarmos 300 milhoes de reais no projeto agua viva se nossos recursos hidricos estao secando por falta de politica publica ambiental ? O que adianda separarmos o esgoto do corrego das lajes se estamos captando 85% do rio Uberaba deixando o rio morto abaixo de sua captaçao somente esgoto !
Entao vejo que é falta de gestao ou de gente sem competencia vamos priorizar o que de fato tem que priorizar o que adianta separarmos os esgoto se nao teremos agua para beber ou para lançarmos nossos detritos ? Gente o rio Uberaba é nosso unico recurso hidrico ? Cade a apa Rio Uberaba , Cade os orgaos ambientais fiscalizaçao Organizaçoes ambientais , Estivemos preocupado com o Rio Uberabinha agora somos nós que estamos passando por grave crise de falta de agua , Mas para Prefeitura basta apenas fazer a transposiçao das aguas faltou agua no rio Uberaba vamos coletar toda agua do rio claro e faltando agua do rio claro vamos captar agua do rio grande e assim sucessivamente ! Isto é correto ? Isto é justo ? Cade projetos ambientais , cade a educaçao ambiental nas escolas publicas cade os fiscais nas ruas ? Vamos mais uma vez aproveitar estes guardas municipais e vamos colocar eles como fiscais de postura e meio ambiente.
O que adianta volto a escrever colocar TURISMO junto com MEIO AMBIENTE se nosso meio ambiente esta todo depredado ! Turismo e meio ambiente é para beneficiar fazendeiros de renome na cidade de Uberaba. Eco-turismo em Uberaba vai favorecer somente grandes fazendeiros ! Vamos aplicar o que resta desta verba em revitalizaçao do meio ambiente de Uberaba e assim aplicarmos futuramente em turismo mas para todos nao somente para beneficiar produtor rural !
Grande abraço a todos !
Celso PROVENZANO
Postar um comentário