quinta-feira, 13 de maio de 2010

MEIO AMBIENTE e NA PAUTA - Coluna de Wellington Ramos - Jornal da Manhã

Meio ambiente. Problemas ambientais em Uberaba sob a ótica de ambientalistas não-governamentais serão levados a Uberlândia para encontro promovido pelo Ministério Público de Minas, que para lá deslocará sua Coordenadoria de Apoio Operacional ao Meio Ambiente no dia 16 de junho. Trabalhos serão conduzidos pelo belo-horizontino Luciano Badini e contarão com a presença de promotores de toda a região.
Na pauta. Entre os temas selecionados pelos uberabenses, incluído Cacá Perez, estão o lixão do Jardim Espírito Santo, Pedreira de Léa, queimadas, APA dos rios Uberaba e Claro, o pedido de ajuda de Uberlândia para o seu próprio abastecimento e, não poderia faltar, o plantio de cana.

Fonte:

Um comentário:

Anônimo disse...

Cacá PARABENS ! Mas quero somente passar algumas orientaçoes de como se encontra a situaçao da pedreira de léia , antigo lixao do Jardim Espirito Santo e nao podemos deixar de mencionar os lançamentos de esgotos in natura acima e abaixo da captaçao de agua do codau . Cacá escrevo isto pois estou a tempos acompanhando todos estes crimes ambientais mas por favor nao deixe de mencionar esta situaçao pois estaremos tocando de fato na ferida do descaso ambiental tanto aqui como em todo o Brasil ... O grave problema do Estado de colocar ou remanejar PROMOTORES para a PASTA DE MEIO AMBIENTE sem QUALIFICAÇAO ! Volto a escrever a pasta de meio ambiente nao é qualquer outra pasta , pasta do meio ambiente o Estado tem o direito de qualificar estes PROMOTORES tiramos por base o estado da Banhia que existe formaçao de PROMOTORES AMBIENTAIS . O que esta acontecendo nao somente em UBERABA mas em todos os Municipios do nosso País é PROMOTORES DESIGNADOS PELO ESTADO ASSUMINDO ESTA PASTA SEM QUALIFICAÇAO e com isto para solucionar crimes ambientais este mesmo promotor sem qualificaçao esta solicitando tecnicos de meio ambiente da proprias prefeituras , sabendo-se que o maior agressor ambiental é nossas prefeituras .
Veja aqui em UBERABA
Temos 3 crimes ambientais gravissimos
Esgoto in natura acima e abaixo da captaçao o que adianta termos uma ETE se nosso rio esta sendo contaminado . Alem do mais nao podemos deixar de mencionar a contaminaçao de nosso solo e lençol freatico , estamos tambme colocando em risco a qualidade da agua que bebemos . isto é GRAVE ! Caso de POLICIA ....
Outro grave problema é com relaçao ao antigo lixao , os impactos existem e até agora nao obtivemos soluçoes exatas ...
com relaçao ao novo lixao da pedreira de léia mais uma vez se deu noticias sobre aquele assunto por falta de açoes tanto da prefeitura como as açoes do MP/MA este problema é grave existe uma lei municipal 266/2009 e nao esta sendo cumprida existe a lei 4.771/65 sobre as APPs aquele local é uma APP e deveria ser preservada e nao um local de despejo descontrolado alem do mais agora temos que preocupar com a lagoa de chorume que esta prestes a desaguar no corrego do lageado Presisamos o mais urgente Cacá de um promotor ambiental na nossa cidade uma pessoa que tenha conhecimento da area um promotor que nao precise de tecnicos da prefeitura para ludibriar , um promotor que tenha perfil pela causa ambiental um promotor que goste e ame o que esta fazendo um promotor que FAÇA CUMPRIR AS LEGISLAÇOES AMBIENTAIS sem abaixar a cabeça para o EXECUTIVO ....
Entao é isto para mudarmos toda esta situaçao precisamos de um PROMOTOR QUE TENHA CONHECIMENTO DO QUE ESTA FAZENDO SOMENTE ISTO !
Precisamos de um promotor que faça politicas publicas que chame as ONGs ambientais a populaçao os ambientalistas faculdades para buscarmos as soluçoes dos problemas apresentados pelos ambientalistas e nao ficar fazendo CARTAS MARCADAS ENTRE PREFEITURA E MP/MA ... este problema da pedreira de léia já deveria ter sido resolvido mas estao empurando com a barriga
somente isto espero que tenha entendido nao tenho nada contra o MP/MA de Uberaba mas isto é nossa realidade o problema já vem lá de cima ..... meio ambiente fica para AMADORES ....
Boa sorte amigo ficamos aqui torcendo para que de tudo certo e que possamos chegar a um denominador comum claro em favor do meio ambiente.
Celso PROVENZANO

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.