A chamada capina química, que faz uso de herbicidas para eliminar mato e ervas daninhas de ruas, calçadas e canteiros urbanos, foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o secretário municipal de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, confirmou ontem que o procedimento continuará a ser realizado em Uberaba.
Embora a determinação da Anvisa apontasse que o uso do agrotóxico põe em risco a saúde da população devido à “falta de regras restritas para manipulação, aplicação e acesso posterior às áreas tratadas”, Zé da Égua afirmou que o documento tem pontos falhos e deixa em dúvida o real motivo da proibição. “Por enquanto, tenho a liberação das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente”, afirmou.
Segundo ele, um ofício já foi enviado ao secretário José Luís Barbieri, do Meio Ambiente, para pedir determinações claras relacionadas à utilização do herbicida, no caso de Uberaba, o Glifosato não-agrícola. “Estamos meio no ar com a publicação e só teremos a definição quando recebermos a resposta ao ofício”, diz. “Até lá a poda química continua normalmente”, completa o secretário.
Dados da organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta que o Glifosato, se inalado ou ingerido causa intoxicações graves que podem ter seus efeitos minimizados se tratadas imediatamente. Sua ação é cumulativa no organismo e o grau de intoxicação depende do tempo de contato.
Fonte: Jornal da Manhã
Comentário VOZ DO CERRADO
Desde quando foi iniciada a poda química em Uberaba nos posicionamos contrários. Mas como é de praxe, o governo municipal não nos ouve. Até mesmo em períodos de chuva a poda é realizada, levando para os nossos rios veneno "in natura", sem falar nos riscos da própria população, dos animais e até dos agentes que aplicam o veneno. O interessante é notar a quantidade de plantas que nascem sobre as calçadas e que só mesmo com a enxada para retirá-las. Ou seja, de que adiantou a tal "poda química"? Sinceramente não sei a quem interessa isso. Agora é a ANVISA que faz a denúncia e a OMS. Vai precisar do aval de quem mais? Ô terrinha difícil essa Uberaba. Coisas tão simples se tornam complexas. Imagine então as complexas... SOCORRO MINISTÉRIO PÚBLICO do Meio Ambiente e da Saúde.
Clique no link e leia artigo de março de 2009, postado em nosso blog, sobre o assunto:
http://vozdocerradocarlosperez.blogspot.com/2009/03/poda-quimica-fora-de-controle.html
Clique no link e leia artigo de março de 2009, postado em nosso blog, sobre o assunto:
http://vozdocerradocarlosperez.blogspot.com/2009/03/poda-quimica-fora-de-controle.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário