Daniela Brito - 24/05/2011
A possibilidade de venda do Bosque Jacarandá à iniciativa privada, cogitada pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), motivou reação imediata do Partido Verde Uberaba, presidido pelo ambientalista Cacá Peres. A legenda solicitou audiência pública junto à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores João Gilberto Ripposati (PSDB), Marcelo Borges - Borjão (PMDB) -, José Severino (PT) e Samuel Pereira (PT), com objetivo de debater, aprofundar e encaminhar propostas sobre o tema, ouvindo inclusive segmentos da comunidade uberabense.
Cacá lembra que o Bosque é patrimônio ambiental público, vital para a flora e fauna existentes na mata nativa e no zoológico municipal, que precisa ser revisto tanto em conceito quanto em infraestrutura e localização. Quanto ao valor imobiliário, o dirigente ressalta que o local não pode sobrepor à importância do valor ambiental e natural. “Inserir esta área ao empreendimento privado é tirar do cidadão uberabense o direito de usufruir um bem-comum e restringir seu acesso ao comprador do imóvel, caso se concretize tal negociação”, diz.
Ele lembra ainda que a então gerente executiva da UGP do “Água Viva”, Ana Luiza Bilharinho, em 2009, alertou sobre a nascente localizada no Bosque, que estaria sumindo abaixo da pista, ressaltando a necessidade de uma atenção maior da Secretaria de Meio Ambiente. “A matéria tratava sobre espelho d’água previsto no início do Parque da Cidade, oriundo da nascente citada. Portanto, o assunto é sério, complexo e merece maior atenção das autoridades”, lembra.
Cacá destaca que os animais estão se refugiando, cada vez mais, nas áreas verdes urbanas em decorrência da destruição de seu habitat, “com anuência e omissão de certas autoridades políticas”. E defende a aquisição de novos parques Unidades de Conservação (UC), sem que o município abra mão daquelas já consolidadas.
2 comentários:
Cacá, solidariedade a luta pela manutenção do carácter público do bosque: verdes matas, vida verdejante - patrimônio da humanidade e do por-vir...
Abraços com carinho, jorge bichuetti
Parabens Presidente do Partido Verde de Uberaba !
O Partido verde tem em seu estatuto a luta pela causa ambiental é o unico PARTIDO POLITICO aqui no BRASIL que tem objetividade e compromisso ambiental .
Esta situação me faz lembrar da votação do codigo florestal ,
Marcos Montes, Paulo Piau, Aelton Freitas passam por cima da opinião publica para representar uma classe de produtores rurais enquanto isto 78% da população Brasileira quer a manutenção do codigo Florestal ANISTIA JAMAIS ! REDUÇÃO DAS APPs JAMAIS!
Nosso Querido Prefeito Anderson Adauto acho que esta recebendo aulas do querido Deputado Federal Marcos Montes , Paulo Piau Aelton Freitas pois tambem esta passando por cima da opinião publica Uberabense com relação a venda deste imovel 80% da população nao quer a venda do imovel .
O QUE ELES POLITICOS REALMENTE REPRESENTAM ISTO É DEMOCRACIA ? ESTES POLITICOS CITADOS ACIMA DEVERIA CONSULTAR NÓS BRASILEIROS NO QUAL SOMOS PROPRIETARIOS DESTES IMOVEIS . BIODIVERSIDADE BRASILEIRA E BOSQUE JACARANDÁ ...
Celso PROVENZANO
Postar um comentário