terça-feira, 31 de março de 2009

TEATRO EXPERIMENTAL DE UBERABA SE REÚNE COM COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

TEU e Comissão de Educação e Cultura -
Vereadores Godoy e José Severino.
Assessores Jurídicos e de Imprensa da CMU -
Carlos Perez (representando o TEU)
O TEU-Teatro Experimental de Uberaba/ONG, representado por mim, como Diretor, se reuniu com a Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo Vereador Godoy, para dar prosseguimento à Criação de uma Comissão Especial para tratar da questão do TEU, proposta em 2008 na Tribuna Livre da Câmara pelo Presidente Lourival dos Santos.
Estiveram presentes o Vereador José Severino, assessores jurídicos e de imprensa da Câmara Municipal de Uberaba.
Documentação protocolada na ocasião da Tribuna Livre também foi entregue à Comissão de Educação e Cultura.
Propostas como parceria entre a Ong TEU e a PMU, prevista no próprio Programa de Governo de Anderson em 2005; parceria com a CMU; Regularização e Implementação de Lei Municipal de Incentivo à Cultura; Oficinas Profissionalizantes de Artes Cênicas, Música, Dança, Artes Visuais; Reativação do Projeto CAMARARTE, além de outras propostas.
Os vereadores Godoy e José Severino se sensibilizaram com a história do TEU que completa 44 anos no dia 21 de abril próximo, sinalizando positivamente às propostas apresentadas, que serão estudadas com o máximo de atenção e solidariedade.
Obrigado a todos que participaram da reunião e à Secretaria de Comunicação que fez a cobertura jornalística desse importante encontro que marca o início de uma nova história para a cultura de Uberaba.
Carlos Perez - Diretor de Eventos do TEU/ONG

segunda-feira, 30 de março de 2009

ANIMAIS CONTINUAM MORRENDO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL - Um ano de omissão - Denúncia de Celso Provenzano

Pássaro morto após chocar-se com vidro da Biblioteca Municipal.
Foto: Celso Provenzano
QUERO MOSTRAR PARA TODOS OS SENHORES E SENHORAS QUE ESTE PROBLEMA ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO DE UM ANO (veja foto)E NÃO SE ENCONTRA SOLUÇÕES PARA ESTE CASO OU ESTE GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL.


ESCREVO "GRAVE" POIS SÃO TODOS OS DIAS QUE PODEMOS TER ESTE "LUXO" DE VER AVES TÍPICAS DO CERRADO MORTAS AO VIVO !!!
O IMPACTO NO VIDRO É TÃO FORTE QUANTO À FALTA DE ATITUDE DE TODOS NÓS, AMBIENTALISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, DOUTORES, FUNCIONÁRIOS PUBLICOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS, COMERCIANTES, EMPRESÁRIOS QUE FREQÜENTAM A BIBLIOTECA DIGITAL .


NÃO POSSO DEIXAR DE MENCIONAR QUE ESTE PROBLEMA JÁ FOI DESTAQUE DE COLUNAS DOS JORNAIS DE UBERABA E MANHÃ. FOI COLOCADO ESTE PROBLEMA NO BLOG DO VOZ DO CERRADO ! EXISTE NO IBAMA DE BRASÍLIA ESTA DENÚNCIA NO QUAL INFORMAVA QUE TERIA QUE AGUARDAR 30 DIAS PARA QUE O CASO FOSSE SOLUCIONADO. POIS BEM, JÁ SE FAZ ANOS E NADA ! NOSSAS AVES CONTINUAM A SE CHOCAR COM OS VIDROS E CONTINUAMOS A VIVER NORMALMENTE COMO SE NADA ESTiVESSE ACONTECENDO.


FOI INFORMADO PELO BLOG VOZ DO CERRADO QUE NO INÍCIO DO ANO ESTARIA RESOLVIDO ESTE CASO (Dizeres da Diretora da Biblioteca). NÃO SABEMOS AGORA QUE ANO SERÁ RESOLVIDO NÉ ??? A ÚNICA COISA QUE SABEMOS DE FATO É QUE AINDA CONTINUAM NOSSAS AVES DO CERRADO A SE CHOCAR VIOLENTAMENTE COM ESTES VIDROS , CHEGANDO A QUEBRAR SUAS ASAS OU ATÉ MORREREM.
ATÉ QUANDO VAMOS VER ESTE ABSURDO ! ATÉ QUANDO VAMOS FICAR OMISSOS!


ESTIVE CONVERSANDO DIRETAMENTE COM O PRÓPRIO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO O QUAL ME DISSE QUE ESTARIA COMUNICANDO COM A DIRETORA DA BIBLIOTECA. DIRETORA??? (...) AINDA NÃO SABEMOS QUEM É A DIRETORA DA BIBLIOTECA.


AINDA VOU TER A OPORTUNIDADE DE LEVAR A SOBRINHA DELE (Sec. da Educação) NA CASA DELE E TEREI A OPORTUNIDADE DE PERGUNTAR QUEM É A DIRETORA DA BIBLIOTECA? NÃO SEI MAIS AONDE PROCURAR PARA RESOLVER ESTE CASO, MINISTÉRIO PUBLICO ? LAVRAR UM BOLETIM DE OCORRÊNCIAS ?
GENTE !!!
UM PROBLEMA SIMPLES DE SE RESOLVER MAS O QUE FALTA NESTA REPARTIÇÃO PÚBLICA É UMA PALAVRA QUE SE CHAMA P.R.O.F.I.S.S.I.O.N.A.L.I.S.M.O !!!


ESTAREI JUNTO COM ESTA FOTO LAVRANDO UM B.O. JUNTO À POLÍCIA FLORESTAL, E TAMBÉM LEVANDO ESTE CASO AO M.P DO MEIO AMBIENTE. POIS TODOS DESTA REPARTIÇÃO PÚBLICA QUE É A BIBLIOTECA MUNICIPAL TEM CONHECIMENTO DESTE GRAVE PROBLEMA E TODOS SABEM RESOLVER ESTE PROBLEMA, NÃO RESOLVEM POIS NÃO QUEREM. ESTIVE DISPOSTO A DAR 20 REAIS PARA COLOCARMOS GRAVURAS DE AVES PREDADORAS NOS VIDROS.

(...)ENTÃO PEÇO A TODOS OS AMBIENTALISTAS QUE ME AJUDEM A RESOLVER ESTE PROBLEMA, VAMOS FAZER UMA VAQUINHA (VAMOS ARRECADAR) E DOAR ESTE DINHEIRO PARA A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE UBERABA.


TEMOS QUE URGENTEMENTE FAZER ALGO .
CORDIAL ABRAÇO
CELSO PROVENZANO

CODAU MENTE À POPULAÇÃO, DIZ AMBIENTALISTA - Reportagem Jornal de Uberaba

Foto já publicada no blog registrando contaminação do Rio Uberaba.
Crédito: Celso Provenzano.

Denúncia do ambientalista Celso Provenzao, já alertada pelo VOZ DO CERRADO, foi publicada agora pelo Jornal de Uberaba. Confiram a matéria na íntegra.

"Na semana em que se comemora as águas, o ambientalista e educador ambiental Celso Provenzano procurou a reportagem do JORNAL DE UBERABA para fazer uma séria denúncia.Segundo ele, está sendo passada uma "enorme mentira" à sociedade uberabense. Ele afirma que, ao contrário do que está sendo propagado, "existem sim vários lançamentos de esgoto in natura acima da captação de água do rio Uberaba, na qual o Codau [Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba] faz o abastecimento de água para o município".

O ambientalista observa que no dia 14 de março foi até um dos afluentes do rio Uberaba, no córrego Água Santa, que passa próximo ao conjunto Morada do Sol, no bairro Boa Vista, e percebeu a irregularidade, enviando uma série de fotos do local."Este córrego recebe esgoto do Morada do Sol e de outros bairros. Com as chuvas fortes, além do esgoto in natura, são lançadas águas fluviais, com todo tipo de contaminação e também de emissários de esgoto. Com o volume muito grande, chegam a transbordar suas águas contaminadas no córrego", explica.Provezano conta que acompanhou desde o início do lançamento do esgoto até desaguar no rio Uberaba. "Não foi somente a poluição do córrego que verifiquei, mas outras irregularidades. Os emissários não estão mais suportando a capacidade de esgoto, já que Uberaba está em crescimento desordenado. Estes emissários não estão suportando a demanda e estão transbordando, não somente em dia de chuva", informa, ressaltando que os emissários estão próximo ao rio Uberaba, a cerca de 500 metros acima da captação de água.

O ambientalista revela que conversou com o proprietário de uma fazenda no local, que afirmou não saber o que fazer com tantos dejetos que descem para o rio em época de chuva, "contaminando o solo e também proliferando o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Encontrei enorme quantidade do mosquito"."Também verifiquei que o lançamento de esgoto dos emissários deságua no rio Uberaba, além do esgoto do córrego Água Santa. Isto quer dizer que estamos com dois problemas graves: o primeiro problema é o córrego Água Santa com lançamento de esgoto, lançamento das águas fluviais com todo tipo de contaminação e também o lançamento dos emissários que em época de chuvas transbordam para o córrego.

O segundo problema é o lançamento de esgoto dos emissários, que não suportam mais a demanda. Inclusive existe emissário quebrado vazando todos os dias e outro entupido, contaminando o solo, o lençol freático e o Aquífero Guarani, uma grande reserva de água doce, que não deixa de ser um patrimônio de todos os uberabenses. Tudo isso caindo no rio Uberaba, acima da captação de água", salienta Provezano.

Maria das Graças Salvador

Fonte: Jornal de Uberaba

quarta-feira, 25 de março de 2009

HORA DO PLANETA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL. SÁBADO DIA 28

Vamos todos participar da HORA DO PLANETA promovida pelo WWF.
Neste sábado, entre 20h30 e 21h30 vamos apagar as luzes contra o aquecimento global.
Entre em contato com seu representante na Câmara Municipal de sua cidade e Assembléia Legislativa de seu Estado e solicite sua adesão, extensiva ao Executivo.
A seguir, matéria de adesão da Câmara Federal à Campanha.
"Campanha Hora do Planeta será realizada neste sábado, entre 20h30 e 21h30.
As luzes dos prédios da Câmara dos Deputados serão apagadas entre 20h30 e 21h30 neste sábado (28), em apoio à campanha Hora do Planeta 2009. Com o gesto, a instituição adere ao ato simbólico de alerta contra o aquecimento global promovido mundialmente pela organização não-governamental ambientalista WWF.
A participação no movimento foi autorizada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, após solicitação do programa ambiental Ecocâmara e da Frente Parlamentar Ambientalista. O gesto simbólico reafirma a constante preocupação da Casa com a preservação do meio ambiente.
Além de reconhecer a importância da ação, a Câmara pretende com seu exemplo estimular outros setores da sociedade e seus próprios funcionários a aderir à campanha, repetindo o gesto em suas casas.
Iniciativas internas. Desde 2002, o programa de gestão ambiental Ecocâmara promove campanhas e atividades que buscam harmonizar as ações da Casa com as questões relacionadas ao meio ambiente. Além disso, em dezembro do ano passado, o Congresso transformou em permanente a Comissão Mista de Efeitos da Mudança Climática. Dessa forma, o tema se tornou uma preocupação constante no debate legislativo.
A campanha. O movimento "Hora do Planeta", um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global, é promovido mundialmente pela ONG ambientalista WWF desde 2007 e, neste ano, ocorre pela primeira vez no Brasil. Mais de 20 cidades brasileiras e dezenas de empresas e organizações já confirmaram a participação na iniciativa".
Fonte: Agência Câmara

TEMPO DE RESISTÊNCIA - Leopoldo Paulino

O projeto Tempo de Resistência, idealizado por Leopoldo Paulino, completou cinco anos de existência. A data foi comemorada com um almoço aos professores, coordenadores e diretores de diferentes escolas de Ribeirão Preto. O evento foi realizado neste último sábado, 21, às 11h30 no centro de eventos Virazóm.
Leopoldo, que é diretor do Fórum Permanente dos Ex-presos e Perseguidos Políticos de São Paulo, apresentou durante o almoço o projeto “Tempo de Resistência” versão 2009 aos convidados presentes. “Temos algumas mudanças no projeto este ano. A mais importante delas é que desta vez além do aluno levaremos também um professor para Cuba,” afirma Leopoldo.
O projeto Tempo de Resistência envolve a participação dos alunos em debates, palestras, grupos de estudos e redação sobre o que foi a resistência à ditadura nosso país. Durante o ano, o projeto leva participantes classificados para viagens culturais ao Memorial da Resistência, ao Arquivo do Estado em São Paulo e para Ouro Preto, Minas Gerais. Em 2008, pela primeira vez, o projeto classificou dois alunos para viajarem à Cuba: Felipe Pimenta da Escola Estadual Irene Dias; e Fernando Peracini da Escola Estadual Oscar de Moura Lacerda. O objetivo do projeto é intensificar o aprendizado da História relativa ao período e levar cultura aos jovens.

FAZU PARTICIPA DA FENICAFÉ EM ARAGUARI

A partir de amanhã (25) começa, em Araguari, a 14ª edição da Fenicafé, que se consolida como o grande evento brasileiro focado em Cafeicultura Irrigada. A Fazu está entre os principais parceiros do evento, com um stand no local para que produtores, estudantes e empresários do setor possam conhecer o trabalho realizado pela faculdade.

O professor da Fazu André Luís Teixeira Fernandes, PhD em irrigação e drenagem de solos é um dos organizadores do evento e representa a instituição na Fenicafé. “No ano passado a Fenicafé foi visitada por 17 mil pessoas entre, produtores, empresários e estudantes de graduação e pós-graduação”, cita. Ele ainda conta que foram negociados R$ 30 milhões em 2008, com mais de 60 expositores.

Especialistas em Cafeicultura Irrigada debatem e expõem as mais recentes pesquisas durante o evento. Entre os temas discutidos estão o Aquecimento Global: Mitos e Verdades e Novos Cenários da Cafeicultura Frente à Crise Mundial, com os melhores conhecedores do assunto. O professor André Luís Fernandes fará a abertura do XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, na quinta-feira (26), a partir das oito horas.

Cem alunos da Fazu visitam a feira, sendo que dez deles são monitores oficiais. O professor acrescenta que outros quatro estagiários do Núcleo de Cafeicultura Irrigada também apresentam trabalhos no evento. A Fenicafé acontece entre os dias 25 a 27 de março, no Pica-Pau Country Club, em Araguari.

Monica Cussi - Assessoria de Comunicação

GUARDA MUNICIPAL PARA A MATA DO IPÊ e AGENDA DA ASS. INT. TERAPEUTAS ALTERNATIVOS - Nilda Valeriano

DOIS PATOS NA LAGOA PRECISAM DE MUITA ENERGIA, COM ALIMENTAÇÃO CORRETA E MUITOS PATOS O QUE PRECISAM?
NA MATA DO IPÊ VOLUNTÁRIO POR HORA TENTA AINDA PASSAR QUALIDADE DE VIDA AMBIENTAL, TAMBÉM PARA O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS DENTRO E FORA DA MATA.
AINDA NÓS DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA MATA ACREDITAMOS QUE TEREMOS GUARDA MUNICIPAL ROTATIVO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO SERES HUMANOS DENTRO DA MATA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, DAS ATIVIDADES DE GINÁSTICA.
Então dia 22 de março dia da água, desde primeiro de março os encontros energéticos " GOTAS DE ENERGIA "comemoram qualidade de vida por voluntária DOIS PATINHOS NA LAGOA, DOIS PEIXINHOS NO AQUÁRIO. DENTRO E FORA DA ÁGUA, NÓS AINDA COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA ÀGUA COM EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE COMO USAR ÁGUA.
(...)ALGUNS TEMAS CRIADOS POR VOLUNTARIOS NESTE MÊS:
UNITERAPIA. "RESPIRATERAPIA". CROMOTERAPIA. AUTO- APLICAÇÃO DE MASSAGEM. MUSICOTERAPIA. "OUVITERAPIA". "PARTICIPEITERAPIA".
PRATIQUE, DEPOIS CRITIQUE. MELHORANDO TUDO,MELHORANDO TODOS.
Esta frase é usada nos exercícios durante UNIBIÓTICA.
TERÇA E QUINTA DAS 6H45 AS 7H45.
QUINTA DAS 18H45 ÀS 19H45.
QUINTA ÀS 17H REUNIÃO COM UNI, MASSO, MÚSICO, CROMO, OUVI, TERAPEUTAS.
A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE TERAPEUTAS ALTERNATIVOS AGRADECE SUA PRESENÇA, ENTRE E FIQUE À VONTADE.
O TEMA DO DIA 26 SERÁ PROTEÇÃO.
DIVULGUE ESTÁ IDÉIA PARA SUA CABELEIREIRA, MASSOTERAPEUTA ETC...
ATENCIOSAMENTE, LINDA VALERIANO 9966.82.41

segunda-feira, 23 de março de 2009

JORNAL DE UBERABA ALERTA CMU SOBRE NOSSA REPRESENTÃÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Alerta.
A comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores deve arregaçar as mangas. Apesar de o MP alegar inconstitucionalidade na revogação da lei que proibia o plantio da cana-de-açúcar no perímetro urbano, a legislação que limita em 10% o cultivo da cana-de-açúcar no município continua em vigor e, conforme o ambientalista Carlos Peres, está totalmente desrespeitada. O tema também pode ser abordado na audiência pública que vem sendo preparada esta semana pelo petista José Severino Rosa.
Daniela Brito / Coluna Bastidores - 22/03/2009

UFMG - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Uberaba informam que no período de 11 a 26 de março de 2009 (exceto sábados, domingos e feriados) estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFMG, na modalidade a Distância, com início previsto para o primeiro semestre letivo, dia 06 de abril de 2009.

I – As vagas para admissão ao Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais serão de 250 (duzentas e cinqüenta), sendo específicas para os pólos:
Confins (50 vagas);
Conceição do Mato Dentro (50 vagas);
Ipanema (50 vagas);
Uberaba (50 vagas);
Tiradentes (50 vagas).

II – Procedimentos e documentos necessários para a inscrição deverão ser entregues pessoalmente nos pólos – Uberaba localizado na Av. Elias Cruvinel nº 1045 – Bairro: Boa Vista.

Documentação:
A) Formulário de inscrição devidamente preenchido, acompanhado de 2 (duas) fotos 3x4.
B) Cópia do diploma de Graduação ou documento equivalente, ou de outro que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso antes de iniciado o de Pós-graduação.
C) Cópia do Histórico Escolar.
D) Cópia da Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor.
E) Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais no caso de candidato brasileiro (cópia dos últimos comprovantes de votação); no caso de candidato estrangeiro, os documentos exigidos pela legislação específica.
F) Curriculum Vitae devidamente comprovado, conforme modelo disponibilizado no site www.ceeav.eba.ufmg.br (preencher, imprimir e entregar)
Os candidatos que entregarem a documentação incompleta estarão desclassificados
III - O funcionamento do curso somente se dará com um número mínimo de 20 alunos por pólo.
IV - O processo seletivo será dividido em 2 (duas) etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória: 1ª etapa – Prova Escrita; 2ª etapa - Avaliação do Curriculum Vitae:

1ª etapa - Prova Escrita: dia 28/03/2009, às 8:00 h, no Pólo para o qual o candidato está concorrendo à vaga.
2ª etapa - Avaliação do Curriculum Vitae: dias 29 e 30/03/2009, com resultado final em 31/03/2009 no site do CAED/UFMG (www.caed.ufmg.br).

Maiores informações no site:
www.ceeav.eba.ufmg.br

Eva Vieira a/c Elisa Carvalho

domingo, 22 de março de 2009

"QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?" Nos cinemas

Foto do filme: Jamal e seu irmão Salim sendo perseguidos pela polícia.
No muro uma foto de Jesus.
Estive ontem com minha namorada assistindo a esse filme maravilhoso com trilha sonora original.
O contraste da Índia histórica e mística com a Índia miserável e real me deixaram atônito. Sabia que a Índia na verdade são muitas e múltiplas, mas poucas vezes a vi traduzida, em sua triste face, de modo tão fiel.
No entanto, a alma do povo indiano não se quebra jamais. Dobra-se como o bambu, porém, flexível, torna ao seu eixo, cumprindo seu equilíbrio entre o divino e o humano.
Uma fé inabalável, que até os deuses invejam.

A seguir, trecho da sinopse do filme onde o próprio Diretor, Danny Boyle conta um pouco de sua experiência:
Quando Boyle chegou pela primeira vez em Mumbai a mistura da pobreza absoluta e a mais alta tecnologia do país o deixou fascinado. “Eu já estive em países bem pobres, em favelas do tipo da Kibera no Quênia, mas aqui existe esse cheiro que te pega primeiro e essa incrível mistura de excremento (que pertence a todos nós) e depois o açafrão. É simplesmente a mistura do doce com o azedo,” ele ri. “O que é extraordinário sobre a Índia é que eles são um dos líderes em energia nuclear. Eles têm armas nucleares. Ou seja, eles estão entre os seis ou oito países que mais têm energia nuclear no mundo. Mas por outro lado, eles não têm banheiros públicos.”

Não percam.
VENCEDOR DE 8 OSCAR-2009
Melhor Filme - Melhor Direção - Danny Boyle - Melhor Roteiro Adaptado - Simon Beaufoy - Melhor Fotografia - Anthony Dod Mantle - Melhor Montagem - Chris Dickens - Melhor Trilha Sonora - A.R. Rahman - Melhor Canção - "Jai ho" - A.R. Rahman - Melhor Mixagem de Som

NA "SEMANA DA ÁGUA" ESGOTOS IN NATURA NO RIO UBERABA, ACIMA DA CAPTAÇÃO DO CODAU - Denúncia de Celso Provenzano

Rio Uberaba + Esgoto (diferença na tonalidade da água)

Esgoto descendo ao encontro do Rio Uberaba
Enquanto se comemora a Semana das Águas, o ambientalista Celso Provenzano registra crime ambiental gravíssimo "com relação ao CODAU esgoto in natura no rio uberaba , veja o esgoto saindo dos emissarios e caindo no rio Uberaba"(...)
O ambientalista cobra do Ministério Público uma ação mais eficiente. "O MP tem por obrigação sair de sua repartição e atuar realmente em favor do meio ambiente . Veja o que aconteceu com relação à denuncia de um jornal da Cidade com relação à falta de manutenção do ETA Estação de tratamento de agua no Boa vista e na captadora no fundo do Fabrício. Quero saber se o Promotor foi ao local do problema mencionado pelo Jornal ? Será que ele visualizou e tirou suas conclusões? (...) Agora eu vejo o Promotor sendo CONVIDADO para comparecer ao ETA e também ao ETE para visualizar FILMINHOS E BLA BLA BLA do Presidente do CODAU"(...)

...quero convidá-lo para pisar nas merdas que estão caindo acima da CAPTAÇÃO. Será que ele vai ??? Gente mais vale uma BOA FOTOGRAFIA E O COMPARECIMENTO NO LOCAL AGREDIDO DO QUE LAUDOS TÉCNICOS E FILMINHOS E BLA BLA BLA ".
Está aí registrado o desabafo do ambientalista Celso, que voluntariamente defende nosso meio ambiente e a qualidade de vida de nós, uberabenses, muito mais do que muitos "executivos" de terno e gravata que são pagos, e muito bem pagos, para fazerem "marketing" de fachada ao invés de realmente trabalharem pelo bem comum e da natureza, com ética e transparência.

MOMENTOS DE REFLEXÃO II no Auditório da SRF

Estamos te convidando para participar do evento que chamamos de MOMENTOS DE REFLEXÃO II a ser realizado nesta próxima semana nos dias 25, 26 e 27 (Quarta, Quinta e Sexta) no horário das 19:15 às 21:30, no Auditório da SRF\Uberaba que fica na Av.Gabriela Castro Cunha, 450, Vila Olímpica, Uberaba-MG.
Fizemos o possível para proporcionar uma programação repleta de apresentações, tais como: No Primeiro dia teremos Hino Nacional com Alunos da Escola de Surdos Dulce Oliveira, Coral com 16 crianças da Apae, Peça Teatral com Associados da ADEFU e a Palestra e Dinâmica com o Educador Washigton Abadio Silva com o tema "Diferenças e Preconceitos".
No Segundo dia teremos além de diversos vídeos,
Palestra com o Professor Renato Muniz Barreto de Carvalho, cujo tema é "Conscientização e Responsabilidades com o Planeta Terra".
Proposta de ação com o Ambientalista Músico e Escritor Carlos Perez, e por último a apresentação de Violas, Violeiros e Poemas Caipiras.
No último dia, teremos: o Coral da Receita Estadual, a apresentação de dança da Bailarina Luciana Fortes Tosto Dias, a Palestra com a Doutora Ester L S Hercos Fatureto, cujo tema é "Paz, Fé e Espiritualidade" e para encerrar, a Peça Teatral "Cristo Redentor: Da vinda do Messias ao espírito da Verdade", com direção de Eduardo Lima.
Portanto, vale a pena conferir.

Repassem para outras pessoas esta mensagem.
Afinal, todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo.
Devemos, no mínimo fazer nossa parte.
(...)
A paz em você..

Sylvio Macário

sábado, 21 de março de 2009

CASA DO MENOR CORAÇÃO DE MARIA TEM ENERGIA CORTADA

"Mariângela Camargos, coordenadora da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Triângulo Mineiro, aciona BASTIDORES para afirmar que a Casa do Menor Coração de Maria teve sua energia cortada nesta quinta-feira (19) devido ao atraso e à diminuição dos repasses pela Prefeitura de Uberaba. A instituição atende 138 crianças que precisam da energia elétrica para higienização pessoal, inalação e alimentação correta. A grave situação ocasionou em lavratura de boletim de ocorrência na Polícia Militar".

CONVITE DE AUDIÊNCIA PÚBLICA - Vereador José Severino

Tema: Desenvolvimento Sustentável – Arborização e Erosão nas Propriedades Rurais.
Data: 26 de Março de 2009.
Horário: 19h30min
Local: Plenário da Câmara Municipal de Uberaba
(Entrada pela Rua Manoel Borges, 41)

Palestrantes:
Sec. Munic. de Agricultura - José Humberto Guimarães
Sec. Munic. de Meio Ambiente – José Luiz Barbieri
Agricultor de produção orgânica – João Carlos Berenguer

Contamos com sua participação!

Vereador José Severino Rosa
3318 1721 – 33181740 – 9993 2964

IPTU: contribuinte estaria pagando a mais pela confusão entre poderes

O presidente Lourival dos Santos (PCdoB) se reuniu ontem com o prefeito Anderson Adauto (PMDB) para esclarecer o que houve na publicação do projeto sobre o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o Exercício 2009, visto que a lei sancionada não é aquela aprovada no ano passado pelos vereadores.
A partir deste encontro, ele admite que o erro partiu da Câmara Municipal de Uberaba, que encaminhou o projeto (PL n.º 395) por engano para ser publicado no Porta-Voz. "O erro foi na publicação. Encaminhamos o projeto por engano", confirma.
Com a lei (errada) sancionada, a Prefeitura de Uberaba pode sim, segundo ele, ter aplicado o saldo remanescente da planta de valores na aplicação da base de cálculo do imposto. Por isso, segundo Lourival dos Santos, técnicos da Secretaria da Fazenda foram mobilizados para avaliar se houve a aplicação dos 67% no valor venal do imóvel dos contribuintes, conforme prevê o projeto não aprovado pelos vereadores. (...)
Fonte: Jornal de Uberaba. Saiba mais:

IMORAL, SIM. MAS ILEGAL? - Matéria Revista VEJA

O presidente da AIG, Edward Liddy (à esq.), enfrenta protestos durante audiência no Congresso; diante da ira popular, Obama pediu ao secretário do Tesouro, Tim Geithner(à dir.), que bloqueasse o pagamento dos bônus.


Em 2008, os americanos descobriram que parte da exuberância financeira exibida por sua economia na última década era de fato irracional. Depositava-se em uma mentira criada pela falta de regulação adequada, pela irresponsabilidade de Wall Street e pelo estelionato puro e simples perpetrado por um punhado de escroques – sendo o maior deles o investidor Bernard Madoff, que há pouco admitiu, candidamente, ter roubado 65 bilhões de dólares de seus clientes. Não bastasse a indignação inicial produzida por essas revelações, descobre-se agora que a seguradora americana AIG, então à beira da falência, pagou 165 milhões de dólares em bônus a um grupo de executivos neste mês, com a crise em seus momentos mais dramáticos, poucas semanas após a empresa ter recebido uma boia de salvação de 180 bilhões de dólares de dinheiro público. Enquanto as famílias americanas viam no bolso o gosto amargo do desastre financeiro, premiaram-se os diretores da empresa que produziu o maior prejuízo trimestral da história corporativa americana – um desastre equivalente a 465 000 dólares evaporados por minuto. Pior: a unidade contemplada da AIG foi justamente sua divisão financeira, aquela que transformou a saudável seguradora quase num cassino.(...)


Fonte: Revista Veja. Fotos Susan Walsh/AP e Jim Young/Reuters
Saiba mais:

sexta-feira, 20 de março de 2009

PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE ALEGA INSCONSTITUCIONALIDADE EM REVOGAÇÃO DA LEI QUE PROIBIA O PLANTIO DA CANA NO PERÍMETRO URBANO

O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente, representado pelo Promotor Carlos Valera, em despacho ministerial relativo aos inquéritos civis que solicitam o cumprimento do Plano Diretor e Lei Orgânica do Município de Uberaba, que proibe o plantio da cana no perímetro urbano e limita seu cultivo em 10% da área total do município, questiona a revogação da Lei que proibe o plantio da cana no perímetro urbano, feita pelo Executivo.
Em trecho do despacho ministerial o Promotor afirma: "O artigo 313, inciso I, da Lei Complementar Municipal 359, de 11 de outubro de 2006, estranhamente, dias após a instauração do presente foi objeto de projeto de Lei de autoria do Executivo local e de forma expedita foi aprovado revogando o citado dispositivo, via Lei Complemental 397, de 18 de dezembro de 2008, ponderando-se que a modificação legislativa não foi procedida de qualquer estudo ambiental".
O Promotor Carlos Valera encaminhou à Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais documentos relativos à nossa representação, em conjunto com a própria Câmara Municipal de Uberaba, "para se aferir sobre a constitucionalidade da Lei Complemental Municipal 397, de 18 de dezembro de 2008, pois, a nosso viso, em matéria ambiental, por se traduzir em direito fundamental, uma vez incorporada a proteção (artigo 313, inciso I, da Lei Complementar 359, de 11 de outubro de 2006) não poderia o poder público suprimi-la e, ainda, porque a modificação legislativa sequer foi procedida de estudos ambientais".
No documento o Promotor requisita do IEF informações sobre "as eventuais autorizações para queima da palha da cana-de-açúcar atendem as disposições das Leis Municipais 9.206 e 10.234, inclusive, se positiva a resposta enviar cópia de autorização que comprove tal situação".
No parágrafo IV diz: "como todas as usinas já comprovaram nos autos em meio físico e magnético todas as áreas que estão explorando, requisite-se do IEF a realização de perícia pormenorizada identificando, por usina e por município que compõem a Comarca (Uberaba-sede, Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo) o percentual da área plantada com cana-de-açúcar para se aferir se os 10% (dez por cento), fixados da Lei Orgânica Municipal, especificamente, no artigo 187-A, está sendo respeitado, consignando o prazo de até 30 (trinta) dias para tal finalidade, restando esclarecido que se houver necessidade o senhor Perito poderá ter "vista" e carga dos autos".

quinta-feira, 19 de março de 2009

VEREADORES DE IGARAPAVA PRESOS POR EXIGIREM PROPINA DO PREFEITO

Denúncia anônima resultou na prisão de vereadores de Igarapava (SP) por envolvimento em crime de concussão – exigência de valor indevido para cumprimento das atribuições – contra o prefeito do município. Foram emitidos mandados de prisão para cinco representantes do Legislativo.
Quatro acusados foram surpreendidos pela polícia e Promotoria de Justiça em reunião no gabinete do chefe do Executivo, no fim da manhã de ontem. O democrata José Laudemiro Alves (Zé Bola), 48 anos; o petista José Eurípedes de Souza (Zezinho da Boate), 41; Roberto Silveira (Roberto do INPS), do PSDB, 57, e o representante do PP, Sérgio Augusto Freitas (Serginho), 43, foram presos em flagrante e conduzidos à delegacia da cidade.
O atual presidente da Câmara, Alan Kardec de Mendonça, do PSDB, também está envolvido no esquema fraudulento, mas conseguiu escapar do flagrante, evadindo-se da reunião onde os colegas foram surpreendidos, pouco antes da chegada da polícia.(...)
Fonte: Jornal da Manhã. Saiba mais:

PAÍS DESAPARECERÁ COM AQUECIMENTO GLOBAL

Matéria do Fantástico alerta para as tristes consequências do aquecimento global:
"Maldivas serão engolidas pelo mar em cem anos. Presidente junta dinheiro para migrar população.
Esta semana, cientistas reunidos na Dinamarca deram o alerta: o aquecimento global vai elevar o nível dos oceanos bem mais rápido do que o previsto. Por causa do derretimento da calota polar, o mar pode subir mais de um metro até 2.100. Nossos repórteres foram a um país que vai desaparecer sob as águas e onde o presidente já está juntando dinheiro para comprar terras em outro lugar e transferir a população.
As pequenas Ilhas das Maldivas são tão frágeis quanto belas. A maioria e menor do que um campo de futebol. Bancos de areia, que as ondas fazem mudar de forma ao longo dos anos.

No país, aquecimento global não é uma ameaça - é uma sentença de morte por afogamento. São 1.2 mil ilhas e geralmente quem chega à praia já alcança a altitude máxima, em média 1,20 metro.

Em todo o arquipélago, não há um ponto de terra sequer acima de dois metros e meio. Por isso, quando os oceanos começarem a subir por causa do aquecimento global, as Maldivas devem ser a primeira nação a desaparecer sob as águas. Uma Atlantis dos tempos modernos, vítima não da natureza, nem da ira dos deuses, mas da ação humana."(...)
Saiba mais:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1043830-15605,00.html

terça-feira, 17 de março de 2009

COMISSÃO PROCESSANTE É CRIADA PARA APURAR DENÚNCIAS CONTRA VEREADOR JORGE FERREIRA


Por unanimidade, os vereadores votaram pela criação de uma Comissão Processante para apurar denúncias contra o vereador Jorge Ferreira, acusado de assédio sexual e improbidade administrativa.

Estive presente à sessão da CMU e pude acompanhar este lamentável episódio, que mancha mais uma vez a história política de Uberaba.

Destaco a coragem destes servidores públicos que oficializaram suas denúncias, já que na maioria das vezes o medo acaba prevalecendo, fazendo-os recuarem.

Relato a matéria da jornalista Élvia Moraes do Jornal da Manhã, que conta em detalhes o teor das acusações:

Conteúdo. Os denunciantes não tiveram os nomes externados em plenário, apenas as iniciais. A primeira denúncia pertence à servidora exonerada D.F.P. Ao expor os fatos, ela afirma que em janeiro deste ano foi nomeada para o cargo comissionado de assessora executiva de Jorge Ferreira, tendo desde então sofrido tentativas de “intimidação afetuosa e libidinosa” pelo vereador, que por duas vezes tentou beijá-la à força.

A servidora relata, ainda, que seu emprego foi mantido porque devolvia ao vereador a metade de seu salário, além do tíquete-alimentação de R$ 340. Em janeiro, Jorge Ferreira, ligando previamente, foi à sua residência, por volta de meia-noite, apanhar a quantia, recusando-se a descer do carro, proibindo-a também de levar celular, possivelmente para evitar registros fotográficos e sonoros.

Ao sair do carro, segundo depoimento da servidora, o vereador segurou em seu pescoço, pressionando fortemente os lábios contra os dela, que se debateu contra o “malfadado e carente” Jorge, assim é descrito em escritura pública de declaração pessoal feita por D.F.P. Similar procedimento ocorreu em fevereiro, quando o vereador, pela segunda vez, compareceu à sua residência, por volta de 21h. Irritada, ela pediu que não mais a procurasse em seu lar. A denunciante reitera que aceitou o emprego porque precisava do dinheiro e estava desempregada.

A partir do dia 4 deste mês, segundo D.F.P., pediu ao vereador que a deixasse ficar com maior percentual da remuneração, o que foi negado por Jorge Ferreira. Nesta mesma data, a servidora recebeu um telefonema a 1h da madrugada, que não foi atendido e, no dia seguinte, foi exonerada de forma inexplicada.

“Pulinho.” A segunda denúncia lida em plenário foi a do servidor J.C.C., exonerado do gabinete de Jorge Ferreira, afirmando ser obrigado a devolver R$ 910 por mês, sendo permitido ficar apenas com o tíquete-alimentação. Jorge Ferreira, segundo o depoimento lido, disse ao servidor não ser necessário trabalhar, bastando dar um “pulinho” de vez em quando na CMU, no fim do mês, para receber o salário. As denúncias se agravam quando J.C.C. afirmou que o vereador pediu o cartão bancário e a senha para, pessoalmente, realizar os saques.

Segundo o servidor, o vereador lhe comunicou na semana passada que suspenderia a contratação, em razão da obrigatoriedade de trabalhar apenas com pessoas filiadas ao PMN. Diante dos seus questionamentos, o vereador disse que procurasse a imprensa ou quem quer que fosse, “pois não estaria nem um pouco preocupado”.

O terceiro depoimento foi prestado por uma testemunha que relatou as pressões feitas por Jorge Ferreira sobre uma profissional, sob a acusação de não ter prestado um serviço solicitado pelo vereador.

Aproximação. Outra servidora a declarar publicamente o assédio é R.C.R., cujo relato evidencia que, em 10 de fevereiro deste ano, diversos vereadores foram entrevistados pela TV Câmara, tendo a denunciante atuado como assistente. Enquanto aguardava sua vez, o vereador se aproximou, perguntando “se as meninas da televisão tinham namorados”. Diante da resposta afirmativa, ele acresceu que sempre as via bonitas e bem produzidas. Terminado o expediente, ela procurou o editor, narrando o ocorrido, e ambos consideraram o fato estranho.

A segunda tentativa de assédio à servidora ocorreu, segundo o relato, no dia 5, durante uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto, em que todos os vereadores foram entrevistados em área externa. Apenas o vereador Jorge Ferreira pediu para ser entrevistado dentro de uma pequena casa de máquinas existente no local, alegando que não queria aparecer usando óculos escuros.

O cinegrafista, ao constatar a inexistência de iluminação no ambiente, saiu para apanhar um cabo de energia. Momento em que o vereador se aproximou de R.C.R., perguntando-lhe se ela havia terminado o namoro. Ao que a denunciante respondeu não ter essa intenção.

De forma sarcástica, conforme descreve o relato, Jorge Ferreira lhe disse: “Se você só o vê nos fins de semana, pode me arrumar, então, uma meia-horinha por dia nos outros dias”. Ao perceber o seu constrangimento, teria dito: “Então, te deixei de saia justa, né? Eu gosto de te ver de saia justa”.

Dias depois, uma servidora de Jorge Ferreira, chamada Inês, a procurou, dizendo que o vereador estava muito chateado com ela, pretendendo, inclusive, usar a tribuna da Casa para que a denunciante e seu chefe, o secretário de Comunicação da CMU, Denis Silva, fizessem as explicações necessárias pela não-cobertura de uma Festa de Reis, em 14 de fevereiro.

Ao ser informada pela jornalista que outras pessoas também estavam reclamando das cantadas e ameaças feitas pelo vereador, as denúncias que já circulavam nos bastidores políticos extrapolaram o âmbito do Legislativo, chegando à imprensa, motivando a formalização das acusações para informar a sociedade sobre o ocorrido.

Fonte: Jornal da Manhã
Mais informações - link Jornal de Uberaba

quinta-feira, 12 de março de 2009

Biodigestores abastecidos com dejetos de ovinos geram biofertilizante e biogás na Fazu

“Vivemos um momento onde a “lei” é reciclar, preservar, despoluir e sanear o meio ambiente”. Quem afirma é a professora do curso de Zootecnia da Fazu, Renata Soares Serafim. Segundo ela, a utilização de biodigestores permite o cumprimento dessas “leis” e, ainda, que todos vivam em um ambiente ecologicamente correto, saudável, agregando valores a resíduos que antes eram considerados fontes de poluição.
Renata orienta uma pesquisa do Projeto de Iniciação Científica (PIC), desenvolvido pelo universitário Antônio Luis Andrade Filho, que estuda a utilização de dejetos de ovinos para abastecer quatro biodigestores, com capacidade para gerar 10 litros de biofertilizante e biogás.(...)
Isabela Avelar - Assessoria de Comunicação da FAZU

TEREZINHA HUEB DE MENEZES ASSUME PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

Acontece hoje, às 20h, no Centro Cultural Cecília Palmério, a Posse Solene da nova diretoria da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), constituída por: Terezinha Hueb de Menezes (presidente); José Humberto Silva Henriques (vice-presidente); João Eurípedes Sabino e Gessy Carísio de Paula (1º e 2º secretários); e Pedro Lima e Dimas da Cruz Oliveira (1º e 2º tesoureiros).
Fonte: Jornal de Uberaba

1º ENCONTRO DE DANÇA DE UBERABA - SESI


MP PROPÕE LEGALIZAÇÃO DA GRILAGEM NA AMAZÔNIA - SOCORRO

Parece brincadeira mas não é. Estão querendo legalizar a grilagem na Amazônia. Não bastasse a incompetência do Estado para preservá-la e desenvolvê-la com sustentabilidade, surge agora essa Medida Provisória indecente.
"A MP 458/09, entre outros temas, autoriza a transferência sem licitação de terrenos da União, com até 1,5 mil hectares, na Amazônia Legal, a quem esteja em sua posse antes de dezembro de 2004. Bentes anunciou que pretende mudar esse prazo, para que não haja "um buraco negro" que atinja as pessoas que tenham chegado à região depois de 2004. "Estou estudando e vou apresentar uma solução que venha ao encontro dos anseios da região, para não deixar os ocupantes posteriores a 2004 sem proteção jurídica".(...)
Fonte: Agência Câmara
Meu Deus, e ainda discursa como se estivesse realizando um ato heróico. Isso é Brasil?

Vereador Jorge e PMN - Vergonha - "Bastidores" do JU - Daniela Brito

Interferência. Se não bastasse a imoralidade (que também é crime) e a acusação feita contra o vereador Jorge Ferreira, do PMN, de assediar sexualmente pelo menos três servidoras e exigir a devolução de parte do salário de assessores parlamentares (inclusive uma das assediadas), agora o que se vê é a interferência do partido do edil na tentativa de abafar as denúncias. Para se ter noção da dimensão do caso, o presidente do partido foi o responsável pela demissão da chefe de gabinete com o argumento de que ela foi “incompetente” por não “abafar” as denúncias.
Interferência II. É obvio que estão colocando os interesses partidários na frente da conduta do vereador. E por uma razão simples. Pertencem à base aliada do prefeito e foram contemplados por cargos com gorda remuneração. Uma prova disso foi a postura adotada pelo advogado da legenda e que também defende o vereador, nomeado na Secretaria de Governo.
Lamento. Infelizmente, este é o jogo político no Brasil. Uma vergonha para os demais políticos que usam de seus mandatos para efetivamente trabalharem em favor da população. Agora, é aguardar o desfecho de tanta sujeira, já presente em uma legislatura que tomou posse há pouco mais de cinquenta dias. Eu, como mulher, fico indignada de ver vereadores tentando desviar o foco da grave situação e pedindo às vítimas para desistirem de formalizar as denúncias. Nossos direitos são conquistados com tanto sacrifício para quê? A impunidade é outra imoralidade e um desrespeito com a própria ética parlamentar.
(...)

VEREADOR JORGE FERREIRA É ACUSADO DE ASSÉDIO SEXUAL E PODE SER CASSADO

As denúncias de assédio sexual contra o vereador Jorge Ferreira (PMN), feitas por duas servidoras da Câmara Municipal de Uberaba, foram formalizadas na tarde de ontem, através de declaração pública confirmando as informações publicadas nas colunas BASTIDORES e ANALISANDO da última terça-feira (10) do JORNAL DE UBERABA.
As acusações também serão levadas ao Ministério Público e à Delegacia da Mulher. Uma terceira vítima não fez a declaração pública por motivos de doença na família, mas seguirá adiante nas acusações contra o vereador.
O JORNAL DE UBERABA prefere não divulgar o nome das denunciantes por questões éticas, porém, conforme as declarações, servidoras teriam sido assediadas tendo como coação a possibilidade de serem exoneradas caso não cedessem às investidas do parlamentar. Uma delas, inclusive, era obrigada a devolver parte do salário, visto que exerce cargo de confiança da cota do vereador.
Além de um processo judicial, a representação dará legitimidade à Mesa Diretora para instaurar uma Comissão Processante contra o vereador para uma eventual cassação por quebra do decoro parlamentar.(...)
Fonte: Jornal de Uberaba

REFLEXÃO NA QUARESMA - "A virtude oposta à gula é a temperança"

(...)Um corpo “pesado” debilita o espírito. Santo Agostinho dizia que temia não a impureza da comida, mas a do apetite. Ele escreve uma página sábia sobre isso: “Vós me ensinastes a ingerir os alimentos como se tratasse de remédios”. Santa Catarina de Sena dizia que o “estômago cheio prejudica a mente”. E Santo Ambrósio afirmava que: “Aquele que submete o seu próprio corpo e governa sua alma, sem se deixar submergir pelas paixões, é seu próprio senhor: pode ser chamado rei, porque é capaz de reger a sua própria pessoa”. E o líder pacifista indiano Gandhi afirmava que “a verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem o rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão, automaticamente, sujeitos ao controle quando a gula estiver sob controle”.(...)
Felipe Aquino - Fonte:

sexta-feira, 6 de março de 2009

MINC E TEMPORÃO QUEREM BANIR 13 AGROTÓXICOS

E por falar em "poda química" vejam só recente divulgação na internet:
"Treze agrotóxicos deverão ser banidos do País a partir de junho, afirmaram hoje os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Saúde, José Gomes Temporão. A reavaliação dos defensivos agrícolas - oito deles já proibidos pela União Europeia (UE) - foi retomada este mês, depois de a Justiça confirmar os poderes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realizar esse tipo de procedimento. Os produtos são suspeitos de provocar uma série de problemas à saúde".(...)

PODA QUÍMICA FORA DE CONTROLE?

video

O ambientalista Israel Garcez nos enviou este vídeo feito na Univerdecidade, próximo a uma praça recentemente construída. Como se vê, a brachiaria seca se contrasta com áreas ainda verdes. Israel suspeita de poda química. Se constatado seria um crime ambiental absurdo, e às margens do córrego que corta a Av. Leopoldino de Oliveira.

Já presenciei podas químicas em pleno período de chuvas. Particularmente sou totalmente contra esse procedimento. Vemos, no entanto, tantos absurdos em nossa cidade que muitos se acostumam. Parabéns Israel por seu alerta. Espero que o Ministério Público possa investigar melhor essa situação.

Charge do Toninho

Charge do Toninho

"AQUILO QUE NÃO PODES CONSERVAR NÃO TE PERTENCE"

Excelente frase divulgada na coluna FALANDO SÉRIO de Wellington Ramos do JM. Espero que muitos ruralistas e políticos a tenham lido.